Perseguição Digital, de Loraine Pivatto

|

Perseguição Digital
Loraine Pivatto


Até que ponto alguém pode ir para ter seu grande amor de volta? Ou mesmo, afundado em uma obsessão, seria capaz de cercar, rastrear e perseguir aquela pessoa que quer de todo jeito ao seu lado, pois acha que não pode viver sem seu amor? Qual é o limite? Coração partido sem maiores explicações, sofrimentos, atos que beiram limites desesperados, uma perseguição implacável... No romance de estréia de Loraine Pivatto, Perseguição Digital, vamos conhecer esse tipo de drama, cheio de dilemas e conflitos.

Um casal feliz com seus sonhos e planos para o futuro, de ter filhos, progredir na carreira, viajar, curtir a vida da melhor forma possível. Tinha tudo para dar certo. Fernando era o centro da vida de Joana, uma jovem inteligente, forte, determinada. Entretanto, tudo isso vai por água abaixo quando Joana é deixada de uma hora para outra pelo seu grande amor. Fernando simplesmente arrumou as malas, depois de cinco anos juntos, e foi embora. Abandonada e machucada, Joana perdeu o sentido da sua vida, entrando em um grande desespero interno. Continuou trabalhando, mantendo uma relação fria e reservada com as pessoas, mas sem realmente viver.

Vivendo da dor e do amor por seu ex, Joana quer saber o motivo que levou Fernando a abandoná-la. Difícil situação. Para superar seus sofrimentos e encontrar as respostas que busca, não podendo viver sem o grande amor de sua vida, encontra uma fórmula nada convencional para saber e acompanhar os passos de Fernando. Joana, utilizando seus conhecimentos sobre Fernando, sua inteligência e perícia na área da computação, resolve invadir a intimidade de seu ex para saber tudo o que ele anda fazendo. Rastreando-o e o perseguindo de todas as formas possíveis: ouvindo a caixa postal do celular, monitorando seu e-mail clandestinamente e outros meios ainda mais desonestos.

Fernando vive a vida de solteirão, na gandaia, saindo com varias garotas e indo a festas. Joana perde a sensatez, indo além da ética para cometer um verdadeiro ato criminal. Desespero, conflitos e dilemas se confrontam no interior da consciência de Joana. Mesmo ouvindo conselhos de sua irmã e amigos, para buscar as respostas que almeja saber, ela irá até o fim!

***
Perseguição Digital tem um enredo interessante e emotivo. O tema do livro reflete sobre um amor obsessivo, a invasão de privacidade e crimes cibernéticos. Confesso que esperava, pelo título e sinopse, um romance mais policial, menos drama amoroso e pessoal. A história toda é focada na obsessão desesperada de Joana em saber de Fernando, reduzindo sua vida a uma perseguição sem limites. Tudo por amor a Fernando. E a história não sai muito disso, o que me desanimou um pouco durante a leitura.

Joana, até a metade do livro, me incomodou bastante. Eu não conseguia compreender o que, em minha opinião, era uma grande loucura. Sua vida estava travada naquilo, naquele dilema, e com ela acabamos travados no mesmo lugar. Tudo começa a progredir quando ela, finalmente, consegue se envolver em outras atividades, mesmo obstinada na sua perseguição, e começa desvendar algumas coisas pelo caminho. Na verdade, Joana é uma personagem que tem uma essência muito real e humana. Ela erra, acerta, corre atrás daquilo que quer com força, com luta, com determinação. Sua obsessão por Fernando é o grande contraponto. Fernando, por seu lado, éimaturo e igualmente complicado.

Há outros personagens legais no livro que auxiliam Joana a sair um pouco do buraco, mas ela é teimosa. A conclusão do livro é emocionante! Não é surpreendente, mas, no final, o livro nos oferece uma bela lição para ser refletida. Adorei a forma como o livro terminou, um pouco corrido, mas no ponto certo.

Enfim, gostei da narrativa, não é cansativa, tem um bom ritmo para a leitura. Eu fui lendo, fui me envolvendo aos poucos com a história, até realmente querer saber como tudo aquilo iria terminar. É um livro de emoções conflitantes e questiona diversas questões morais, éticas, sobre relacionamentos e limites.
Classificação:



Trecho de Perseguição Digital:
“Entretanto, a alegria que estava sentindo foi embora e uma sensação de desconforto tomou conta de seu coração. Joana desligou o computador e foi dormir. Deitou a cabeça no travesseiro, fechou os olhos, mas os pensamentos não iam embora.
Meu Deus, será que eu tenho direito de invadir dessa forma a privacidade do Fernando?
Bom, tendo ou não direito, tudo o que estou fazendo é por amor. Como diz o ditado, o fim justifica os meios. Agora está feito e não posso voltar atrás.”

-----------------------------------------------------------------------------

1º Livro do Book Tour
Desafio literário anual, hospedado pelo blog My Everything, onde 7 livros nacionais serão resenhados por 21 blogs no ano de 2011. Para saber ou participar, clique aqui!






Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


11 comentários:

Naniedias disse... [Reply]

Minha mãe leu esse livro e amou =D Eu ainda não consegui ler, mas já tenho aqui e quero muito...
Fiquei meio ":O" com só duas estrelinhas >.<

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Eu queria matar a Joana e fiquei o livro todo querendo que ela desse um pé na bunda do Fernando e isso não acontece rsrsrs. Tirando isso eu gostei muito da história.

bjoo

Bruno. disse... [Reply]

parece ser interessante, mas antes de ler sua resenha, já imaginava uma coisa mais policial mesmo. Bom, mas no entanto, deve ser estranho misturar uma paixão obsessiva com tecnologia... nada usual.

beijos & abraços, Bruno.
World Of Carol Espilotro

Niii disse... [Reply]

Poxa, não tive vontade de ler Beli =x

Se você quiser participar do Book Tour, mas tá sem tempo é só falar que você fica em último Beli =)

bjs

Beli disse... [Reply]

@Bruno.

É uma história diferente mesmo em um romance. Mas tb é algo que acontece muito hj em dia com as redes sociais: quem nunca deu uma espiadinha nos scraps do ex namorado (a) no orkut? No entanto, Joana é obsecada e vai além...

bjuss

Beli disse... [Reply]

@Niii

É um tipo de leitura bem especifico...
Eu vou ver o que posso fazer c o quesito tempo, senão eu já estou dentro do book tour!

bjuss

Sora Seishin disse... [Reply]

Oi!!
O livro me interessou pela parte da obsessão em ficar espiando o outro... Mas não sei se eu compraria.
Beijos

deiare disse... [Reply]

Eu gostei muito do livro (acho que essasemana sai minha resenha), mas concordo com o Bruno, quando vi a sinopse pela primeira vez, tive uma visão de que o livro seia mais investigativo e policial...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Beli disse... [Reply]

@deiare

Quando eu vi o livro pela primeira vez tb pensei que fosse um policial... Mas até gostei do livro, mas a Joana me dava vontade de dar um chocalhão nela!

bjuss

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP