Espera (Os Lobos de Mercy Falls 02), de Maggie Stiefvater

|

Na juventude, tudo é mais intenso, um mundo que se abre cheio de possibilidades e escolhas por diversos caminhos, que leva para diferentes lugares, seja para o estrelato ou para o fundo do poço. Problemas com os pais ausentes ou indiferentes, conflitos, solidão, o primeiro amor, alegrias, decepções, solidões, escola e futuro. Muitas vezes, a inconsequência das drogas e bebidas. Tudo pode ser fácil demais, ou complicado demais. Mas eles são determinados e fortes para seguir em frente, nem se for por uma rota de fuga. Com sua escrita delicada e envolvente, Maggie Stiefvater esboça todas essas sensações, de forma tocante, em Espera (Linger, no original), segundo volume da série Os Lobos de Mercy Falls. Um romance verdadeiramente sensível, romântico e intrigante.

*(Primeira parte da resenha é SEM SPOILER. Apenas as minhas impressões sobre o livro!^.^)

Espera
Maggie Stiefvater

"Os lobos na floresta são estranhos, agora que conheço o segredo do bando.Bonitos, sedutores - mas ainda assim estranhos. Um passado humano desconhecido se esconde atrás de cada par de olhos. Sam é o único que um dia conheci de verdade, e o tenho ao meu lado agora. É isso que quero, minha mão na mão dele e seu rosto colado ao meu pescoço”. (Grace)

Espera segue contando a complicada história de amor entre Grace e Sam e a forma como tudo permaneceu após os eventos que aconteceram em Calafrio. (clique em cima para ler a resenha)

Calafrio me conquistou com sua história romântica. As primeiras linhas do romance já mostravam toda a intensidade da história, além da forma encantadora da autora escrever. Um universo único criado para abrigar os misteriosos lobos de Mercy Falls. Espera só veio a confirmar o potencial dessa série e o talento criativo da autora. Mas essa não é apenas uma maravilhosa história de amor, mas mexe com conflitos pessoais, problemas familiares, angustias, medos, escolhas, fugas, superações e redenções. O primeiro volume da série possui um clima mais sombrio, tenso, romântico e melancólico. Em Espera, no entanto, somos saudados com alguns curtos momentos de reflexão e descontrações, mas sempre experimentamos as dúvidas e as incertezas dos personagens.

A leitura, igual em Calafrio, é marcado por um ritmo lento, uma escrita mais minuciosa, sem ser cansativa. Toda a narrativa se desenvolve em primeira pessoa, nos oferecendo uma abordagem mais intensa e profunda dos acontecimentos. Além de Sam e Grace que continuam narrando suas experiências, temos mais dois personagens narradores acrescentados: Isabel e Cole. Ter o ponto de vista desses dois últimos personagens foi o que mais contribuiu para a dinâmica e alargamento da história. Enquanto Sam e Grace são personagens que poderíamos caracterizar como “certinhos”, Isabel e Cole são mais “audaciosos”, exibem suas máscaras de cinismo, arrogância e fria indiferença para os outros, mas são suas emoções mais verdadeiras e profundas expostas nas suas narrações. Durante a leitura, é impossível não se envolver com o conflito pessoal de cada personagem. Aliás, a autora mexe com assuntos bem delicados e reais.

Os protagonistas estão de diferentes formas envolvidos com os lobos. Todos os personagens vivem com suas dores, dúvidas e medos, buscam caminhos de esperança, subterfúgios da realidade ou a redenção. Nenhum é perfeito. Todos são bem “humanos”. O foco do romance é Sam e Grace, e os problemas para o casal parecem nunca cessar. No entanto, o que mais gostei foi descobrir mais sobre Isabel, que tem uma personalidade sagaz, arrogante e ‘inescrupulosamente’ sincera. Ah! Mas quem vai conquistar corações é Cole... Bad boy, inteligente, sexy, cínico, com um passado intrigante, mas profundamente perturbado. Deseja de todas as formas fugir da sua humanidade. Para mim, apesar de Sam ser um “fofo”, Cole ganhou totalmente o seu espaço na trama. XD

A única coisa realmente decepcionante está nas mudanças que a editora fez para publicar Espera. A capa, ao contrário do primeiro volume da série, segue a versão ilustrativa original, o formato ficou menor e a diagramação diferente. Apesar de achar essa capa linda, eu realmente não gostei disso, pois livros em série têm manter a padronização das edições, especialmente como forma de identificá-las. Uma pena! = (

O final não é surpreende, pois já desconfiamos nas primeiras páginas qual vai ser o problema que vai se desenrolar na trama. No entanto, a forma como tudo acontece é o que nos pega de surpresa... Um acontecimento que nos deixa abismados! Mas se você quer ser surpreendido, apenas um conselho: não leia a sinopse na orelha do livro ou o prólogo! Pula!!!


Enfim, Espera está emocionante e perturbador. Mas ler a série Os Lobos de Mercy Falls é uma experiência inebriante, pois a autora nos permiti viver junto com os personagens suas sensações e conflitos. Os momentos descontraidos e apaixonados são lindos. Eu adoro esse mundo criado por Maggie Stiefavter e a forma como ela conduz a história. É uma trama juvenil bem interessante. Essa série virou uma das minhas favoritas, especialmente pela escrita sensível e envolvente da autora. Agora só resta esperar o lançamento de Forever aqui no Brasil! Realmente espero que não demore... Leiam!!! =)

História [SPOILER para quem não leu o primeiro livro da série

Para quem leu Calafrio, sabe as angustias e os medos que assombravam Sam com as eminentes transformações em lobo toda a vez que a temperatura abaixava e tomava um ar mais frio, o que o afastaria para sempre de Grace. Mas isso é passado. Agora, milagrosamente curado das transformações, Sam pode, finalmente, enxerga um futuro para si, com mil possibilidades, especialmente ao lado de Grace. No entanto, Sam tem que se acostumar a ser apenas humano e lidar com as incertezas de que não irá se transformar em cada sopro de vento gelado. Grace vive esse milagre junto com Sam, sonhando com um futuro. Seus problemas agora são com os pais, que sempre ausentes, resolveram implicar com seu relacionamento com ele, pois viram que as coisas são sérias entre eles. Há algo que a está afligindo... Um problema no qual ela não quer nem pensar, uma possibilidade que insisti em negar e manter para si, mas que poderá acabar com suas esperanças com relação a Sam.

Após a transformação em lobo sem retorno de Beck, Sam é o novo responsável pelos novos lobos. Um deles é Cole, um garoto sarcástico e enigmático, porém problemático, que por alguma razão teve sua transformação em humano muito mais cedo do que é natural. Sam terá uma certa dificuldade de lidar com Cole, pois este quer de todos os jeitos se perde no lobo e fugir da sua humanidade. Cole, no entanto, verá que essa nem sempre é uma possibilidade tão fácil...

Enquanto isso, Isabel tenta se recuperar da morte de seu irmão lobo, da qual sente amargamente culpada. No entanto, essa dor ela esconde muito bem atrás de uma máscara de indiferença, determinação e astúcia. Ela ainda continua próxima a Grace e prestando certa atenção aos lobos. Mas ela nunca esperaria encontrar um que mexeria tanto com ela: Cole. Como ela lidará com isso?

Enquanto o mundo desaba e o futuro é incerto, esses jovens buscam lidar com seus próprios conflitos, cada um a sua maneira. Até que ponto o amor pode os levar a superar tudo? O quanto vale a pena lutar por ele? Mas a fuga de todos os problemas é a melhor solução? Existiria alguma forma de redenção para uma culpa tão grande? Isso é o que Grace, Sam, Isabel e Cole vão ter que descobrir!
Classificação: 
 



Trecho de Espera:  
“Durante um instante, ficamos ali deitados, sem nos tocar, dois estranhos. Então Sam se aproximou de mim e deitou a cabeça no meu travesseiro.
Quando me beijou, seus lábios foram macios e cuidadosos, misturado a emoção do primeiro beijo à familiaridade praticada da lembrança de todos os seguintes. Pude sentir a batida do seu coração através da camiseta, um rápido bum que se acelerou mais ainda quando entrelaçamos nossas pernas.
- Não sei o que vai acontecer – disse ele baixinho. Seu rosto estava junto ao meu pescoço, as palavras ditas diretamente na minha pele.
- Nem eu – falei. O nervosismo e a coisa dentro de mim me deram um aperto no estômago.”

 Livros da Série Os Lobos de Mercy Falls:   
2. Linger (2010) >>> Espera (2011) 
3. Forever (2011) >>> Ainda não publicado no Brasil
Informações:

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


12 comentários:

Lariane disse... [Reply]

Quero muito ler Espera... ainda não li pelo preço. Ele está beeeem salgado :X

Adorei a resenha e concordo contiho sobre Calafrio :D

Beijo,
Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

Lili disse... [Reply]

Oi Beli! Quero tanto ler "Espera"...

Realmente o livro é lento, bastante minucioso, mas não cansa, ao contrário, já que a autora construiu uma narrativa muito bem desenvolvida e interessante.

Beijos querida!
Lili

Niii disse... [Reply]

Forever é ainda mais dolorido depois da Grace virar lobinho huaua
Sam, coitado!
mas tbém tem a tensão Isabel/cole que é tãooooooo legal
bj

Kel Costa disse... [Reply]

Tb já ouvi muita gente reclamando das diferenças físicas entre o volume 1 e o 2. Não entendi msm o motivo da editora ter seguido a capa original em Espera :x

Quero mt ler, apesar de não ter amado Calafrio, gostei bastante para querer saber o que vai acontecer!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Beli disse... [Reply]

Oi, @Lariane!

Eu não aguentei e comprei "Espera"! Realmente esse livro me fisgou!

Muitoo bom!

Bjus

Beli disse... [Reply]

Oi, @Lili!

Eu amo o jeito da Maggie escrever! Tão doce e intenso, que nos embala em uma leitura deliciosa... Alias, foi isso o que me conquistou nessa série!

Bjus.

Beli disse... [Reply]

@Kel Costa

Segundo a Editora, pelo que eu li em outras resenhas, foi pq "Calafrio" não vendeu tão bem... Realemnte as diferenças fisicas entre os dois livros da série perturba...

danamartins disse... [Reply]

Essa é uma série que eu sigo por resenha. HUAH realmente não me atraiu, mas eu sempre acabo conhecendo por resenha. já li umas mil do primeiro

e também achei muito ruim isso da mudança na capa. se eu tivesse fazendo coleção ficaria com muita raiva '-'

Naniedias disse... [Reply]

Ainda não li o primeiro livro da série >< Não sei por que, já que todas as resenhas que li foram positivas, mas essa é uma série que não me chama tanto a atenção agora...

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Ainda não li Espera, mas queroooo mtoooo! Amei Calafrio!
Obrigada pela dica, vou pular o prólogo e não vou a sinopse e ficar na surpresa!
=0)

Bjo.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Caline disse... [Reply]

Oi Beli eu AMEI Calafrio, já comprei Espera mas decidi que só vou ler quando Forever for lançado no Brasil, não quero ficar passando vontade para saber como vai terminar tudo.

Beijos, Caline
Mundo de Papel

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP