Glimmerglass (Série Faeriewalker 01), de Jenna Black

|


Esse ano, diga-se de passagem, já está na reta final, provou ser o ano das Fadas e da Fantasia entre as diversas publicações que chegaram por aqui durante 2011, especialmente, para aqueles que curtem um YA. São tantos que dá para enjoar... Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos, primeiro volume da série Faeriewalker publicado pela Editora Universo dos Livros, está dentro da lista desse gênero. Glimmerglass, no entanto, apesar de estar dentro de um certo padrão, tem um enredo diferenciado, uma protagonista ousada e uma história que rendeu muita imaginação da autora, Jenna Black... Uma realidade única, na qual dois mundos se misturam: o real e o da magia.

Glimmerglass
Jenna Black 
   
Fugir. Até quando realmente pode ser uma solução viável para escapar da triste realidade que pode ser a vida? Dana Hathaway irá descobrir a resposta, após decidir fugir para Avalon, uma cidade-estado encravada no meio da Inglaterra, onde se permite a convivência entre humanos e feéricos – como são conhecido as fadas nesse mundo, seres belos, mágicos e imortais –, com um sistema político independente e o único lugar no planeta que cruzam dois mundo: o mundo dos humanos e o mundo das fadas e outros seres encantados, Faerie.

Dana, uma garota de 16 anos, a vida toda sempre foi ela e a mãe e nunca fixaram moradia em um lugar nenhum. Contudo, a vida de Dana nunca foi fácil, especialmente, pela mãe que vive bêbada. Desde pequena, Dana foi forçada a tomar todas as responsabilidades de cuidar da mãe e da casa para si. Pagar contas, manter as coisas em ordem, garantir que a mãe esteja no mínimo consciente para trabalhar e não deixar faltar o básico para a sobrevivência. Nada é fácil. Cansada de toda essa situação, na qual ela é a "adulto" da casa, e com vergonha da própria mãe, Dana toma a súbita decisão de fugir, procurar seu pai, com quem nunca teve contato... Quem sabe, com ele a vida possa ser mais fácil e, finalmente, assim assumir a posição de filha.  Uma vida normal!

Dana nunca conheceu o próprio pai. Tudo que sabe sobre ele partem das histórias confusas que sua mãe conta, porém, quando sóbria, ela sempre fez questão de enfatizar o quanto era preciso ficar longe dele. Mas uma coisa ela sabe: seu pai é um feérico e que vive em Avalon. Dana é uma mestiça, metade humana e metade feérica.  

Então, buscando as informações necessárias, Dana entra em contato com o pai e vai para Avalon. Todavia, chegando lá, ela se depara com terríveis dificuldades, sem saber no que realmente se meteu... Tudo o que parece é que seu pai é poderoso e ocupa uma posição política importante em Avalon e Dana, por alguma razão, vira alvo das disputas, das intrigas e das conspirações políticas... Fugir de casa, certamente não foi a melhor solução.  Sem saber o real motivo das perseguições, sozinha em um mundo do qual ela não conhece, não sabendo em quem confiar, nem mesmo no próprio pai, ela se verá desejando voltar para sua antiga vida e ter o controle de seu destino. Dana se verá lidando com inimigos misteriosos que tentam matá-la, e outros que querendo algo dela. Ela é uma peça única e importante no jogo político, e sair dessa não será fácil... Ela vai contar com algumas “surpresas” que podem contribuir a seu favor, ou piorar tudo!


***
Glimmerglass segue uma fantasia bem diferente, especialmente, pela história e personalidade da protagonista Dana Hathaway. O mundo criado por Jenna Black mistura realidade, magia, segredos e uma dose muito bem-vinda de ação, intrigas e interesses políticos. É o mundo mortal dos humanos confrontado contra o universo das fadas e seres encantados, Faerie. Humanos, com sua tecnologia, e feéricos, com sua magia, não podem simplesmente passar um para o mundo do outro e ficar “tudo bem”. Um não pode sobreviver no mundo do outro. No entanto, Avalon é um local onde estas duas esferas podem coexiste, e só existe um ser especial que pode passar do mundo mortal para Faerie sem danos: o Faeriewalker. E esse mundo é, de alguma forma, perturbador e misterioso. Adorei o universo criado pela autora!  

Devo confessar que Dana me incomodou bastante em alguns momentos, e por conta disso ela não me conquistou totalmente. Gostei e desgostei dela em vários momentos. Ela tem determinação, ousadia e coragem, valores que aprecio em um personagem, mas vamos apenas combinar que sua relação com a mãe é complicada, e o que ela sente é muitooo compreensivo, no entanto, a forma como ela tratou a mãe (repudiando) e a maneira como ela foge (no ínicio) foram me irritando ao poucos. Por outro lado, uma reação muito normal para uma adolescente, o que ela é de fato. E como toda a narrativa é em primeira pessoa, conhecemos profundamente a forma como Dana pensa e percebe esse mundo novo para ela. Toda a sua confusão é complacente para o leitor, porém, não tive tanta paciência...   

Apesar de Dana ter um envolvimento com um lindo jovem feérico, Ethan, ao contrario de outros romances YA no mesmo gênero que focam um casal apaixonado, a relação amorosa fica um pouco de lado (a coisa esquenta, mas logo esfria), e a maior parte da história é desenvolvido pelas intrigas políticas e os problemas pessoais que envolvem a protagonista. Dana lida com sérios problemas com a mãe alcoólica e, quando resolve fugir de casa e procurar o pai feérico que nunca conheceu, acaba tendo que lidar com fatos que não sabia a respeito do próprio pai e virando alvo de perseguições.

Os personagens são, no mínimo, intrigantes na forma como eles agem. Há muitas insinuações e podemos desconfiar de suas atitudes e intenções, porém logo algumas coisas ficam claras no decorrer da narrativa. Aos poucos, vamos conhecer melhor o charmoso Ethan, a determinada Kimber, e o pai misterioso de Dana, Seamus, os três que merecem destaque na história... No entanto, gostei bastante de um certo Cavaleiro, e do seu filho Keane, um garoto muito rebelde... Esse promete!

A história é boa! Um YA de qualidade para quem curte um fantasy. A leitura é rápida, a autora não enrola muito nos mistérios, porém os personagens são umas incógnitas no meio de toda a intriga, o ponto forte do romance. Sem falar no lindo trabalho de capa da editora... Linda capa! A série já está com três livros lançados (confere abaixo a lista), e a história que segue é bem interessante... MAIS UMA SÉRIE! (*Grito de desespero!*)
Enfim, leiam Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos!!! 
Classificação:



 Trecho de Glimmerglass:
"Minhas palmas suavam e meu coração estava preso na garganta enquanto o avião aterrissava em Londres. Mal podia acreditar que estava fazendo aquilo, que tive a coragem de fugir de casa. Enxuguei as mãos nos jeans e me perguntei se mamãe já havia descoberto. Ela estava dormindo, curando uma ressaca, quando saí de casa e, por vezes, ela dormia vinte e quatro horas seguidas em situações como aquela. Eu queria ser uma mosca na parede quando ela encontrasse o bilhete que deixei. Talvez o fato de me perder finalmente a sacudisse a ponto de parar de beber. Mas eu não prendia o fôlego esperando.” (...) 
“Não olhe os dentes do cavalo dado, procurei me lembrar. O avião tocou na pista com um baque. Respirei fundo para me acalmar. Ainda levaria horas para que eu me encontrasse com meu pai. Sendo nativo de Faerie, ele não podia pôr os pés no mundo mortal. (Caso quisesse me raptar, precisaria de cúmplices mortais para ajudá-lo.) A magia singular de Avalon era a de que a cidade existia tanto em Faerie como no mundo mortal – era o único local em que os dois planos de existência se sobrepunham. Quando meu pai ficava no limite da cidade e olhava para fora, tudo o que ele via era Faerie e, se ele cruzasse a fronteira, nós do mundo mortal não conseguiríamos mais vê-lo. Ele providenciou para que um amigo mortal me recebesse no aeroporto de Londres e me levasse para Avalon. Só quando eu passasse pela imigração de Avalon, eu poderia me encontrar com ele.”

Livros das Série Faeriewalker:
1. Glimmerglass (2010) - Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos (2011) 
2. Shadowspell (2011) – Ainda não publicado por aqui
3. Sirensong (2011) – Ainda não publicado por aqui


Informações:

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


15 comentários:

Fábrica dos Convites disse... [Reply]

Também acho esta capa linda, não sabia que ela já estava com 3 livros, não li nem este ainda. Bjs, Rose.

Ana disse... [Reply]

Eu acho a capa desse livro um charme! :D
Já add ele na minha lista há um tempão, mas ainda não tive a oportunidade de comprar.
Gostei do enredo. Parece mágico! *.*
Bjs ;)

Niii disse... [Reply]

yes, sem muito enrolação o/
vou te falar que quero ler mesmo sendo mais um YA sobrenatural já que todos dizem que é diferente!
bj

Lariane disse... [Reply]

hehehehhehe SÉÉÉRIEEE :x

to cansando já :X

Gostei de glimmer e queria tanto ler a cont.

Beijo
Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

Beli disse... [Reply]

@Fábrica dos Convites

Oi, Rose!

São 3 livros, por enquanto, lançados, mas apenas esse foi lançado no Brasil. Muito bom livro!^^

Bjuss

Beli disse... [Reply]

Oi, @Ana!

De tudo o que esse livro tem de interessante é o enredo e o mundo que ele descreve! Muito diferente de outros YA que vemos ai...
Compre, pois acho que vale a pena se vc gostar do gênero!

Bjus

Beli disse... [Reply]

Oi, @Niii!

A história é um pouco diferente daquilo que acostumamos ver por ai, pelo menos, foi para mim!
E a autora não enrola... hahah E isso é beeemmm legal!

Bjuss

Beli disse... [Reply]

@Lariane

Oi, Lari!

É série! Fazer o que, né?! T.T

Não sei pq, mas eu acho (pelas sinopse) que a continuação vai estar muito boa... tb quero ler!

Bjuss

Hérida Ruyz disse... [Reply]

Oi Beli!
Eu gostei muito de Glimmerglas! Comparando com Asas, que achei muito fraco, o livro é bem legal. A autora explora assuntos que não são comuns nos YA, como: politica, alcoolismo, relacionamentos conturbados e tem muita intriga. Por todos esses fatores o livro me conquistou. Mas eu tbm senti um pouco de antimpatia por Dana, pela forma como ela trata e fala da mãe. Porém, no decorrer da trama, isso melhora. Vc não achou?
Ótima resenha
Bjs

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Está em casa esperando, mas a fila está enorme rs. Quero muito ler, gosto muito deste universo de fadas e pelo jeito vão lançar muitos por aqui. Já li Asas, mas achei bem fraquinho.

bjos

Raíssa T. Klasman disse... [Reply]

Eu quase, mas quaaase comprei esse volume como presente de Natal. O que me fez decidir foi que, só há um volume publicado no Brasil [ainda]. Eu roeria as unhas esperando pelos próximos. Sou louca pela capa desse livro, é a coisa mais linda! *-*

Beijão.
Raíssa [www.smileonly-now.blogspot.com]

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Oi, Beli!
Iniciei estes dias a leitura deste livro, confesso q não estou mto animada com a história, mas vou continuar e qm sabe melhora...rs. Acho q na verdade tô um pouco enjoada deste estilo..rs. Quero algo diferente...
Adorei sua resenha!

Bjo,
Daniela.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Beli disse... [Reply]

Oi,@Hérida Ruyz!

Ainda não li Asa, mas pelo que leio por ai parece realmente uma história fraca. Glimmerglass é bem diferente! Gostei muito desse universo, a forma como a autora esplora as intrigas politicas e os relacionamentos conturbados.
Dana melhora, e acaba sendo mais compreensiva com a mal e nós entendendo pq Dana trata a mãe daquele jeito... Mas, mesmo assim, Dana me irritou um poucado com algumas coisas.
A história vale muito a pena! Eu gostei!

Bjus

Beli disse... [Reply]

Oi,@Raíssa T. Klasman!

Série é ruim por causa disso... Tem que esperar os lançamentos, e roer as unhas de ansiedade. Esse é um livro bacana, e penso que a série guarda muitas aventuras legais. Eu gostei!

Bjuss

Beli disse... [Reply]

Oi, @Daniela Tiemi!

O começo me desanimou tb... Mas depois, novos personagens aparecem e alguns acontecimentos agitam a história. Para mim foi uma leitura que melhorou pouco ao pouco... Gostei do universo de fantasia criado nesse livro, no entanto, o que me incomodou foi a protagonista.

Bjusss

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP