Diários do Vampiro 05 – Anoitecer, de L. J. Smith

|

Diários do Vampiro 05 – Anoitecer
L. J. Smith

O quinto volume da série que explora o complicado triângulo amoroso entre Elena, Stefan e Damon, inicia uma nova trilogia, Diários do Vampiro: O Retorno – "Anoitecer" (The Vampire Diaries: The Return - “Nightfall”), publicado originalmente em 2009 nos EUA. Mês passado foi lançado por aqui o quinto volume da série pela Editora Record. (Para conferir os outros volumes da série, clique aqui! ^. ~ )

De toda a série, esse quinto volume foi o que mais valeu a pena ler. E esse, de fato, promete uma história bem melhor elaborada e mais intrigante nessa nova trilogia do que anterior.

Anoitecer da continuidade aos acontecimentos do quarto volume, Reunião Sombria, de forma coerente. Mesmo o espaço de tempo que separa a publicação de ambos os volumes, mais de 17 anos, o ritmo das ações e o envolvimento de maior parte dos personagens na trama se mantém nesse quinto volume. Ou seja, não só Elena e os vampiros Salvatore que tem papel importante, como os amigos de Elena entram em ação.

Nesse volume, a coisa que mais me agradou é que nos deparamos com novos perigos sombrios e inimigos malignos. Elena está em perigo (como sempre) e a pequena cidade de Fell’s Church está novamente ameaçada, o que atinge a todos, mas esse perigo é mais complicado. Damon, meu queridinho de todos os vampiros teens, tem uma parte significativa nisso.

Elena continua me irritando um pouco e me deixando pasmada (particularmente, prefiro a Elena do seriado televisivo), mas ela está mais centrada e com novos poderes. Stefan sempre ao lado da amada e protetor. Entretanto, nesse volume quem tem todos os holofotes é Damon, o que me fez colar nesse livro. Sua presença presunçosa, charme sombrio e ações que sempre suscita sentimentos ambíguos estão presentes do começo ao fim! Não sei como Elena consegue resistir...

A série, como um todo, está bem melhor. O final não está frustrante, como acontecia nos volumes anteriores.

Anoitecer está cheia de mistério, de intrigas e idas e vindas. Uma história cheia de ações e perigos que nos envolve em acontecimentos mais profundos, cujos caminhos nos leva para um desfecho surpreendente. A leitura é rápida e a narrativa dinâmica. Há momentos “embrometion” e outros bem “nada a ver”, mas superáveis por uma história bem mais envolvente e ambientada. Quem acompanhou a serie até agora, pode se surpreender com essa nova fase, ou simplesmente achá-la exagerada ou sem lógica, mas eu gostei bastante.


***
Segue um resumo do enredo da história:
*** (SPOLIER) A partir daqui há revelações sobre o enredo de volumes anteriores.

No quarto volume, assistimos, ou melhor lemos, perplexos que Elena volta a vida milagrosamente por meio de eventos sobrenaturais inexplicáveis. Em um evento anterior, ela já havia voltado a vida como uma vampira. Agora ela volta do Outro Lado com um corpo humano, porém transitado entre uma natureza etérea e material, com poderes diferentes. Desde então, Elena está em um estado “flutuante” e vive como uma criança, necessitando de cuidados especiais e apreender novamente coisas básicas, como falar, comer, se vestir, etc. Ela também vive um momento de amnésia, não se lembrando de nada, nem de seus melhores amigos. A única que pessoa com ela se sente segura é com o seu amado Stefan.

Com a ajuda de Stefan, de Matt, de Meredith, de Bonnie e de uma Caroline que se mostra arrependida, mas que não engana ninguém, Elena vai melhorando e recuperando sua condição humana, passa aos poucos a viver tardes divertidas com os amigos e Stefan. Contudo, essa alegria não vai durar muito. Uma grande força maligna foi atraída até Fell’s Church, provocando eventos estranhos, possuindo garotas e ameaçando a todos, inclusive sua vida e a vida do seu querido Stefan.

Por outro lado, Damon continua irresistível, porém há algo diferente nele. Algo que o possui, uma aura negra que o força agir por impulso, a quebrar promessas e a ter mais fome de sangue humano, com uma necessidade muito maior de possuir Elena. O próprio Damon percebe que há algo de errado, e tenta resistir. Elena e Stefan também percebem.

Contudo, essa força maligna está dominando Damon cada vez mais. Damon quer Elena com todas as forças. Junto desse demônio, ele arma uma armadilha para Stefan e este se vê obrigado a sair da cidade. Tendo o caminho livre, Damon vai se colocar ao lado de Elena e fazer de tudo para conquistá-la. Elena vai se ver balançada, novamente, entre Damon e Stefan. Mas esta sente que Stefan está em perigo, e precisa desesperadamente salvá-lo. Enquanto isso, Matt, Bonnie e Meredith vão se empenhar para combater com todas as forças o novo perigo que ronda Fell’s Church. Mas essa força maligna que toma conta da cidade, e pelo que parece controladas por um charmoso demônio-raposa, esconde intenções muito mais profundas e graves.

Trecho de Anoitecer:


“ - Mas Elena – a voz de Damon tinha voltado a vida, era excitada e inflexível ao mesmo tempo - Você não vê? Colocando de lado a historia passada, você tem que admitir que somos os únicos que encaixamos juntos. Você e eu simplesmente somos feitos para estar juntos por natureza. No fundo você sabe por que nos entendemos. Estamos no mesmo nível intelectual
- Stefan também está!
- Bem, tudo o que posso dizer é que há feito um esforço para ocultá-lo então. Mas você não pode sentir? Você não sente – seu abraço estava ficando incomodo agora – que poderia ser minha princesa da escuridão? Que algo dentro de você quer? Eu posso vê-lo, você não?
- Não posso ser nada sua, Damon. Exceto uma cunhada decente”

 


Os livros da série The Vampire Diaries (Diários do Vampiro) - 1991


*The Vampire Diaries: The Return (Diários do Vampiro: O Retorno) - 2009

The Vampire Diaries 05: The Return - “Nightfall” (“Anoitecer”)
The Vampire Diaries 06: The Return - “Shadow Souls” (“Almas Sombrias”)
The Vampire Diaries 07: The Return - “Midnight” (“Meia-Noite”) -> 12/2010 nos EUA




Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


8 comentários:

Iris disse... [Reply]

Esse é o que tem a capa mais bonita! Eu li todos em inglês há um bom tempo, mas eu nem gosto da série :S

Ana disse... [Reply]

Não vejo a hora de ler esse livro !!essa serie é uma das minhas favoritas !

http://omundodetinta.blogspot.com/

Lu disse... [Reply]

ei Beli, essa série não me anima, mas ainda vou ler por curiosidade mesmo.
Gostei muito da sua resenha. ^^
beijos. ^^

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Haa tenho q ler o quarto livro e depois esse, ate q to curiosa pra saber o q acontece com Elena! Oo

Carol disse... [Reply]

Você jura que está mesmo melhorando? De verdade? Pq Reunião Sombria foi péssimo u.u

Mariana disse... [Reply]

Não sei porque, mas não tenho paciência para essa série...
Esse é um dos raros casos que gosto mais da série de TV do que dos livros :S

Bjs
Mari
Psychobooks

Alba disse... [Reply]

Tô com a Mari... Não tenho paciência com essa série. Mas ao contrário dela, não gosto nem dos livros e nem da TV... =S

Ótima resenha Beli!!

M!riam disse... [Reply]

Oi, Beli!

Espero mesmo que esse volume seja melhor. Achei que Reunião sombria terminou deixando muito à explicar.

beijo

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP