Desafio Literário: As Leis de Allie Finkle para meninas 01: Dia da Mudança, de Meg Cabot

|

Desafio Literário
Tema: Infanto-Juvenil



 As Leis de Allie Finkle para meninas:
Dia da Mudança
Meg Cabot


Fazia tanto tempo que eu não lia Meg Cabot, além do mais, ano passado só li alguns romances históricos mais adultos dela, e de repente cair com um infanto-juvenil da mesma autora é um choque um tanto brusco. Talvez, eu esteja exagerando, mas tenho que admitir que Meg se sai bem em ambas as pontas, incluindo no que ela é realmente fera em criar: romances juvenil-adultos.

Essa resenha faz parte do Desafio Literário 2011, cujo tema do mês é ler livros infanto-juvenil, e para essa missão escolhi As Leis de Allie Finkle para meninas – Dia da Mudança, de Meg Cabot. Inclui esse livro no Desafio Literário 24/12 , realizado pelo blog Sombra do Vento , que está com o mesmo tema para esse mês.

*~*~*

“Irmãos – e pais – podem ser muito insensíveis.” - in As Leis de Allie Finkle

Voltado para um público mais infantil e com uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos Allie Finkle, uma garotinha de 9 anos que gosta muito de “leis”. Ela tem um caderno onde ela escreve leis de comportamento para as meninas, o qual ela segue rigidamente e, às vezes, quebrando algumas, como “Não enfie uma espátula na garganta da sua melhor amiga.” Ela mora com os pais e mais dois irmãos menores. Quer ser veterinária quando crescer, então é totalmente contra quem maltrata animais, agindo muitas vezes como uma pequena ativista.

Contudo, Allie vê seu mundo desabar quando os pais a avisam que vão se mudar para uma casa nova. E se não fosse apenas o choque da mudança, ou seja, casa nova, escola nova e ter que deixar sua melhor amiga chorona (com quem, na verdade, ela tem sérias dúvidas de amizade), a casa para onde eles vão morar é assombrada. A partir disso, ela estabelece uma nova lei: "Não deixe sua família se mudar para uma casa mal-assombrada". Mesmo com a esperança de conseguir uma nova melhor amiga menos chorona ou com a promessa de sua mãe para ganhar um gatinho (seu maior desejo), ela não vai permitir de nenhuma maneira que seus pais de mudem de casa.

A historinha é super divertida e as leis que Allie cria são bem interessantes, mas esse é um livro totalmente voltado para um público infantil. Então, se você pegar para ler pode achar a leitura um tanto bobinha, pois seus protagonistas são crianças, em uma linguagem adequada para elas. Ao lê-lo me lembrou alguns filmes infantis que passam na seção da tarde, como Os Batutinhas ou Harriet the Spy (A pequena Espiã).

A narrativa é deliciosa e descontraída. A trama é simples, porém não superficial e super fofa. Leitura ideal para crianças, especialmente para meninas, afinal é tudo sobre elas. Adorei a Allie, os pais, os irmãos e o tio super descolado. Se você gosta de Meg Cabot, não tem problemas com histórias infantis, vai gostar de As Leis de Allie Finkle para meninas – Dia da Mudança, que também é uma série bem criativa.

Classificação:


Trecho de As Leis de Allie Finkle para meninas – Dia da Mudança:

“Eu gosto de leis. E isso porque as leis ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil. Por exemplo, a lei sobre não matar pessoas. Obviamente, é uma lei útil. (...)
A ciência tem muitas leis (por exemplo, a lei da gravidade). E a matemática também (tipo, cinco menos três sempre dá dois. Isso é uma regra).
É por isso que eu gosto de ciência e de matemática. Você sabe o que está acontecendo, pois as regras mandam!
O que não me anima muito são todas as outras coisas. Porque não existem leis para as outras coisa.”

Série As Leis de Allie Finkle para meninas

-As Leis de Allie Finkle para meninas 01 – Dia da Mudança (2009)
-As Leis de Allie Finkle para meninas 02 – A Garota Nova (2010)
-Allie Finkle's Rules for Girls 03 - Best Friends and Drama Queens (não publicado no Brasil)
-Allie Finkle's Rules For Girls 04 - Stage Fright (não publicado no Brasil)
-Allie Finkle's Rules For Girls 05 - Glitter Girls and the Great Fake Out ( (não publicado no Brasil)
-Allie Finkle's Rules For Girls 06 - Blast from the Past (ainda não publicado)

* CABOT, Meg. As Leis de Allie Finkle para meninas, livro um: Dia da Mudança. Série As Leis de Allie Finkle para meninas; v.1 Tradução: Maria P. de Lima. Rio de Janeiro: Galera Record, 2009. p. 207
**Título Original: Allie Finkle’s rules for girls: moving girl

____________________________________________________________
 
Desafios Literários:

Para conferir outras resenhas participantes, clique aqui!
 
1º livro para o Desafio Literário 24/12
Para conferir outras resenhas participantes, clique aqui!

 



Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


12 comentários:

Ana Carolina Nonato disse... [Reply]

Olá!

Adorei sua resenha, mas infelizmente não leria por não suportar a escrita de Meg Cabot.

Abraços e sucesso!

Karol Albuquerque disse... [Reply]

Também li Allie Finkle esse mês e adorei o livro.

Ao contrário do que você falou, acho que a Meg se sai melhor com crianças... não sei porque! rs Mas adorei a resenha! É bom ver o livro comentado por um outro ponto de vista!

=)

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Este eu ainda não li, mas um dia consigo ler todos da Meg rsrs. Acho a história muito fofa, apesar de mais infantil acho que vou gostar.

bjoo

Naniedias disse... [Reply]

Eu comprei esse livro e estou com um pé atrás para lê-lo... Isso porque eu li "Sorte ou Azar", o primeiro livro que eu li da Meg Cabot, e não gostei nem um pouco... daí fiquei com um pé atrás com esse outro livro dela... hehehe Um dia eu leio ><

Salomé Fernandes disse... [Reply]

Apesar de gostar da Meg, e de parecer um livro bem divertido não lerei. É muito infantil.. num sei. Mas gostei da resenha.
beijos

http://deliriosdesalome.blogspot.com/

deiare disse... [Reply]

Oi Beli!
Eu quero ler esse livro. A reseha ficou ótima...
A Meg, pra mim, é ótima...tudo bem que só li a coleção A Mediadora dela, mas todos os outros estão na listinha...rsrsrsrs...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Hérida Ruyz disse... [Reply]

Oi Belli

Ainda não dei sorte com a Meg. Todos livros que achei bem mais ou menos.rsrs
Mas sua resenha ficou ótima.
Parabéns.
Bjs

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Eu adoro os livros da Meg, e acho incrível como ela consegue escrever para todas as idades! rs. Costumo ler os infantojuvenis dela, mas este parece ser bem infantil... Qm sabe um dia, ainda tenho tantos outros livros dela para ler...rs. Bj.

Niii disse... [Reply]

Sendo da meg eu encaro. Como vc disse ela se sai bem em tudo o que escreve! *_*
Esse livro deve ser bom p/ relaxar né!? simples e lindinho!

bjs

ps: Quando eu diminuir minha pilha eu pego o da Nora emprestado! =) Vc vai quere sundays!? #vou no correio essa semana agora! manda p/ nicholek_@hotmail.com seu endereço se quiser.

Lu disse... [Reply]

Beli, eu amo os livros da Meg, esse está já na minha listinha de compra. ^^

ele é bem infantil né, mas eu nem ligo, kkk.

beijos.

Vivi disse... [Reply]

Não me lembro de ter sido atraído por algum livro da autora, mas esse daí da vontade de sair correndo para comprar e ler. Pareceu-me uma ótima escolha!

Bjs

Clarisse Cunha disse... [Reply]

Ai que fofa! Adorei a Allie. Quase cheguei a comprer esse livro uma vez. Mas as vezes me esqueço de como a Meg Cabot é boa.

Seu quote foi legla. LOL

XOXO, da Lisse

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP