Desafio Literário 24/12: Entre Vivos e Mortos, de Amy MacKinnon

|

Desafio Literário 24/12
Março: Romance Policial
Resenha 1

Entre Vivos e Mortos 
Amy MacKinnon

Para o Desafio Literário 24/12, realizado pelo blog Sombra do Vento, o tema proposto para o mês de março foi Romance Policial. Escolhi um livro que fazia tempo que estava na minha estante: Entre Vivos e Mortos, de Amy MacKinnon. Um romance policial intrigante, com uma história muito original.

Nessa história vamos conhecer Clara Marsh, uma agente funerária, que cuida e prepara os corpos para o enterro. Tira o sangue, banha o corpo, passa maquiagem para esconder as imperfeições, veste e prepara o caixão com as flores. Tudo para que o cadáver aparente uma feição “saudável” e a família do morto fique mais confortável. Clara realiza seu trabalho em parte para fugir do mundo, vivendo entre os mortos. Ela perdeu a mãe muito cedo e foi criada pela avó que a maltratava muito. Ela é uma pessoa introvertida, apática, não consegue lidar com os vivos socialmente e gosta de estar nas sombras para não ser percebida. Apesar de tudo, o dono da funerária e sua esposa, Linus e Alma, tem grandes afeições por Clara. Mas ela leva a vida assim: solitária, estruturada e sem chamar atenção. 

Sua vida muda quando ela se depara com uma  menina perdida que perambula  pelo velório: Treice. A menina vai e volta, e Clara não sabe o que fazer com ela, pois a menina mexe com ela em um nível pessoal, sensível e psicológico. Nesse meio tempo, Mike Sullivan, um detetive que ainda não superou a perda da esposa grávida, volta a questionar Clara sobre o corpo de uma menina que morreu de forma violenta a 3 anos atrás, quando ouve uma grande comoção e a cidade a batizou de “Flor Sem Nome”. Um caso que nunca foi solucionado. No entanto, as coisas ganha outro rumo quando, por uma série de eventos, descobrem que Treice pode estar envolvida com as pessoas que violentaram “Flor Sem Nome”.

Treice está desaparecida. O detetive Mike está determinado a descobrir quem está por trás da violência contra essas crianças, e assim Clara se vê envolvida nessa trama policial e quer resgatar Treice. Todavia, para Clara sair da sua vida solitária e tranquila não vai ser fácil. E nessa história toda, muitos outros lados podem estar envolvidos, seja entre vivos e mortos.

Entre Vivos e Mortos foi um livro complicado de ler. Eu não gostei da história, porém eu não posso dizer que o livro é ruim. A autora escreve muito bem, desenvolvendo a história de uma maneira muito clara e coerente. A narrativa em primeira pessoa, a partir da visão de Clara,  descreve muito bem as atitudes, muitas vezes suspeitas, dos personagens. A idéia da trama é original e instigante. Contudo, senti falta de um clima de suspense,reviravoltas que agitassem a trama e a leitura é um tanto melancólica e tensa.  

Não é uma história surpreendente, mas tensa como já apontei. Tudo acontece de maneira linear, sem nenhum desvio brusco para nos sobressalta. Conforme a história vai evoluindo, é fácil deduzir e chegar algumas conclusões que vão ficar realmente mais esclarecidos no final. É no final, aliás, que trama fica agitada e fica intrigante.  O desfecho é muito bom!

Não consegui me simpatizar por nenhum dos personagens. Clara é muito desanimada, sem vida, esquisita. Tem medo de assumir seus sentimentos, de se envolver. Mike, que poderia dar um pouco de cor e força a trama, saiu um herói um tanto melancólico. Entre os dois há uma espécie de atração, cheio de tensão. O vilão, que em tramas policial é essencial, também é bem fraquinho. 

Aqui as questões abordadas estão bem mais direcionadas ao psicológico e a tensão, com foco nas relações sociais e laços que unem uma pessoa a outra, esteja ela viva ou morta. Pontos esses bem expostos na trama. Quem gosta de algo assim, vai gostar da história. Li boas críticas sobre o livro. A história não deixa de ser intrigante e perturbador. Gosto de tramas assim, apenas está não me agradou. =(
Classificação:
 



Trecho de Entre Vivos e Mortos:
“A morte tem uma aura própria. Quando vou apanhar um corpo num decadente necrotério hospitalar ou num hospício em tom pastel, sua presença se faz sentir antes que qualquer dos meus cinco sentidos seja alertado Se eu acreditasse nessas coisas, diria que a morte desperta o sexto sentido. Mas é simplesmente instinto. Os humanos, e na verdade todos os animais, nascem para procurar a vida e evitar a morte. Eu devo ser uma anomalia.” 

---------------------------------------------------------------

1º livro para o Desafio Literário 24/12
Para conferir outras resenhas participantes, clique aqui


Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


16 comentários:

Naniedias disse... [Reply]

Beli, vou dizer que sua resenha foi um banho de água fria... esse livro está na minha lista de Top Wanted há um tempinho já... agora com essa resenha estou até reconsiderando a posição dele...

Sora Seishin disse... [Reply]

Oi Beli!!
Ótima resenha! Não conhecia esse livro, apesar da história ser interessante vou deixar para o final da lista.
Beijos

Beli disse... [Reply]

@Naniedias

Esse livro tb tava nos top quando comprei...
Nanie, a história tem seus méritos. A narrativa é exelente! Vc pode até gostar da hitória...
Mas a Clara, personagem protagonista, causa um desanimo... =S

Beli disse... [Reply]

@Sora Seishin

Acredito que ele não seja muito conhecido mesmo... ele foi para mim um pouco desanimador... Mas deixa ele na lista, às vezes, compensa a leitura.=)

bjuss

Hérida Ruyz disse... [Reply]

Pois é Beli...tbm achei o livro morno. Fora que aquelas manias, TOCs da protagonista é de doer. Arrancar os cabelos então? rsrs
Ótima resenha.
BJs

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Nossa acho que é a primeira resenha negativa que vejo deste livro, as que eu lembro de ter lido estavam falando muito bem dele. Tava na minha lista tbm, mas não sei se ainda tenho coragem de comprar rs

bjo

Beli disse... [Reply]

@Nanda

Quando li as resenhas, tb achei a história interessante... Mas li e não gostei! =S
Tem livros melhores de trama policial...rs

bjus

Lu disse... [Reply]

ei Beli, eu acho essa capa tão linda; ^^
Uma pena o livro não ser bom, com essa capa merecia uma história melhor, rsrs.
Vou passar esse livro.

beijos.

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Uma opinião quase negativa sobre ele, primeira vez q vejo... sempre li otimos elogios...
Mas sei como é que é tem livros que são bons, mas não gostamos euhuehu....
Adorei a resenha, a opinão! Parabéns!

Evellyn disse... [Reply]

Sbe Beli,
não conhecia o livro e mesmo apesar de vc não ter gsotado gostei da sua resenha ^^
Não sei se eu leria pq a historia me parece tensa (menina vc so le coisa perturbadora!) hauhau

Mas sabe que fiquei curiosa pq sua resenha foi bem intrigante mesmo !

bjsss
Hey Evellyn!

Beli disse... [Reply]

@Lu

A capa é linda mesmo!
A capa reflete bem o sentido da história, mas ela não me conquistou...

bjuss

Beli disse... [Reply]

@Kézia Lôbo

De fato, o livro não é ruim... a autora desenvolve bem a história,a idéia é original... mas, pessoalmente, a história não me agradou... muita melancolia! A protagonista me deixou desanimada! Irritante! Foi isso...

bjuss

deiare disse... [Reply]

Eu quero ler esse livro desde que foi lançado...
Que pena que não te agradou Beli, mas eu como sou chata...rsrsrs...ainda pretendo ler e tirar minhas conclusões, depois volto e te falo o que achei...
Bjos!!!

Caline disse... [Reply]

Oi Beli eu achei o começo da tua resenha onde você falava sobre o livro, tão legal que já estava me empolgando e pensando quando poderia encaixar ele nas minha leituras, mas depois veio sua opinião e não foi nada positiva. Esperava que o livro fosse daqueles suspenses de arrepiar os cabelos, mas perece que passou bem longe disso, uma pena!

Xero.

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP