Moça com Brincos de Pérola, de Tracy Chevalier

|

Uma das coisas mais sensacionais para um leitor ávido, seja em qualquer tipo de literatura, é ser capturado do seu ordinário cotidiano para ser lançado em um mundo totalmente diferente, que de início se apresenta enigmático e sombrio, mas, que aos poucos, seus meandros vão se tornando mais compreensíveis, revelando seus encantos, cores e possibilidades. Moça com Brincos de Pérola (Girl With a Peal Earring, no original em inglês), escrito por Tracy Chevalier, foi uma verdadeira revelação nesse sentido. Comecei a lê-lo sem muitas pretensões, por simples curiosidade pela história que romanceia a vida e a inspiração por trás de uma das pinturas mais famosas do pintor holandês, Johannes Vermeer. Um livro que eu tinha muita vontade de ler e que me conquistou pela criatividade e sensibilidade histórica da autora.  

Moça com Brincos de Pérola
Tracy Chevalier
Delft, Holanda, 1664...
Griet, uma jovem protestante de 16 anos, se vê obrigada a trabalhar como uma criada para ajudar, financeiramente, sua família, após seu pai sofrer um acidente que o impossibilitou de trabalhar. Ela vai trabalhar na casa do famoso pintor, Johannes Vermeer, cuidando dos afazeres domésticos. Sua chegada ali não é vista por bons olhos pela criada que já trabalhava na casa a muito tempo, nem mesmo pela própria patroa, a qual deve servir. A vida de criada é penosa, mas tudo o que Griet faz é feito com bastante cuidado e esmero, ficando também responsável por limpar o ateliê de Vermeer, onde ninguém tem a permissão de entrar. Griet fica fascinada com as belas pinturas de seu patrão, e não irá demorar muito até se ver arrastada para esse mundo. 

Uma casa cheia de crianças agitadas, uma esposa temperamental e personalidade instável, uma sogra astuta e dominadora... A pintura é lugar que Vermeer usa  para se refugiar, na busca obsessiva pela perfeição nas tonalidades das cores e dos acessórios  que vão compor seu quadro. Ele cuida de cada detalhe, levando o seu tempo para pintar. Vermeer vive das vendas de quadros e das encomendas por seu mecenas, negociados por sua sogra, o que também não rende muito lucro. Aparentemente, ele não se preocupa muito com isso. Com o tempo, o interesse de Griet por suas pinturas e a sensibilidade intuitiva dela, desperta a sua atenção para a jovem criada, a envolvendo, gradualmente, em seu mundo, cheio de cores, luzes, sombras e beleza.

Nesse processo,  Griet começa a desenvolver um sentimento platônico pelo pintor, reprimindo os seus sentimentos e consciente do lugar que ocupa na casa: é apenas uma criada, mas, secretamente, assistente de Vermeer. Essa aproximação com pintor também levará outras pessoas a desconfiar dela, inclusive sob os olhares fulminantes da esposa, até o dia em que um escândalo  abalará a ordem rígida da casa e que marcará sua vida para sempre. 

***
Usando de muita especulação, criatividade e conhecimentos históricos, em um texto singelo e misterioso, Tracy Chevalier conta a história por traz do quadro Moça com Brincos de Pérola (Holandês: Het Meisje met de Parel), pintura famosa de Vermeer, conhecida também como a “Mona Lisa Holandesa”, cuja história oficial é desconhecida. A autora revela um pouco da vida  e do processo criativo do pintor, que viveu entre 1632 a 1675, morando na cidade de Delft, Holanda. (Para conhecer outras obras de artes atribuidas ao pintor, clique aqui!)

Uma das coisas que me deixou mais encantada com a narrativa de T. Chevalier é a vivacidade  do romance. A leitura é um verdadeiro mergulho pela Delft da Holanda do século XVII. A autora invoca imagens de seus canais, mercado, a agitada vida dentro das cidades e a rigorosa divisão social e religiosa, entre católicos e protestantes. É quase como se nós pudéssemos vislumbrar a paisagem de Delft, sentir o vento no rosto e os cheiros da cidade – que  não eram nem um pouco agradável. Aliás, algumas descrições são bem rústicas e sombria no livro.

Chevalier também detalha cada nuance das pinturas de Vermeer e a forma como eles poderiam  ter sido pintados. É através da visão, dos pensamentos e do cotidiano de Griet, a jovem criada que serviu como inspiração para o pintor, que toda essa história é revelada. A vida de Griet reflete a penosa vida submissa de uma criada, mas sua fascinação pelos quadros de seu patrão, a levará  para o mundo particular de Vermeer e despertará nela uma paixão platônica por ele. Johannes Vermeer é descrito em sua intimidade, no entanto o seu mundo particular permanece um enigma para o leitor, até mesmo não deixa muito claro o que Griet significaria para ele...  

Apesar de ser um simples relato, fiquei comovida pelo texto, ao mesmo tempo rústico e delicado, de Tracy Chevalier. Um romance histórico cativante e inspirador sobre o mundo da pintura. Uma leitura rápida, enriquecida de detalhes sem ser maçante. Não sou nenhuma devota de grandes pinturas, mas me fez querer conhecer e ler outros livros da autora, todos eles contando histórias por traz de famosas obras de arte. Ficção, drama e história se misturam em um romance instigante e tocante. 

Moça com Brincos de Pérola, pessoalmente,  foi até agora uma das melhores leituras de 2012, entrando para a lista dos meus favoritos. Para aqueles que gostam de uma bela leitura, um romance sobre o mundo da arte, com toda certeza, irá apreciar essa história. Então, caros leitores, se tiverem a oportunidade, leiam Moça com Brincos de Pérola! =)
Classificação:








Trecho de Moça com Brincos de Pérola:
Acostumei-me a estar perto dele. Às vezes, ficávamos lado a lado no pequeno sótão, eu moendo o grafite branco, ele lavando lápis-lazúli ou queimando ocres no fogo. Falava pouco, era um homem calado. Eu também era quieta. O ambiente ficava tranqüilo, com a luz entrando pela janela.
Quando terminávamos, um derramava água de um jarro nas mãos do outro para limpar.
O sótão era muito frio, embora tivesse uma pequena lareira que ele usava para aquecer o óleo de linhaça ou queimar cores; eu não ousava acendê-la, a menos que ele mandasse. Senão teria de explicar a Catharina e a Maria Thins por que a turfa e a lenha estavam acabando tão rápido.
Não me incomodava muito com o frio quando ele estava lá. Se ficava perto de mim, sentia o calor do corpo dele.

*** Em 2003 foi feito um filme homônimo baseado no livro, com Scarlett Johansson (A Outra), no papel de Griet, e Colin Firth (O Discurso do Rei) incorporando Johannes Vermeer. O filme é muito bom, um pouco parado. Há algumas alterações com relação ao enredo do livro, mas mantem o clima rústico e sensivel do livro. A única coisa que não fica claro são as reais expectativas de Griet, ficando apenas insinuado seus pensamentos e sentimentos na trama para o espectador interpretar. O que não acontece no livro, já que toda a narrativa é na primeira pessoa na perspectiva de Griet. Recebeu a indicação em três categorias para o Oscar. Um filme que vale a pena conferir. Para assistir o trailer, clique aqui!

Informações:

*CHEVALIER, Tracy. Moça Com Brinco de Pérola. 1º Ed.: Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 239p.
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


6 comentários:

Andréia Nogueira disse... [Reply]

Oi Beli,
ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas você me cativou com sua resenha.
Ótima dica.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Beli disse... [Reply]

Oi, @Andréia Nogueira!

Esse livro é muito bom! Se vc poder, leia!
E que bom ver um comentário seu por aqui novamente, depois de tanto tempo! =)

Bjuss.

Nanda disse... [Reply]

Oi Beli,

Este é um livro que sempre quis ler e ainda não tive a oportunidade. Sua resenha me deixou louca para ler, vai para a lista de futuras compras rs. ^^

bjos

Lu disse... [Reply]

ei Beli,
amei sua resenha. Já conhecia o livro, mas nunca antes tinha lido resenha dele.
Fiquei morta de vontade de ler e espero gostar. ^^
beijos.

Sora Seishin disse... [Reply]

Oi Beli!
Já tinha ouvido falar no livro, mas não sabia que é a história de um quadro... Fiquei com muita vontade de ler!
Tem um filme também né? Mas ainda não assisti.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Laís Doce disse... [Reply]

Olá! Estão rolando DUAS promoções bem legais lá no blog. Confere lá: http://migre.me/8oJ2Q e http://migre.me/8oJ4h Participe!!! XD

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP