Deslembrança, de Cat Patrick

|


Toda a noite, ao dormir, ela esquece tudo o que ocorreu no passado, para sonhar e se lembrar de acontecimentos que vão se concretizar no futuro. O tema soou tão diferente do que normalmente leio em romances juvenis, que decidi arriscar uma leitura  que poderia ter sido interessante com Deslembrança (Forgotten, no original inglês). Primeiro romance da autora americana Cat Patrick, publicado pela Editora Intrínseca, aborda um romance juvenil leve, ágil e despretensioso.

Deslembrança
Cat Patrick


Esquecer-se do passado, para apenas lembrar-se do futuro... Por mais estranho que seja essa situação, London Lane, uma jovem de 16 anos, sabe bem como é isso...  

Toda noite, após dormir, ela esquece-se de tudo o que vivenciou até aquele momento. Tudo o que sobra na manhã seguinte são lembranças de pessoas e de acontecimentos que estão por vir. Uma vez que elas acontecem, se perdem para sempre em suas memórias. Para continuar a sua vida normalmente, ela escreve bilhetes para si mesmo com alguns fatos que marcaram seu dia. Isso lhe permite dar continuidade a sua vida, ou mesmo avisá-la de algo que precisa ser feito. Aliás, ela só reconhece as pessoas que estão à sua volta, pois, de alguma forma, estas estão presente em seu futuro. 
  
Uma lembrança perturbadora e incomoda sombra a mente de London e tudo o que ela pode fazer é esperar acontecer... Um funeral de alguém que ela não conhece... Inquieta, ela percebe que precisa buscar respostas para decifrar os mistérios que envolvem essa lembrança. E para embaralhar (ou dar um “up”) ainda mais sua vida, chega Luke Henry, o novo garoto do colégio que se interessa por ela, mas de quem ela não tem nenhuma lembrança do futuro. Todo ela precisa conhecê-lo novamente...  

Passado, presente e futuros se confundem em sua busca por respostas... Afinal, qual é o sentido de tudo isso em sua vida?

***
 Deslembrança tem uma história bem “fofa” de ler, apesar de não ser nada excepcional e, honestamente, achei algumas situações bem pouco convincentes mesmo para um romance tão imaginativo. Uma protagonista que lida com os seus “problemas” com naturalidade e um garoto mais do que apaixonado, que formam um par romântico bem bonitinho. Cat Patrick criou um romance simples, rápido de ler. Apesar da sinopse nomeá-lo como um thriller psicológico, o que soou bastante demasiado após a leitura da história, não há um drama exagerado, ou alguma tensão sombria para nos manter no suspense, como ocorre nos romances sobrenaturais.  

Narrado em primeira pessoa, conforme segue a leitura, fica claro no livro como London lida com todo esse “problema”. No entanto, para alguns fatos sobre as causas da amnésia e as lembranças do futuro, não há nenhuma explicação concreta, deixando tudo pouco palpável. Então, esquece capítulo, e mais capítulos de descrições e explicações sem necessidades. O leitor terá que ter sensibilidade e deduzir por si mesmo algumas lacunas deixadas na história, inclusive o final. Aliás, senti falta de uma conclusão mais consistente, tudo acontecendo muito rápido, ficando pontas soltas.

 Quanto aos personagens, eles são legais... London tem uma autoconfiança incrível e sua “perda de memória” não a limita em nada, muito pelo contrário... e Luke é uma gracinha! 
  
Um bom romance! Traduzido em diversas línguas, já tem seus direitos vendidos para a produção de um filme. Segundo a autora, esse livro é filho único! Não há nenhuma continuação prevista, o que é um alívio para o bolso. (rs.) Todavia, a sensação que tive ao terminar a leitura foi de que autora tinha muitas, e muitas, possibilidades de explorar e aprofundar o seu romance, porém preferiu deixar tudo muito simplório, muito superficial... Uma ótima ideia perdida! Porém, quem sabe, um roteirista competente não traduza melhor essa ideia em uma linguagem cinematográfica, heim?!   

Com uma linda capa (confesso, comprei esse livro pela capa! =P), Deslembrança é sim uma leitura para se distrair e deixar algumas ideias rolarem solta. Para quem gosta de um romance juvenil bem fofo, fácil leitura e sem muita profundidade, fica a dica! Leiam Deslembrança! =)
Classificação: 
 



Um trecho de Deslembrança: 
- Acho um pouquinho estranho, sim. Mas gosto de coisas estranhas – digo. – O que mais? 
- Não sei, London – diz ele, ficando de lado para me olhar e apoiando a cabeça na mão. Acho que é simplesmente o pacote inteiro. Não consigo decompor você. Simplesmente amo você toda. Acho que sempre amei. 
Pergunto-me o que Luke quer dizer com “sempre” enquanto ele passa a mão em meu rosto e ficamos em silêncio por um momento. Isso não parece encaixar muito bem, mas não quero estragar o clima, então digo: 
- Eu também amo você todo. 
As palavras são pesadas e sinceras, e acho que as de Luke também foram. E, curiosamente, apesar do peso, eu me sinto leve. Parece fácil.  (p. 142)

Informações:
Skoob do livro

*PATRICK, Cat. Deslembrança. Tradução de Lívia de Almeida. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012. 254p
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


11 comentários:

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Simplesinho mas que parece fofo, além de que a capa é bem bonitinha, e o titulo tbm é legal....
Vou anotar na minha lista =D

Cláudia Charão disse... [Reply]

Oi Beli

Esse eu não animei a ler, estranho isso de deixar tanto em aberto, apesar de ser legal o fato de ser filho único :D Acho que vou aguardar o filme, pois a ideia é tão promissora para não ser bem bolada.

Bjus

Hérida Ruyz. disse... [Reply]

Ei Beli,
Esse livro me lembrou de Antes de Dormir. rsrs Mas este último é um suspense adulto bem legal. Infelizmente não me senti atraída por Deslembrança. Quem sabe num outro momento.
BJs

Fernanda Assis disse... [Reply]

Ei Beli,

Quando lançou eu me interessei pelo tema, mas não fiquei louca para ler. Pela sua resenha acho que é um livro legal, mas um nota 3 ne? rsrs.
Quando tiver tempo até leio emprestado, mas não pretendo comprar rs.

beijos

Carissinha disse... [Reply]

Eu quero ler, mas não estou louca para ler. Parece ser bom, mas nada excepcional.

Carissa
Arte Around the World

Angélica Roz disse... [Reply]

Oi Beli!

Eu também queria esse livro somente pela capa!!
Assim que bati o olho lá no Skoob, fiquei doida!
Mas li algumas resenhas e desanimei...
O pessoal fala a mesma coisa que você. :/

Acho que não vou comprar...

Beijos!!

Isabela Faustino disse... [Reply]

Gentee..comecei a ler e não parei mais...Li 20 capítulos em apenas umas horas.Não vejo a hora de pegá-lo e continuar a ler!
Melhor livro que li...quando acabar pretendo lê-lo novamente.

bjus

Isabela Faustino disse... [Reply]

Gentee..comecei a ler e não parei mais...Li 20 capítulos em apenas umas horas.Não vejo a hora de pegá-lo e continuar a ler!
Melhor livro que li...quando acabar pretendo lê-lo novamente.

bjus

Anônimo disse... [Reply]

oii como vcs conseguem o livro,em que site tem?se souber me indica

Isabela Faustino disse... [Reply]

Eu comprei o meu no site da Saraiva.com...Aliás, paguei bem baratinho, era promoção agr não sei o preço normal dele..bjs

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP