O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson

|

As melhores histórias são sempre aquelas mais singelas, que nos emociona, nos envolve e nos cativa. E nesse exato momento estou pensando sobre o que vou escrever sobre esse livro, O Diário de Suzana para Nicolas (Suzanne’s Diary for Nicholas, no original), absolutamente maravilhoso, para expressar o como ele me emocionou, me envolveu e me cativou. Esse é o segundo romance com uma história de amor, e não policial, que leio de James Patterson. Desde que li Sundays at Tiffany’s o ano passado, simplesmente fiquei encantada com o seu estilo de escrever histórias de uma maneira simples e cheia de sentimentos que transbordam de suas páginas. E com O Diário de Suzana para Nicolas, o autor novamente mexeu comigo...


O Diário de Suzana para Nicolas
James Patterson
“Esta é uma história de amor, Nicholas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo.” p. 189

O amor é tudo na vida, por isso a vida deve ser bem cuidada e aproveitada com as pessoas que amamos. Mas, encontrar a pessoa certa não é uma tarefa fácil... E a vida pode nos dar golpes implacáveis, que nos derruba, machuca... 

Quando Katie Wilkinson pensava que tudo estava dando certo e feliz, que tinha encontrado o amor de sua vida, o destino lhe deu uma tremenda rasteira. Aquele homem que ela tanto amava, a quem se entregara sem reservas, e que pensava que lhe amava também, de repente, terminou um relacionamento de já durava meses e que ela já julgava sólido, sem maiores explicações, em uma noite que era para ser perfeita. Ela conheceu Matt Harrison através dos seus poemas e, como editora, resolveu trabalhar com ele para publicá-los. Matt era um homem incrível, bonito, atencioso e carinhoso, foi impossível não se apaixonar por ele. Contudo, ele era um homem reservado, cheio de segredos, e a forma abrupta com a qual ele terminou com Katie, a deixou arrasada... E todos que pensavam que eles faziam um par perfeito e apaixonado! 

O que Katie não esperava foi que a explicação viria de uma forma tão ousada e inusitada. Matt simplesmente deixara um pacote em sua porta, no qual havia um pequeno volume encadernado... o “Diário de Suzana para Nicholas”. Junto do diário havia um bilhete, no qual Matt fala que está ali a melhor explicação pelo que ele fez... Katie logo lembra que Suzana era a esposa de Matt, e o diário era dirigido para o filho deles, o pequeno Nicolas. Relutante, Katie começa a ler o Diário, e muitos segredos são revelados e ela, finalmente, poderá conhecer um pouco de Matt... 

Suzana é uma médica dedicada, que levava uma vida turbulenta em Boston. Após sofrer um infarto e quase morrer, ela resolve abandonar tudo na cidade grande e passa a viver uma vida mais equilibrada e tranqüilidade na ilha de Martha’s Vineyard, onde foi criada. E seria ali que ela encontraria o amor da sua vida e a felicidade... Junto de seu marido e seu filho.  

Katie se sente confusa e traída. Não entende Matt, suas atitudes e por que ele a enganara, pois, no fundo, ele é um homem maravilhoso. Agora, as respostas para suas perguntas estão nesse pequeno diário, que se mostrará uma leitura perturbadora e reveladora.

***
“Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.” p. 85.

"Encantada" e levemente "triste" são palavras que descreveriam o que estou sentindo após a leitura desse romance.  Encantada, pois estou com um sorriso e suspirando... E triste, pois foi rápido demais e nem tudo é alegria. O Diário de Suzana para Nicolas conta a história de duas mulheres fortes, Katie e Suzana, que se apaixonaram pelo mesmo homem. A vida de ambas está ligada pelos sentimentos mais profundos que nutrem por esse homem, Matt, e pelos segredos que precisam ser revelados. Todavia, essa história está além do drama que une a todos em um único destino, pois conforme vamos lendo, perceberemos que essa é uma história sobre o amor fortalecedor, sobre a simplicidade da vida, e suas complicações, sobre como podemos tomar certas atitudes para mudar nossas vidas, nem se for para começar do zero, e vivê-la como se “cada momento fosse um presente”. Uma lição especial para levarmos para o resto de nossas vidas... Especialmente, pela história das cinco bolas! Uma lição que Suzana tomou para si e que vale a pena nunca se esquecer... (Confira no trecho abaixo!)

A simplicidade da história é revelada em suas poucas páginas (224 páginas ao todo), onde são intercalados capítulos curtos que mostram a leitura das palavras escritas por Suzana no Diário, todas dirigidas para seu filho Nicolas, e outros que contam sobre a vida de Katie, a forma como ela está lidando com o que lê no Diário, com suas dúvidas, frustrações e angústias. É inspirador a maneira como Patterson conduz em palavras todos os sentimentos vividos por cada personagem, especialmente, aqueles expostos por Suzana. Fiquei com uma vontade imensa de colocar aqui cada “trechinho” especial que eu encontrava e me emocionava no livro... A forma amorosa como ela se refere ao filho, as declarações de Matt e a vida dos três juntos. E tudo é tão tocante, verossímil e tangível que atinge direto o nosso coração e sofremos junto com os personagens.

Todos os personagens são especiais nessa trama. Katie é uma mulher bonita, batalhadora e determinada. Suzana é uma médica honrada, humana e corajosa. Ambas são sensacionais, ao seu jeito. Ah, mas Matt... Esse é, definitivamente, um homem para qualquer mulher se apaixonar, suspirar e se encantar! Sensível, apaixonado, bonito, pintor de casa, leitor voraz, gosta das coisas mais simples e bonita da vida, além de poeta. Ele apronta cada surpresa romântica de tirar o fôlego... Ele é perfeito!

A leitura é rápida, contagiante e comovente. O Diário de Suzana para Nicolas me lembrou bastante o estilo das histórias de Nicholas Sparks, então quem é fã desse autor vai gostar desse livro... E chorar um “poucado”! Então, leitores mais sensíveis e corações moles preparem os lencinhos! rs. Enfim, se vocês tiverem a oportunidade de ler James Patterson, leiam! Especialmente, essa história tão doce e singela.... Leiam O Diário de Suzana para Nicolas! “Não é uma sorte?” (Frase de Suzana e Matt)
Classificação:




Trecho de O Diário de Suzana para Nicolas:
"Foi durante meu periodo de recuperação que um amigo me contou a história das cinco bolas. Nunca se esqueça desta história, Nichy. Ela é muitíssimo importante.
É o seguinte.
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez."*
   *grifos meus.

Adaptação para TV, na CBS: 

 


Informações:
Skoob
Site do autor (pela editora brasileira)
Site oficial do autor
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


7 comentários:

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Tb gostei mto deste livro! Me emocionou mtoo!
Lindaaaaa resenha! =0)

Bjo.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Luna disse... [Reply]

Beli, que resenha perfeita! Amei!!!! Agora estou aqui morrendo de vontade de ler esse livro! Eu cheguei a pegá-lo nas minhas mãos quando fui nas Lojas Americanas no início do mês, sabia? Mas acabei trazendo outro livro. :( Eu li a sinopse de "O Diário de Suzana para Nicolas", e fiquei com um pé atrás, pois achei que o Matt tinha traído a esposa. Não compreendo essa história ainda. Necessitaria lê-la para entender, não é? E depois desse trecho das cinco bolas, quero demais ler esse livro. Terei que tê-lo! rsrsrs...


Bjs!

Beli disse... [Reply]

Oi,@Luna!

A história é realmente para se entender lendo... E é emocionante! Se vc poder ler, leia! Pois é uma leitura que vale muito a pena!

Bjus

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Ah eu tenho muita vontade de ler este livro, só tenho visto resenhas positivas sobre ele. Amei os trechos que vc citou e a história das 5 bolas. ^^
Estou curiosa demais para saber o q tem neste diário e pq ele fica com as duas. O.O

bjos

Naniedias disse... [Reply]

Ai, sua resenha ficou linda demais, Beli *-*
Esse é um livro maravilhoso mesmo! Uma história simples, singela e ao mesmo tempo grandiosa, recheada de emoções que mexem conosco - chorei bem mais do que um "poucado"...
Na verdade, eu achei, em certo momento, que sabia o que iria acontecer. E daí, do nada, o autor me mostrou que eu não sabia o mais importante. É uma história linda demais - me apaixonei pelos personagens! Aliás, eu não costumo ser acometida por paixões literárias, mas o Matt.. ah, o Matt... eu bem queria um Matt na vida real!

Beijos,
Nanie - Nanie's World

Hérida Ruyz disse... [Reply]

Oi Beli,
Só li os romances policiais de James Patterson. E eu adoro! Não consigo imaginar o autor escrevendo drama. rsrs
Fiquei curiosa pra ler!
Bjs

Lu disse... [Reply]

ei Beli,

sua resenha me deixou bem curiosa, acredito que vou gostar desse livro, mas confesso que não gosto muito de ler livro que faz chorar não, rsrs.

beijos.

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP