Paixão, Drogas e Rock’n’roll, de Daniela Niziotek

|


Um romance pode nos apresentar histórias que retratam lados bons ou lados ruins da vida, sejam elas realistas ou idealizadas. A questão em Paixão, Drogas e Rock’n’roll é que os dois lados são mostrados: o bom, completamente idealizado, de um sonho intenso de um caso de amor à primeira vista; e o ruim, quase cru e realista, de um astro do rock excêntrico e problemático. E no meio disso tudo, uma garota brasileira, de 18 anos. Nos bastidores do rock, há muito sexo, drogas e rock’n’roll, um cenário que a autora nacional Daniela Niziotek destaca de maneira intensa e perturbadora em seu romance de estreia.

Paixão, Drogas e Rock’n’roll
Daniela Niziotek

Início dos anos 90, várias bandas de hard rock americanas tem feito sucesso, dinheiro e muitos fãs espalhados pelo mundo. Brian Blue é uma estrela do rock que tem conquistado inúmeras fãs atraídas pelo seu charme e beleza, levando sua banda de Fears para o topo das paradas mais tocadas. Mas nos bastidores, drogas fortes, sexo e intrigas se desenrola nesse mundo sombrio. 

Vitória, ou como é conhecida por seus amigos, Vicky, acabou de passar na faculdade de Filosofia na USP. Uma garota de 18 anos, dedicada aos estudos,  considerada  madura, equilibrada e inteligente. Ela não é nem um pouco ligada no mundo do rock, e nem faz ideia de quem são os Fears, a banda do momento e que sua colega de quarto e melhor amiga é fã. Mas isso muda no dia em que ela e a amiga partem para ver o show da banda no Rio de Janeiro, em um convite especial. Ali ela vai conhecer Brian em uma situação bem complicada, mas ele vai acabar se apaixonando por dela de uma maneira completamente inesperada. 

Apesar da resistência no começo, Vicky se entrega a essa paixão. No entanto, tudo é mantido em segredo. Mesmo a distancia, o relacionamento  se desenvolve com vindas dele para o Brasil, e viagens repentinas dela para Los Angeles. Um amor forte e intenso nasce entre os dois, em um mundo cheio de contradições. Brian leva tudo à flor da pele, e Vicky lida com isso se envolvendo em uma relação profunda e dolorosa. Porém, um trágico fato vai marca a vida de ambos e dificultar a concretização dessa relação... Um dilema que nem o amor mais forte pode sanar, mas apenas levar a mais loucuras.

***
 Romance forte, dramático, intenso e perturbador. Como leitora de romances que muitas vezes abordam temas mais felizes, devo confessar que Paixão, Drogas e Rock’n’roll foi uma leitura difícil e controversa.  Instigantes em muitos pontos, mas constrangedor em outros. Infelizmente, não posso abordar tudo o que eu queria sobre o livro, pois acabaria revelando muito sobre o enredo e para a leitura isso não é legal. Vale um pouco da surpresa, do choque e do drama para que a leitura seja boa e bem aproveitada. 

Daniela Niziotek delineou uma história cheia de vivacidade, com uma tensão psicológica conturbada, abordando assuntos delicados e polêmicos. Escrito em terceira pessoa, os conflitos, as emoções e pensamentos são passados de forma transparentes para o leitor, ficando difícil são se envolver. Um mundo que encanta e leva a loucura muitas garotas fãs de astros do rock, desejando em seus sonhos mais íntimos ter uma relação amorosa com algum deles.  Estrelas do rock que ganham rios de dinheiros pela fama e carregam bagagens de escândalos, envolvendo muita ilusão, paixão, sexo, drogas, músicas, bebidas, fortunas e intrigas que se desenrola nesse mundo. 

Apesar da narrativa envolvente da autora, os personagens são problemáticos, e muito da forma deles agirem é o que tornou a leitura controversa. Brian e Vicky formam um casal complicado, inusitado e surreal. Toda a excentricidade de Brian pode ser compreensível para o leitor, por causa do seu passado terrível e do submundo louco no qual está mergulhado. Ele emociona, choca e decepciona do começo ao fim, mas fica evidente em muitos momentos seu amor por Vicky. Já ela, uma personagem que se mostra madura, forte e determinada no início da história, acaba por se afundar em uma situação lamentável, irritante e ingênua. Ok, amor pode ser cego, mas no caso dela, virou uma coisa absurda... Atitudes ingênuas, certas discussões vazias. 

No meio disso tudo, eu realmente senti a falta de um personagem equilibrado e inteligente, especialmente, que orientasse melhor o casal no problema que estão enfrentando, algo sério, que a autora explorou pouco e que valeria um melhor aprofundamento sobre o tema. Tudo é muito rápido, tudo muito louco, faltou um pouco de pé no chão.

Como leitora, até agora não sei dizer se gostei ou desgostei da experiência de leitura. Penso que a história tem certo mérito, a autora escreve muito bem, mas não é para qualquer tipo de leitor. Tem que gostar de fortes dramas, de uma realidade mais crua e viva, de uma história cega de amor. Para quem está curioso com essa história, pode valer a leitura. É isso! =)
Classificação;
 



Informações: 


**NIZIOTEC, Daniela – Paixão, Drogas e Rock’n’roll. Rio de Janeiro: Maquinária, 2010. 192p.

PS.: Esse livro chegou às minhas através do Grupo Livro Viajante, no Skoob. O livro é da Ro


Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


5 comentários:

Nanda disse... [Reply]

Oi Beli,

Eu ainda não sei se iria gostar do livro, eu gosto de drama, gosto de romances que fogem do comum. Por este lado acho que vou gostar, já da narrativa não tenho certeza rsrs.

beijos

Lariane disse... [Reply]

Affff, decepcionei... não gosto quando os autores não conseguem criar boas personalidades para seus personagens, personagens não críveis :S

Vou passar :D

Beijooo,
Lari

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Oo resenha bem explicativa, eu até estava interessada nesse livro, agora já não sei se leria, vamos ver!

Nanie Dias disse... [Reply]

Beli, eu adorei esse livro =D Algumas atitudes dos protagonistas me deixavam bastante nervosa, mas até disso eu gostei =D

Beijos, Nanie - Nanie's World

Andréia Nogueira disse... [Reply]

Oi Beli,
eu li o livro e adorei, principalmente por causa desses dramas. mas, concordo com você, o livro tem seu público.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP