Feios, de Scott Westerfeld

|

 Feios
Scott Westerfeld

Esse post era para ter saído ontem, mas como estava muito calor (¬¬), fiquei com preguiça... cof. cof. Li esse livro já faz um tempinho e a resenha já estava pronta, mas a lerda aqui não tinha postado ainda. Agora sai resenha de Feios!

Nos últimos anos, nos mundo literário, as obras ou séries que ganharam grande espaço no mercado editorial foram aquelas que abordam temas vinculados com o mundo sobrenatural, ou mesmo aqueles romances que aborda apaixonites e problemas no universo High School. Pouco espaço sobra para outros gêneros, como uma ficção-científica pura. Contudo, Feios é uma exceção a essa regra. Série de grande sucesso de Scott Westerfeld, Feios é uma obra de ficção-científica, com pitadas de romance adolecente, que aborda sobre um mundo futurístico, no qual a ordem é ser “perfeito”.

Imagine você perfeito, com feições simétricas e pele sem nenhuma imperfeição. Imagine um mundo inteiramente e extremamente perfeito. Um mundo de beleza perfeita, alta tecnologia e conforto absoluto. Em um futuro longínquo, a sociedade finalmente alcançará esse ideal e tornará concreto um grande projeto de tornar a humanidade perfeita.

Em Nova Perfeição, onde só há lugar e prestígio para aqueles que são extremamente perfeitos, ser feio é estar excluído desse mundo. Ser perfeito é a lei. Todos, na verdade, nascem feios. Apenas quando atinge a idade de 16 anos, uma pessoa recebe do governo uma incrível cirurgia plástica que transforma completamente sua fisionomia, deixando seu corpo e seu rosto com feições belas e perfeitas. Enquanto não chega a idade para a realização da cirurgia, as crianças são deixadas na Vila Feia.

Com uma narrativa envolvente e uma trama bem ambientada, o foco dessa história é Tally Youngblood, uma feia que sonha em se tornar perfeita e morar em Nova Perfeição. O 16º aniversário de Tally está próximo, e com ele a realização de seu sonho. Seu melhor amigo, Paris, já completou 16 anos, se tornou perfeito e mora em Nova Perfeição. Tally não vê a hora de rever seu amigo. Viver com ele novamente, livre para frequentar qualquer lugar, ir a festas, se divertir e não ter outras preocupações.

Vila Feia é um lugar de rígido controle e regras, mas Tally sempre ousou a quebrá-las. Um dia, ansiosa para ver Peris, se arrisca indo até Nova Perfeição. Ela consegue entrar na cidade sem ser vista, ver Peris, que está completamente diferente, mas na sua tentativa de sair dali não ocorre tudo bem. Em uma fuga corrida e espantosa, ela consegue chegar nos arredores de Nova Perfeição. Nessa aventura, ela se esbarra com Shay, uma menina feia e aventureira que passa a ser sua nova companheira.

Em aventuras com Shay, Tally vai além das fronteiras de Nova Perfeição, conhecendo Ruínas de um mundo antigo(do nosso atual, para ser mais específica), os Enferrujados. Entretanto, o problema é que Shay não quer se tornar uma perfeita. Ao contrário de Tally, que acha o processo de se tornar perfeito natural, Shay gosta de ser e ter a aparência que tem. Na verdade, segundo Shay, existem outras pessoas vivendo fora desse mundo de perfeições, e felizes. Vários feios já fugiram para lá. Tally não sabe o pensar de tudo isso, nem mesmo se acredita nisso. Como pode alguém querer continuar feio?

Shay escolhe não se tornar perfeita. Tally está em dúvida. Shay foge e Tally decide se tornar perfeita. Ela sabe para onde a amiga foi, o que ela não poderia saber era em que tipo de encrenca estava entrado. Seu sonho está ameaçado a não se realizar. E pior, muito pior, por baixo de toda essa perfeição, ela vai descobri coisas terríveis. Afinal, o que há por trás desse mundo perfeito?

Um assunto extremamente atual e discutido, a ditadura da beleza e o preço que ela impõe é o tema central do livro. É impossível não ler Feios e não parar para pensar: durante a leitura toda nos debatemos com essa questão. Um mundo que classifica, taxa e separa as pessoas por idade, aparência e habilidade. Um mundo completamente controlado, belo, ideal e alienante. Revoltante para o leitor.

Tally é um tipo de personagem que desperta sentimentos conflitantes. Nela está expresso toda a conformação e alienação desse mundo de perfeição. Tudo é tão lógico para ela que chega a irritar, até que ela desperta para outras realidades. Por outro lado, Tally nós conquista como protagonista, mostrando sua determinação, originalidade e acabamos torcendo por ela. O final foi inesperado para mim.

Personagens marcantes e interessantes. A leitura pode ser um pouco cansativa, mas os caminhos pelos quais nos leva nos instiga ir até o fim. Coloco Feios entre uma das melhores séries. Acho que esse é um livro que vale a pena ser lido e discutido. Super-recomendo!!!

Classificação: 



Site
Canal Youtube (Confira o Booktrailer):
Trecho de Feios:


“Tally olhou para as formas antigas e sinuosa da montanha-russa. E para as trepadeiras que subiam por sua estrutura.
- Imagino há quanto tempo os feios vêm aqui.
- Provavelmente há tempo. As coisas são passadas adiante. Sabe, uma pessoa descobre como enganar a prancha, a outra descobre as corredeiras, e a outra chega até as ruínas.
- E aí toma coragem para atravessar o buraco da montanha-russa. – Tally engoliu em seco. – Ou passa por ele sem querer.
- Mas, no fim, todos se tornam perfeitos.
- Final feliz – completou Tally, e viu Shay contrair os ombros.”
Livros da Série Freios:
- Feios (Uglies)
- Perfeitos (Pretties)
- Specials – ainda não lançado no Brasil
- Extras – ainda não lançado no Brasil


Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


17 comentários:

Lariane disse... [Reply]

mais um qyue está aqui a espera de tempo para ler.

mas, acho que só devo fazer isso qndo tiver pelo menos o trÇes comigo.]


Beijocas,
Lariane

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Eu adoro a série, tem sempre muitas reviravoltas e coisas que a gente não espera que vai acontecer. Gosto tbm das lições q ele coloca por trás da ficção.
Estou ansiosa pelo lançamento do terceiro.

bjo

Lu disse... [Reply]

ei Beli, eu não tenho vontade de ler essa série. =/
Sei lá, não despertou minha curiosidade por enquanto, mas quem sabe um dia eu leio. ^^

beijos.

.Niii. disse... [Reply]

Oi Bia!
Como vai!?
Obrigada pelo comentário no blog Faz PARTE...
Não gostei muito do primeiro livro "Feios", mas ouvir falar tão bem do segundo que vou arriscar!

Bjs
Seguindo o Blog!

Mariana disse... [Reply]

Acredita que ainda não li esse livro?

Fiquei com um pouco de medo pois não sou muito fã de ficção científica, mas está na minha lista, um dia eu leio ;)

Bjs
Mari
Psychobooks

Náh disse... [Reply]

Olá, Beli!
Eu sou autora do blog Ler, Dormir, Comer... Acho que é primeira vez que visito seu cantinho! Estou seguindo!
Ah... Estou louca para ler esse livrinho! Buáá!
bjus
Náh

Léka disse... [Reply]

Até agora eu não tinha tido vontade de ler "Feios", possivelmente porque nenhuma resenha havia falado a frase mágica: "é uma obra de ficção científica." Pronto.

Agora eu quero muitoo ganhar a promoção rs

:**,
Léka

Adriana T disse... [Reply]

Ficção científica não é exatamente o meu gênero favorito, mas sua resenha me fez ter vontade de ler esse livro...

EricaMarts disse... [Reply]

Quero muito ler esse livro.
Adoro ficção científica porque os autores solta a imaginação mais ainda e geralmente traz uma crítica a sociedade.

Bye

Juh** disse... [Reply]

Estou super curiosa por esse livro!!
A resenha ficou otima
beijos
Livros e blablabla

Lαís Pαmelα :) disse... [Reply]

Reesenha muito muito boa.
Há tempos quero ler esse livro e não consigo. ¬¬
Adorei. ^^
Beijoos.

Claudinha Teles disse... [Reply]

Tenho uma amiga que já leu os dois primeiros livros lançados dessa série e me disse que é muito bom! Sem contar todas as resenhas que já li, sempre alogiando, tô super curiosa pra ler! *-*


Beijos

anaisa disse... [Reply]

Tô querendo ler faz um tempão e ainda nada :/
Mas ano que vem com certeza eu leio :D
Muito boa a resenha *-*

Beijos & Feliz 2011!!!

Mary disse... [Reply]

Adorei a resenha e estou muito afim de ler essa coleção, parece ser ótima. Adorei1 =D

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP