Onde Terminam os Arco-íris, de Cecelia Ahern

|

Antigo na minha lista de desejo, Onde Terminam os Arco-íris comprei na Estante Virtual, livro escrito pela linda autora Cecelia Ahern, a mesma de PS, Eu te amo (Quem conhece o filme, deve saber que ele é baseado no livro homônimo). Leitura de 2011, foi uma das histórias que mais me conquistou a simpatia e o carinho, entrando para a lista dos meus favoritos. Uma leitura maravilhosa... Um livro muito especial! =)
  
Onde Terminam os Arco-íris
Cecelia Ahern 

"A vida é engraçada, não é? Exatamente quando você pensa que conseguiu resolver tudo, justo quando afinal começa a planejar alguma coisa, a ficar entusiasmada a respeito e se sentir como se soubesse a direção em que está indo, o caminho muda, os sinais mudam, o vento sopra para outro lado, o norte subitamente torna-se sul, o leste torna-se oeste e você está perdido. É tão fácil perder o rumo, perder a direção. Não há muitas certezas na vida, mas uma coisa que sei é que você tem de lidar com as conseqüências de suas ações. Tem de seguir adiante através de certas coisas." (p. 44)

É possível se apaixonar pelo “melhor amigo”? Está é uma questão com a qual Rosie e Alex terão que lidar e, finalmente, entender se isso é possível, pelo menos, para eles. Todavia, a vida não se verá tão simples como essa questão... E outras “coisas”, muitas outras “coisas”, podem acontecer na vida e mudar tudo de uma hora para outra!

Inseparáveis desde a infância, passando pela adolescência rebelde, Alex e Rosie sempre foram melhores amigos. Tudo estava bem, até que o pai de Alex é promovido no trabalho e é transferido para Boston, nos EUA. Enquanto Rosie permanece na Irlanda, a família de Alex se muda para o outro lado do Oceano Atlântico. Assim, eles são separados... Mas, nem mesmo a distância vai romper essa a amizade tão profunda e verdadeira.

Rosie planeja se ajuntar ao seu melhor amigo em Boston, mas um evento imprevisto a impede de ir e muda completamente os seus planos, a prendendo em Boston. E Alex segue com sua vida e seus estudos nos EUA. A amizade continua forte entre eles, algo mágico que os ligam e que dá origem a um sentimento muito mais profundo e forte. Inúmeras vezes planejaram se unir novamente, porém o destino é caprichoso e mal-entendidos, imprevistos e escolhas erradas os mantêm separados.

Uma amizade que sobrevive ao tempo e a distância. Cada um segue seu caminho, e novos acontecimentos que poderiam os afastar para sempre, não quebra essa amizade que os reconfortam ao logo da vida. Alex e Rosie sofrem com as imprevisibilidades da vida... No entanto, quando surgir a oportunidade de ficarem juntos, será que eles se arriscarão?

***
“É engraçado, uando você é criança acredita que pode ser tudo o que quiser, ir onde quer que deseje. Não há limites. Espera o inesperado, acredita em mágica. Então fica mais velho e essa inocência é rompida. A realidade da vida entra no caminho e você é golpeado pela percepção que não pode ser tudo o que quer, que simplesmente pode precisar se conformar com um pouco menos. Porque paramos de acreditar em nós mesmos? Porque deixamos que fatos e números, ou qualquer outra coisa que não seja sonhos governem nossas vidas?” (p. 164)

Difícil é não se envolver, não se apaixonar, não se maravilhar por esse livro tão emocionante, singelo e profundo, que nos leva do riso ao choro em cada virada de página. Onde Terminam os Arco-íris tem uma história que consegue mexer com os nossos sentimentos mais sensíveis, deixando uma marca em nossos corações. Uma linda história de uma amizade de infância que virou um amor, mas que passa por inúmeras eventualidades e percalços da vida, entre escolhas certas e erradas, até a última oportunidade dele ser, finalmente, concretizado, ou não. Alex e Rosie foram amigos inseparáveis na infância, e mesmo com a trágica separação na adolescência que os levaram por caminhos diferentes na vida, mantiveram a amizade verdadeira e honesta... E o amor que veio de forma tão desavisada e natural, que os surpreende e os deixam confusos, já que são “melhores amigos” desde sempre.

Toda a história é contata de um jeito totalmente diferente de uma narrativa convencional: são através de cartas, bilhetinhos, e-mails e conversas pelo MSN, trocados entre os personagens, que conhecemos a história de Alex e Rosie. Desde aqueles bilhetinhos trocados em sala de aula na infância e na adolescência, com seus erros gramaticais e ortográficos, até as correspondências por cartas e e-mails na vida adulta, vemos como cada um dos personagens crescem e amadurecem, como a vida de cada um segue com suas complexidades, sonhos e escolhas. O tempo tem um papel eminente na história, e a vida parece, de fato, brincar com cada um deles.

O que mais me surpreendeu foi perceber como um evento imprevisto ou a escolha de um momento pode mudar nosso destino para sempre, acabar com nossos planos e sonhos ou trazer oportunidades certas para realizá-las. Cecelia Ahern retrata isso de maneira magistral e sensível, que nos leva a refletir sobre nossas próprias vidas e escolhas, com um texto bem-humorado e envolvente. Por mais que planejamos, ninguém está imune a imprevisibilidade da vida. Contudo, a história de Alex e Rosie nos mostra que também devemos lutar por nossos sonhos, mesmo em meio a desilusões e desesperanças. Um dia encontramos o fim do arco-íris e podemos desfrutar dos tesouros achados.

Enquanto escrevo essa resenha, devo confessar que estou relendo vários trechos e rindo com lágrimas nos olhos, especialmente, pelo final. Esse é um livro especial por vários motivos, mas que se eu for expô-los aqui nunca vou terminar de escrever esse texto e vou contar coisas que não devo. Então, caro leitor, não sei como vocês irão conseguir esse livro, mas leiam Onde Terminam os Arco-íris! Leitura obrigatória! 
Classificação: 

 


Trecho de Onde Terminam os Arco-íris:
"No começo tínhamos tanto a colocar em dia que dizíamos 100 palavras por segundo, mal ouvindo o final das frases um do outro antes de iniciar a seguinte. E havia riso. Muito riso. Então o riso parou e houve aquele silêncio. Aquele estranho e confortável silêncio. Que diabo foi aquilo? Foi como se o mundo parasse de girar naquele instante. Como se todos ao nosso redor tivessem desaparecido. Como se tudo em casa tivesse sido esquecido. Foi como se aqueles poucos minutos neste mundo tivessem sido criados apenas para nós e tudo o que pudéssemos fazer era olhar um para o outro. Foi como se ele estivesse vendo meu rosto pela primeira vez. Ele parecia confuso mas meio surpreso. Exatamente como eu me sentia. Por estar sentada na grama com meu amigo Alex, e aquele era o rosto de meu melhor amigo Alex e seu nariz, seus olhos, seus lábios, mas eles pareciam diferentes. Então o beijei. Agarrei o momento e o beijei."
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


11 comentários:

Clarisse Cunha disse... [Reply]

Beli, amiga, que lindoooo!
Ano passado eu fiquei encantada com "Aqui é o Melhor Lugar" da Cecelia Ahern e fiquei igual uma louca, indicando pra todo mundo pois o livro é realmente fantástico.
E pude sentir algo bem parecido ao ler sua resenha. Como se fosse aquele livro que você precisa ler. O primeiro quote é maravilhoso, e estou refletindo muito nele.
Tudo isso que você falou na sua resenha se resume em força de vontade. Parece que algumas pessoas se conformam com a lei do menor esforço e não vão atrás do que querem. Pelo que vc mostrou, acho que era o desejo de ambos permanecerem juntos e assim foi, nem mesmo a distância foi capaz de mantê-los afastados.
Ou talvez seja bem mais complexo do que eu estou escrevendo aqui.
Mas só vou entender lendo, e é o que vou fazer. Sua resenha me impulsionou a adquirir os livros da Ahern.

Bjks amiga, e que 2012 lhe traga muitas coisas boas, tanto profissionalmente, na sua linda vida pessoal, na família (que é a base de tudo!) e muitos livros, que é o que toda bookaholic gosta né rsrs

XOXO, da Lisse

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Aaiai este livro é tãooooo lindo, concordo com vc em tudo. Eu amei!

Emociona mesmo, eu chorei horrores quando eu li, me emocionava em várias cenas.

Também fiquei pensando como uma simples coisinha pode mudar tudo na vida da gente.

bjos

Hérida Ruyz disse... [Reply]

Oi Beli,
Adorei a resenha. E tenho apenas um livro da Cecelia Ahern, As suas Lembranças são minhas, mas ainda não consegui tempo p/ ler. Só leio resenhas positivas dos livros dessa autora, e agora fiquei ainda mais curiosa.
BJs

Lariane disse... [Reply]

Ain Beli que resenha mais linda.

Nunca li nada da Cecily, este mesmo livro já vi pra comprar e não o fiz >D

Me mataaaa!

Hehehhehe
Adoro quando amigos se apaixonam.

Um simples coisa muda tudo :D

Beijocas,
Lariane - Leituras & Devaneios

Naniedias disse... [Reply]

Beli, que resenha é essa, menina?! AMEI!!!!!
Esse livro parece ser lindo demais, perfeito demais *-* Fiquei com muita vontade de ler agora!!!
Esse trechinho
"Difícil é não se envolver, não se apaixonar, não se maravilhar por esse livro tão emocionante, singelo e profundo, que nos leva do riso ao choro em cada virada de página."
me ganhou completamente!!!
Quero muito ler essa história \o/

Beijos,
Nanie
Nanie's World

Mateus disse... [Reply]

Oi, Beli!

Eu sou louco para ler algum livro da Cecilia Ahern desde quando eu vi "P.S.: Eu te amo". O filme e lindo, mas imagino que o livro deve ser mais ainda! E a história de "Onde terminam os Arco-Íris" me cativou. Parece ser muito legal! A sua resenha me deu uma vontade enorme de ler o livro. Verei se consigo em algum sebo.

Beijão!

Mateus Bandeira
Our Vices

Rafael disse... [Reply]

Achei muito legal a história. Vários outros falam desse tema, mas as abordagens acabam se diferenciando. No final, adoramos todos. :D
Espero poder lê-lo, também.

@rafaschiabel
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

Luciana Mara disse... [Reply]

Ei Beli!!!

E vai para um livro para lista de desejados no skoob. \o/

Sei como é essa coisa de melhor amigo, pq meu noivo antes era meu melhor amigo. A gente não teve que se separar nem nada como no livro, mas acho que posso me identificar em algumas partes.

Resenha apaixonante!


Bjins

Maria Oliveira disse... [Reply]

Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso aqui!

Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

Ah,tem 2 sorteios rolando no Blog,participa? :)

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Cibele Ramos disse... [Reply]

Sou louca pra ler esse livro. Eu gosto da escrita da Cecelia e dizem que esse é o melhor dela. Aproveitando sua dica vou dar uma olhada na estante virtual pra ver se encontro ;)
Beijos

Lis disse... [Reply]

Amo esse livro, e adorei o - famoso - SILÊNCIO. Quem já leu entende do que estou falando. E aquela cena da filha da Rosie no final, quando ela estava na praia... Eu achei fofissima, senti um certo nojo, e ri muito. Mas no final eu pesei "só agora?!", fiquei meio frustrada, mas depois me acostumei.Ah também adorei o que os amigos de bar da Rose fiseram com AQUELA pessoa odiável.
Sua resenha estava incrível.

Bjos:***

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP