Filme: Orgulho e Preconceito (Pride & Prejudice)

|

Orgulho e Preconceito
(Pride & Prejudice)


Rever um filme tão bonito, inteligente, essencialmente romântico e marcante como este é inspirador e faz um bem grande para aqueles que sabem apreciá-lo. Pode até ser um filme “paradão”, mas esse me prendeu, e olha que eu gosto de um bom suspense e muita ação. Baseado em uma das obras mais populares e apaixonantes da literatura clássica britânica e universal, Orgulho e Preconceito é, talvez, a mais poética adaptação de um livro clássico para o cinema. Livro homônimo da autora inglesa Jane Austen, escrito no final do século XVIII e publicado no começo em 1813, encantando até hoje o mundo moderno, traduzido em várias línguas e publicado no mundo todo, já recebeu inúmeras adaptações para o cinema e séries de TV.

Como livro, a história tem uma fluidez narrativa encantadora, característica própria de Austen, nos levando a um envolvimento muito mais profundo e íntimo com os personagens. Contudo, esta adaptação cinematográfica em particular, produzida em 2005 e dirigida por Joe Wright, apesar de todas as subtrações e alterações de cenas do livro que normalmente há, o texto de Jane Austen prevalece sobre o roteiro e consegue absorver a essência de cada personagem e ser fiel a acontecimentos, traduzidos em imagens de lindos figurinos, de maravilhosas paisagens britânicas e excelentes atuações.
 
O enredo conta a história de uma família rural na Inglaterra do final do século XVIII. A família Bennet passa por um delicado problema financeiro, pois a propriedade onde vivem será herdada por um primo distante. A família é constituída pelo Sr. Bennet (Donald Sutherland), pai “quase” despreocupado, a Sra. Bennet(Brenda Blethyn) , a mãe embaraçosa, e as cinco filhas do casal: Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan). E preocupada com o futuro das filhas, a Sra. Bennet quer casá-las com pretendentes que possam lhe dar segurança financeira. Contudo, Elizabeth, a protagonista dessa história, tem uma visão de mundo peculiar da outras jovens da sua época, mais crítica e quer algo há mais do que simplesmente se casar e se dedicar a um marido. Só se casaria se fosse por um amor verdadeiro.

Eis que chega à cidade um jovem rico e solteiro, Sr. Bingley(Simon Woods), acompanhado de seu amigo um tanto taciturno e esnobe, Sr. Darcy (Matthew Macfadyen). As irmãs ficam agitadas e um baile é realizado para apresentá-los. A Sra. Bennet não perde tempo, e logo arruma de apresentar suas filhas ao jovem solteiro, especialmente a sensível Jane, por quem Bingley fica logo encantado. Enquanto sua irmã desenvolve uma aproximação ao coração de Bingley, Elizabeth conhece Darcy, relação com afinidades bem estrepadas. Ela se sente “indignada” com a postura dele, e mostra grande perspicácia diante de sua indiferença. Conforme a trama se desenvolve e complicações e enganos se interpõem, Darcy vai se mostrando cada vez mais interessado por ela, e revelando seu verdadeiro temperamento. Porém, Elizabeth é orgulhosa e sempre se atem a suas primeiras impressões.

O filme é fiel aos costumes da época. Relações sociais entrelaçadas por muito “orgulho e preconceito”, que medem as pessoas por aquilo que elas representam socialmente e financeiramente e as cegam com respeito à verdadeira essência e caráter da outra, é marcante no livro. E é o que justamente “atrapalha”, por assim dizer, e prejudica o romance entre os protagonistas. Jane Austen, para uma jovem escritora na virada do século XVIII para XIX, tem um texto ousado e original, e retrata de forma aguçada as relações sociais rurais na Inglaterra dessa época, dosado de certa crítica social exprimido em suas personagens.

O nosso eterno “Mr. Darcy” na interpretação de Matthew Macfadyen está perfeito e irresistível (#suspiros). E Keira Knightley, apesar de não gostar muito dela como atriz, ficou muito bem no papel de Elizabeth Bennet. Recebeu críticas positivas e não é à toa que o filme foi nomeado para diversas indicações e premiações, inclusive ao Oscar, mesmo não o recebendo.

O filme tem romance, drama e humor. Cenários e figurinos perfeitos, além de conhecermos lugares encantadores e culturais da Inglaterra. Não apenas para as fãs de Austen, mas para aqueles que querem assistir um filme cheio de sensibilidade, agradável e inteligente nesse final de semana, Orgulho e Preconceito é uma ótima indicação. (E não deixem de ler o livro!!!)

Ficha Técnica:

Título original: Pride & Prejudice
Gênero: Romance/Drama
Duração: 127 min
Eleco: Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Brenda Blethyn, Rosamund Pike, Talulah Riley, Donald Sutherland, Carey Mulligan, Claudie Blakley, Jena Malone e Sylvester Morand
Ano de lançamento: 2005
Estúdio: Working Title Films / Studio Canal
Distribuidora: Focus Features / UIP
Direção: Joe Wright
Roteiro: Deborah Moggach, baseado em livro de Jane Austen
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Paul Webster
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Roman Oshin
Direção de arte: Nick Gottschalk e Mark Swain
Figurino: Jacqueline Durran
Edição: Paul Tothill

Informações:
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


23 comentários:

Nanda Meireles disse... [Reply]

Acredita que ainda não vi esse filme? =O
Morri aqui com o que você apresentou.
Tenho que ver, URGENTE!
Bjs

Celsina disse... [Reply]

Morro de vontade de ver esse filme, mas quero muito ler o livro primeiro. Estou só esperando o preço do livro abaixar um pouco pra poder comprar =p

Beeijo!

deiare disse... [Reply]

Esse filme é lindo!!! Eu o assisti antes de ler o livro, e conforme lia via-os como meus personagens do livro...A Keira é ótima como Elizabeth e Mr. Darcy...sem comentários..rsrsrs...
Agora deu vontade de rever e reler...

Willma disse... [Reply]

Adorei seu blog e vou vir sempre aqui!
Aproveito a visita pra lhe fazer uma convite especial.
Venha fazer uma visita ao Espaço Senhorita e concorra a super prêmios.
sempresenhorita.blogspot.com
Não Perca!!!
Bjos.

Lili disse... [Reply]

Amo esse filme Beli! E adorei sua resenha e fotos postadas!
O livro também é maravilhoso! Jane Austen é sempre uma excelente leitura!

beijos
lili

Niii disse... [Reply]

Apesar de não curti muito essa adaptação, ficou boa!
Eu gostoo mesmo é daquela da BBC! Já viu?

bjs

Adriana Brazil disse... [Reply]

Eu já vi esse filme! Adorei!
Os diálogos são muito bem construídos, e como
bem disse, muito inteligentes!
Adorei e veria de novo!
Adoro o final dele!!

bjs

Lu disse... [Reply]

ei Beli, eu já assisti esse filme e adorei.

O mocinho é maravilhoso. ^~

só senti falta de beijos, hauahuauha.

*anaa* disse... [Reply]

Uma resenha muito boa e completa! Eu realmente gostei muito desse filme. Estava sentindo falta de um romance assim...
Comentei sobre ele no meu blog tb. Se quiser dar uma olhadinha lá:
http://livrosedistracoes.blogspot.com/2011/02/filme-orgulho-e-preconceito-pride.html
Beijo!

Kézia Lôbo disse... [Reply]

I love you very very very much this movie!
Mr. Darcy is bealtifullll, and a perfect gentleman!
And I would be Elizabeth

*anaa* disse... [Reply]

@*anaa* Ué, saiu o link errado! hehe Agora vai: http://tesourosdomeubau.blogspot.com/2011/02/filme-orgulho-preconceito.html

Beli disse... [Reply]

@Celsina

É sempre bom ler o livro antes do filme hahaha
Esse livro da Austen é muito bom! Super recomendado!

Beli disse... [Reply]

@Lili

Tanto o filme quanto o livro é muito bom!

Jane Austen é sempre uma leitura recomendavel!!!

bjuss

Beli disse... [Reply]

@Niii

Eu já assisti a série! Acho linda tb!
É que o filme não alcança a mesma profundidade da série, mas mesmo assim eu gostei desse filme...
Eu já prefiro esse Mr. Darcy hujhauah

muito lindo! *.*

bjuss

Beli disse... [Reply]

@Lu

kkkk

Lu... eu quase ia comentar isso... tb acho que falta alguns beijinhos huahah

Mas, mesmo assim, a trama é muito boa! :D

bjuss

Beli disse... [Reply]

@*anaa*

Anaa... Esse filme é muito bom!

Obrigada pela visita!
Já vou passar no seu blog! :D

bjuss

Rachel An disse... [Reply]

Uma palavra: INCRÍVEL. Eu simplesmente AMO esse livro. apesar de nao ter lido. haha o problema é comprá-lo, tanto por falta de oportunidade quanto dinheiro, porque sao livros demais. e quem dera se eu tivesse todos os livros que eu quero. enfim, esse foi o único site em que eu vi esses romances clássicos, que eu aadooroo! Parabéns por isso. bjss. *-*

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP