O Peso do Silêncio, de Hearther Gundenkauf

|

 O Peso do Silêncio
Hearther Gundenkauf

O Peso do Silêncio (The weight of silence) é um livro que inesperadamente te surpreende: pela a qualidade do enredo, pela sensação de um suspense que acompanha a história toda, embalsamado por um lirismo que fascina o leitor. Além da linda capa e do nome complicadíssimo da autora (que não tenho noção de como se fala ¬¬), Hearther Gundenkuaf, este é um romance com foco dramático e linha policial, equilibrado com tensão e sensibilidade

Em Willow Creek, Iowa, o desaparecimento de duas meninas de 7 anos, em uma manhã calorenta, mexe dramaticamente com duas famílias, trazendo à tona recordações, segredos e conflitos que nos envolve em um clima de tensão durante toda a trama. Calli Clark, de 7 anos, não fala desde os 4 anos. De repente, ela parou de falar. Algo terrível aconteceu para que ela mantivesse o silêncio e a mudez por muito tempo. Isso preocupava sua amorosa mãe, Antonia, e Ben, seu corajoso irmão de 12 anos. Apesar de tudo, uma menina inteligente e aventureira. Griff Clark, seu pai, é um homem bêbado e violento, afligindo sua família. Todos tinham muito cuidado ao lidar com Griff, especialmente Calli.

“Apesar do calor, Calli tremia e tentava conter os arrepios do braço. A raiva que Griff irradiava despertava a lembrança de Calli, que tentava afasta-la da cabeça. Aquele dia.” - Calli, p. 63

Nessa manhã, porém, Calli acorda e quer ir ao banheiro. Seu pai está preste a sair para pescar com Roger e está bebendo. Calli, na esperança de seu pai já ter saído para a pesca, desce para ir ao banheiro. Mas Griff ainda está ali, e a chama. Ela vai apreensiva até ele, já prevendo que algo ruim vai acontecer. Griff, um homem atormentado pelo ciúme que sente do antigo namorado de Antonia, o Assistente de Xerife Louis, joga na cara de Calli que ela não se parece com ele, que ela não pode ser sua filha, e sim de Louis. Ele pega Calli pelos braços e a arrasta floresta dentro, falando que está levando-a para seu verdadeiro pai. Sem avisar ninguém, com a camisola rosa e os pés descalços, seu pai a leva para longe.

Petra, uma menina de 7 anos e melhor amiga de Calli, sua “alma gêmea”, estão sempre juntas. Entre as amigas há uma forma especial de comunicação, Petra sempre sabe o que se passa com Calli, sempre agindo como sua voz. Suas casas são vizinhas também. Nessa mesma manhã, enquanto ainda estava em seu quarto, algo atrai sua atenção no quintal, duas figuras estão indo em direção a floresta. Os reconhecendo, ela sai de seu quarto vestindo um tênis, e vai até a floresta para encontrá-los. Sai sem avisar seus pais.

Martin Gregory, professor da universidade e casado com Fielda, uma mulher muito mais jovem do que ele, ao levantar-se pela manhã percebe que sua filha não está no quarto, em lugar nenhum na verdade. Um desespero o toma. Procura pela casa toda, acorda sua esposa, nenhum sinal de Petra. Ela desapareceu. A última vez que a viram, foi quando a colocaram para dormir. Martin liga para o Assistente de Xerife Louis, comunicando que sua filha sumiu.

Antonia acorda com um barulho estrondoso de uma caminhonete, mas permanece tranqüila pois o marido vai passar alguns dias fora. Em sua porta, está Louis, seu amigo de infância, e Martin, pai de Petra e seu vizinho. Petra desapareceu e querem saber se Calli sabe de alguma coisa. Ela sobe até o quarto da filha, ela não está ali. Antonia pergunta para o filho Ben, que está acordado, se ele sabe da irmã. Tem algo errado, ela sai para procurar a filha pela casa, Calli também está desaparecida. Seus sapatos ainda estão ali. Aflição a toma. O que aconteceu com sua filha? E com Petra? Essa é uma pergunta que terá que ser resolvida pelo Assistente de Xerife Louis, iniciando uma operação de busca e uma investigação policial, que instiga também seu envolvimento pessoal nesse caso. Mesmo que queiram negar essa possibilidade, as meninas estão desaparecidas.

Uma busca frenética pelas duas meninas tem inicio. A trama é narrada através das vozes, lembranças e perspectiva de cada personagem, alternada em capítulos curtos, de forma fluida e envolvente. Durante esse acontecimento desesperador, Calli, Petra, Martin, Antonia, Ben e Louis, relembram eventos vividos no passado, que se mistura com o momento presente, buscando, talvez, um explicação que culminou no desaparecimento dessas duas meninas. Conflitos familiares, escolhas erradas e ponderadas, culpas e arrependimentos tomam conta da consciência desses personagens tão fortes e marcantes.

Diversas vezes durante a leitura, me vi presa e perdida nos pensamentos e lembranças desses personagens, vivenciando com eles seus medos, erros, culpas e tensões, dissolvidos em uma narrativa eloquente e equibrada. Suspense ponderado com uma narrativa sensível,  sentimos o peso do silêncio.

A única coisa que peca nesse livro, pelo menos na edição que eu tenho, é a revisão mal feita do livro. Muitas palavras erradas e frases sem terminar passaram pela revisão sem serem corrigidas. Aliás, está é uma coisa que a Harlequin tem que estar mais atenta, pois esse tipo de erro vem sendo cometido em outros de seus romances publicados especialmente para livrarias.

O Peso do Silêncio, romance de estréia da autora, é fascinante e magistral. Um dos melhores livros que já li. Obrigatório para quem busca uma boa leitura, mesmo que não se identifique com o gênero. Sem dúvida, um romance cinco estrelas.

Classificação:
  


Confira o booktrailer do livro: aqui!

Trecho de O Peso do Silêncio:



“LOUIS E EU vemos você quase ao mesmo tempo. Na floresta, entre árvores ocas com colmeias de abelhas cujo cheiro pesado e doce sempre me fará lembrar esse dia, vejo lampejos da camisola cor-de-rosa que você usou para dormir na noite passada. Meu peito relaxa, e tremo de alívio. Mal noto suas pernas arranhadas, os joelhos sujos de lama ou a corrente em suas mãos. Eu me estico para envolvê-la em meus braços, dar um abraço apertado, encostar meu rosto em sua cabeça molhada de suor. Jamais vou querer que você fale, jamais pedirei que converse. Você está aqui.” (Antonia - Contra-capa)



Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


11 comentários:

Alba disse... [Reply]

Eu estou de olho nesse livro já há uns meses, mas sempre outros títulos passam na frente na hora da compra...

Acho a capa LINDA!! E realmente é uma pena os erros de alguns texto na Harlequin... Tenho a coleção Red Dress Ink, e é LOTADA de erros de grafia... =/

Beijos Beli!!

Viviane Freitas disse... [Reply]

O título desse livro já me deixou interessada. Gostei da história e vou querer ler! Agora você me deixou com vontade, Beli :)

BeijO*

Paula disse... [Reply]

Esse livro parece ser muito bom e triste.. agora me deu muita vontade de ler...
Ótima semana :)

Naniedias disse... [Reply]

Beli, esse livro parece tão bom e com sua resenha fiquei ainda mais encantada *-* Mas, por outro lado, fiquei um pouco temerosa... erros de revisão não são legais... odeio quando vejo isso nos livros....

Léka disse... [Reply]

Erros de revisão são um enorme turn down mesmo :/ E é pior quando o livro é ótimo e essa é a única ressalva que você tem que fazer, pois não é tão difícil evitar esse tipo de problema (oi? contratar um bom revisor?)!

Enfim, "O Peso do Silêncio" parece bem dramático, não no estilo dramalhão mexicano, mas no estilo "fiquei até um pouco para baixo após terminar a leitura"...

A resenha parece ter captado bem a essência do livro =] Adorei.

:*

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Interessantissimo, se vc disse q é bom...
O titulo me chamou bastante a atenção!

Lu disse... [Reply]

ei Beli, eu já li sobre esse livro, mas não tinha demonstrado interesse nele, acho que é pq nunca li nada dessa autora, então fiquei com o pé atrás. ^^

Que bom que você gostou, adorei a resenha, pois deu para saber bem como é o livro. Vou dar uma chance para ele. ^^

beijos.

deiare disse... [Reply]

Eu já havia visto sobre o livro por aí, mas voc~e consegui me instigar ainda mais com sua resenha.
Adoro livros nesse estilo.
Bjos!!!
Obrigada pela visita *_*

http://sentimentonoslivros.blogspot.com/

Nanda Meireles disse... [Reply]

Oie... Nossa, parece um tema bem pesado, mas se você diz que vale a pena, vou confiar *-*
Bjs

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Sempre que leio uma resenha deste livro fico morrendo de curiosidade para saber o que aconteceu rs

Adorei a resenha :)

bjo

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP