As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1: A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin

|

As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1
A Guerra dos Tronos
George R.R. Martin

Sabe aquele livro que te “tira do ar” durante dias? Simplesmente transporta você para outro mundo, para uma outra era perdida no tempo, totalmente sem aviso, em uma viagem densa, intrigante, cheio de idas e vindas, por caminhos inesperados, repletos de perigos e excitação. Você, definitivamente, não sabe onde está entrando e qual vai ser seu real destino. A leitura de um bom Épico sempre tem esse poder: de nos fazer mergulhar em uma história excitante, nos envolver em seu universo, como se estivéssemos dentro da história. Bem, depois de tanto tempo sem ler um Épico como esse, fui arrebatada para dentro do universo de A Guerra dos Tronos.

Adianto que essa é uma resenha difícil de fazer sem grandes de longas ou enfatizando pontos importantes dessa história. Durante a leitura, não sabemos o que vamos encontrar no caminho e nem o que vai acontecer com os personagens que elegemos como nossos favoritos. Suas escolhas e atitudes podem nos surpreender, alegrar, causar aflição ou nos irritar. Uma trama complexa, intensa, cheio de traições, aventuras, tragédias, vitórias. Não hesite em conhecer ou entrar no mundo dos Sete Reinos na série As Crônicas de Gelo e Fogo.

Nessa fantasia que invoca conceitos de um mundo medieval, nos deparamos com uma terra que conta uma história muito antiga, de outras eras. Um continente, Westeros, no qual as estações não são definidas. Longos anos de quente Verão se alterna com longos Invernos cruéis, frios e devastadores. Uma terra divida em Sete Reinos, dirigidos por grandes famílias que carregam seu selo e suas honras, sob o governo de um Rei. E na época em que “A Guerra dos Tronos” acontece, “O inverno está chegando...”. E quando esse lema é pronunciado nas terras frias do Norte, Winterfell, governada pela grande família Stark, bem sabe eles os tempos difíceis que estão por vir. E com o terror do inverno, aparentemente, acontecimentos terríveis estão prestes a cair sobre o destino da família Stark.

Tudo começa quando Eddard Stark recebe a notícia de sua esposa sobre a morte Jon Arryn, a Mão do Rei, e seu velho amigo, agora Rei dos Sete Reinos, Robert Baratheon, está para lhe fazer uma visita. Robert e Ned lutaram juntos, há quinze anos, contra o Rei Aerys II, da Casa de Targaryen, pondo fim a Dinastia Dragão que governou gerações.  Robert convida Ned para ser a nova Mão, um cargo muito importante no comando do governo real, apenas abaixo do Rei. Ned está resistente a aceitar esse pedido, pois teme em deixar a tranquilidade de sua casa e sua família, com cinco. No entanto, um motivo maior se interpõe em sua decisão: Jon Arryn, também seu amigo, pode ter sido assassinado. Para descobrir a verdade, pois, aparentemente, o Rei está em perigo, e sua família também, ele parte para as calorosas Terras do Sul. Robert está diferente daquele que era seu velho amigo. Como Mão do Rei, Ned terá que lidar com as intrigas, complôs, segredos e a negligência na qual o governo foi abandonado, mas, principalmente, com as perigosas ambições e pretensões da família da Rainha, os Lannister.

Essa só é a pontinha do iceberg, pois essa história de múltiplos personagens, articula diversos acontecimentos ao mesmo tempo. Não temos um protagonista definido, mas acompanhamos a história de vários personagens em capítulos alternados. São eles: Eddard Stark; Catelyn, a corajosa esposa de Eddard; Bran, o filho mais novo de Stark, um menino forte que sonha em ser um cavaleiro. Sansa, filha mais velha de Stark, prometida para o filho do Rei, uma menina de 11 anos, vive em seu sonho de princesa (irritante); Arya, a filha mais jovem, que ao contrária da irmã, não leva jeito para “meninices”, é corajosa e muito esperta. Jon Snow, o bastardo de Stark e por isso rejeitado pela sociedade, mas não pelo seu pai e irmãos; Tyrion Lannister, o anão, resignado pelas suas características físicas, é um homem astuto e terá que enfrentar seus próprios problemas. E, nas cidades livres, para longe do continente dos Sete Reinos, encontramos Daenerys, a herdeira sobrevivente da Casa Targaryen, princesa Dragão, uma jovem de treze anos que vai descobrindo seu destino aos pouco junto dos bárbaros dothrakis.

Personagens quase reais, complexos, surpreendentes, cada um cumprindo um papel importante no enredo. Os dois que mais me chamaram a atenção foi a Daenerys, a princesa Dragrão, Filha da Tormenta, de treze anos que vive sua história longe dos Sete Reinos, casada com o líder de um povo bárbaro. Nossa! Como ela me surpreendeu e me chocou. É a personagem que mais me deixa na expectativa para os próximos livros. E Jon Snow, um jovem de quinze anos, que entra para a Patrulha Negra, que guarda a grande Muralha que protege os Sete Reinos. Para além da Muralha espreitam forças sobrenaturais desconhecidas e cruéis, denominados como os “Outros”.

Não é uma fantasia como vemos em “Senhor dos Anéis”, é mais uma história de reinos, cavaleiros, vassalos, intrigas, reviravoltas e destinos incertos, envoltos de narrativas que conta sobre magia e superstições antigas. A forte conexão com um mundo medieval nos coloca em uma ambientação histórica. Outro ponto interessante fica por conta dos papéis desempenhados por mulheres fortes e determinadas, que tomam posições de destaque mesmo as mais jovens.

No original, em inglês, a série “A Song of Ice and Fire”, escrita por George R.R. Martin, está previsto para sete livro, e por enquanto só foram lançados quatro. É um projeto longo, escrito com cuidado, aos poucos, capítulo por capítulo, trabalhando personagem por personagem, como li uma vez, o autor salientando esse aspecto de sua obra. E que épico G.R.R. Martin criou, uma obra-prima entre o gênero.

Ao contrário do inglês Tolkien, o norte-americano George R. R. Martin é um autor de nossos tempo. Não relaciono os dois, pois os focos de suas histórias são outros e incomparáveis. A não ser por um detalhe: diferente de Tolkien, que é mais detalhista e lírico nos romances, Martin não tem reservas ao escrever, aborda lutas, morte, traições, sexo e incestos de forma mais aberta e crua.

A leitura é viciante e envolvente, com narração de eventos bem tecidos, descritos, estruturados. Comecei a ler esse livro que capturou todas as minhas noites, mas fui aos pouco para saborear cada detalhe desse épico incrível. Passei por poucas e boas com ele. Teve uma hora que tive que parar ler, pois eu não esperava algo que me revoltou tanto. Entrei de luto literalmente!

Com quase 600 páginas, o livro é enorme. Merecia uma edição em capa dura. OMG! Quase chorei quando terminei de ler. Cadê o segundo volume??? A história termina quando a coisa começa a esquentar. Uma série extraordinária que promete uma história impressionante. Não vejo a hora de ler o segundo livro, que será lançado só em abril de 2011 pela Editora Leya. Haja paciência para esperar! Uma obra de fantasia super aclamada, As Crônicas de Gelo e Fogo é leitura obrigatória para quem aprecia uma excelente história.

Classificação:


Está sendo produzido pela HBO um seriado baseado nos livros. Confira o trailer:


E eu não poderia deixar de citar que há uma música da banda Blind Guardian, chamada War of the Thrones, baseada no livro! (*.*) Confira a música:


Série As Crónicas do Gelo e Fogo: (Seguindo a ordem das publicações americana.)
-A Game of Thrones (1996) - A Guerra de Tronos
-A Clash of Kings (1998) - A Fúria dos Reis (lançamento previsto para 2011)
-A Storm of Swords (2000)
-A Feast for Crows (2005)
-A Dance with Dragons (em publicação)
-The Winds of Winter (sem previsão )
-A Dream of Spring (sem previsão)




Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


16 comentários:

Juh** disse... [Reply]

Menina surtei agora com essa resenha!! Preciso desse livro!!
Eu amo esse tipo de literatura que nos leva para um mundo absolutamente novo!!!
beijoos
Livros e blablabla

Isabelle Rô. disse... [Reply]

Amei a resenha! Se antes eu já estava louca para lê-lo, agora então... Ainda bem que eu já o encomendei no Submarino *.*, tava uma pechincha!
Hm... E vai ter um seriado da saga... Será que vai ser bom? Ou decepcionante? Bem, de qualquer maneira, vou querer assistir com certeza!
Bjos! :*

Vivian disse... [Reply]

Olá Beli!!

Nossa!! Que resenha!! Eu já tinha visto por aí, mas não tinha prestado muito atenção. Mas sua resenha me deixou curiosa!! É tão bom assim??!
Vou colocar ele na minha lista( que está imensa!!!!Oba), para conferir!
tão bom ler!!!
Beijos amiga!!
Lindo dia!!

Mariana disse... [Reply]

Beli, tenho que confessar que não li a resenha inteira porque não gosto de saber muita coisa antes de ler um livro, mas os pedaços que li só fizeram com que eu tivesse mais certeza de adicionar esse livro na minha lista de desejados...

Bjs
Mari
Psychobooks

Cláudia Charão disse... [Reply]

Oi Beli!

Que tri, eu queria ler uma resenha desse livro ... nossa estou sem palavras, a sua resenha esta maravilhosa, vai para lista de compras - que vou poder enrolar um pouco já que a continuação vai demorar uns meses, alias que tri deve ser a série que a HBO vai trazer também

Bjuss

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Menina vc arrebentou!!! Olha eu nem queria tanto ler o livro pq achei muito grande, e tava faltando tempo... Mas depois dessa resenha vou ter que correr atras!!! Bah e é o tipo de historia que amoooo!

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Beli, sua resenha esta M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, parabéns!!! Fiquei morrendo de vontade de ler este livro, vou por na lista de compras do mês que vem! =0)
Bjo.

Clarisse Cunha disse... [Reply]

Oie Beli!! Tudo bom?
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito bom.

Hj vi que vc está no Amigo Secreto Literário... que bom!! Estou add os participantes, mas já sou seguidora aqui no L&D. Estou curiosa para ver seus presentinhos e que vc tirou.

XOXO, da Lisse

A Saga Auréola disse... [Reply]

Maravilhosa essa resenha,Parece ser bacana esse livro.adorei o blog e estou lhe seguindo.Beijos

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Eu estou doida para ler este livro desde o lançamento, comprei ele assim que pude e agora nada de ler rsrs. Ta na fila esperando :P

Amei a resenha, fiquei ainda mais curiosa e esta ilustração que vc colocou é lindona

bjoo

Lili disse... [Reply]

Oi Beli!

Estou louca para ler esse livro e conhecer essa saga!

Estou para comprar esse livro desde que foi lançado. Vou acabar me dando de presente agora no Natal! rsrs

Adorei sua resenha, motivou ainda mais a minha vontade em lê-lo!

Obrigada pela dica!

Beijos
Lili

Neny disse... [Reply]

Nossa depois de uma rezenha empolgante assim preciso do livro, vou adicionar ele a minha lista, beijos.

Lu disse... [Reply]

ei Beli, adorei a resenha, comprei esse livro super baratinho.
Ainda não li, mas está na fila me esperando, rsrs.

beijos.

Viviane Freitas disse... [Reply]

Oi, Beli : )
Eu estou louca por esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa!
Pena que não posso mais gastar :(

Beijos!!

Léka disse... [Reply]

Beli,

Estou com este livro aqui em casa há um algum tempinho, mas ainda não parei para conferí-lo...Ah, mas todas as resenhas estão me deixando louca!! Acho que vou parar as outras leituras e passar esse na frente ;)

E eu fico realmente contente quando se dá o destaque devido às personagens femininas...Em geral os autores de livros no estilo de "A Guerra dos Tronos" negligenciam o papel das mulheres, uma pena :/

Adorei a resenha!

:**
Léka

Claudinha Teles disse... [Reply]

Olha, tem tempo que eu tô querendo comprar esse livro pra ler duma vez, antes da série estrear pq claro que eu vou acompanhar, mas ainda não deu. Enfim, está na minha lista! *-*


Beijos

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP