Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks (Livro e Filme)

|

Diário de uma Paixão
Nicholas Sparks

Uma história de amor comovente, inesquecível e forte. Quem já assistiu o filme Diário de uma paixão (The Notebook), baseado no livro de mesmo nome,  do autor Nicholas Sparks, talvez, até pode conhecer a história, mas vai se surpreender com a intensidade do livro, com nuances mais profundas a história de amor de Noah e Allie.
Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei uma pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou. - Noah
A história começa com Noah, já em uma idade avançada, morando em uma casa de repouso, relendo seu caderno, no qual retratou toda a história de sua vida, e começa a relembrar de fatos que marcaram a sua vida. A partir daqui, voltamos com Noah Calhoun ao ano de 1946, um homem com um pouco mais de 30 anos, onde acabado de restaurar a casa com a qual sempre sonhou em ter, passa a viver uma vida tranquila, até mesmo despreocupada. Após ter lutado na guerra, ter passado por diversas experiências que envolveram tanto ganhos quanto perdas, talvez a que mais marcou foi um amor que surgiu durante um verão, quando apenas tinha 17 anos. Apesar de jovem, um amor tão intenso que Noah nunca esqueceu. Allison Nelson, mesmo sentindo a mesma intensidade dos sentimentos, era uma moça rica, enquanto ele era pobre. O verão acaba e, talvez, para afastar a filha de Noah, Allie é obrigada a ir embora e segue com sua vida.

Noah relembra o momento que conheceu Allie, aquele verão inesquecível que viveram juntos. Mandou diversas cartas a ela, que nunca foram respondidas. Noah é um homem simples, sensível, que gosta de ler poesia e apreciar os momentos mais belos da vida. Vivia a sua vida de uma maneira muito calma. Contudo, algo inesperado acontece: Allie retorna, após tantos anos afastada. Um reencontro apaixonante, com surpresas que podem mudar a vida de ambos e que também exigirá uma escolha decisiva.

Pessoalmente, essa é uma das mais belas histórias que já li de Nicholas Sparks. A trama é simples, mas é repleta de pensamentos profundo sobre a vida, a poesia e o amor. Uma história de amor que atravessa toda uma vida, sem perder sua força. Quem ler o livro, vai perceber um tema muito mais profundo e delicado, que prova a dedicação, a devoção e a força do verdadeiro amor.

A narrativa clara, intensa e embargada de emoção, divide-se em primeira pessoa quando Noah já está idoso, e na terceira quando é abordado a história de Noah com Allie ainda jovens. Os personagens são interessantes. Noah é um homem que emociona, com sua força, gentileza e sensibilidade. Allie me incômoda em diversos momentos, pois, às vezes, lhe falta força, mas não deixa de agir com determinação. Alguns acontecimentos são abordados muito rapidamente, mas não atrapalha o desenvolvimento e o entendimento da história.

Por se tratar de Nicholas Sparks, se você é uma pessoa mais sensível, é impossível não chorar. Mas, ao contrário do que muitos dizem, não considero a história de Noah triste. Acho que é um livro que aborda momentos intensos de emoção, que levam as lágrimas, e alguns problemas que na velhice pode acontecer, por mais sofrido que seja. Mas vamos ver que o amor é o maior milagre e a melhor cura. A história, apesar de fictícia, está carregada de um realismo e de uma lição de vida para ser considerado e refletido.

Não tenha medo de ler Nicholas Sparks. Diário de uma Paixão (The Notebook) é emocionante, com um drama envolvente e um romance profundo. Vale a pena ler e conhecer! Super-recomendo! =D
Classificação:




Filme:

Um filme de história de amor. Talvez uma das melhores adaptações que eu já vi feita de um livro, do ponto de vista da história. O filme enriquece a história com imagens e detalhes. Apesar de algumas diferenças e omissões e até algumas falhas técnicas na linha do tempo, a trama não perde seu sentido. O roteiro mantém a sensibilidade da escrita original, mas se concentra mais na história de amor, e menos na intensidade dos pensamentos de Noah, apesar de mantê-lo como narrador da história. O livro é mais intenso, pois nos dá uma dimensão maior dos sentimentos de Noah e a forma como ele vê o mundo. No filme, os atos de Noah são mais impetuosos. No livro, ele é mais compreensível e suas ações mais tranquilas.

O filme tem cenas belíssimas e incorpora a poesia do livro. O Noah velho, interpretado por James Garner, tem uma simpatia incrível, sem falar da beleza de Ryan Gosling, que interpreta Noah jovem. Confesso que a Allie continua não me agradando, apesar das atrizes serem boas. Achei a abordagem do filme mais triste do que no livro, até mais emocionante. O filme é ótimo para assistir, principalmente para quem gosta de uma história de amor muito bem contada. =)

Ficha Técnica:
Título original: The Notebook

Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Nick Cassavetes
Atores: James Garner, Gena Rowlands (Allie Hamilton) Rachel McAdams, Ryan Gosling, Heather Wahlquist.
Duração: 121 min
Dênero: Drama/Romance
Roteiro: Nick Cassavetes, Jeremy Leven


Trailer:


Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


7 comentários:

deiare disse... [Reply]

Nossa Beli, estamos conectadas...rsrsrs...
Semana passada assisti o filme e amei, amei, amei... mas como não queria falar do filme antes de ler o livro, peguei-o agora a noite pra ler...To esperando muito do livro, mas acho que não vou me decepcionar, afinal Nicholas Sparks é Nicholas Sparks.
* Eu gostei das atrizes...dos atores sem coments...rsrsrs...
AMEI sua resenha,
Bjos!!!

Naniedias disse... [Reply]

Ai, eu quero muito ler esse livro \o/ Adoro Nicolas Sparks e esse livro parece ser tão incrível quanto outras obras do autor =)

Kampos disse... [Reply]

Saudações!!

Venho presenteá-lo com o selo "STYLISH BLOOGER AWARD".

Espero que goste e passe adiante o selo, seguindo as regras que está em minha postagem.

Parabéns pelo seu blog!!

http://vidadeleiturista.blogspot.com/2011/03/blog-vida-de-leiturista-ganha-selo.html

Cláudia Charão disse... [Reply]

Oi Beli!

Adorei a postagem, super completa e emocionante, eu assisti o filme e gostei muito e tenho vontade de ler o livro exatamente por dizerem que é melhor (como de costume) e mais intenso.

Abs

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Resenha está linda, eu amei o filme e comprei o livro quando lançou mas ainda não li, só para variar rsrs.

bjoo

P.S: Não lembro se já te pedi, mas se vc ainda não tiver me enviado me manda seu endereço para eu te mandar os marcadores do blog :)

Evany Bastos disse... [Reply]

Isabeli que linda resenha, eu amo esse romance e o filme é lindo demais. Seu blog é lindo como você. Não esquece de visita minha Janela da Alma, estou engatinhando ainda, deixei convite lá pra você de selinho, passa lá ok. Parabéns seu blog é muito aconchegante.
Mickbeijos.

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP