Jogos Vorazes (The Hunger Games) 1, de Suzanne Collins

|

Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Suzanne Collins

Essa série de livro é definitivamente uma das mais incríveis que eu já li. Owww! E tudo o que falam dele é verdade e muito mais...

Tenho que confessar que faz tempinho que eu estava de olho nele, tinha visto em blogs internacionais na época do lançamento nos EUA e a euforia que tomou alguns. O que me chamou a atenção foi o título. E o livro foi um sucesso, lançado em vários países e recebendo diversos prêmios e indicações. Sem dúvidas, a Rocco acertou em cheio em lançar uma obra tão forte e intensa.

Eu li Jogos Vorazes (The Hunger Games) no final de agosto, e li em um piscar de olhos. E na minha ansiedade compulsiva emprestei o segundo livro, Catching Fire, para ler e fui atrás do e-book do terceiro livro, Mockingjay, que devorei de imediato. É um das melhores séries que eu já li de YA books. Difícil de descrever. A história é original e chocante, todos os personagens, especialmente Katniss, são fortes, intrigantes, intensos e humanos. O tema é sensacional. Uma trilogia intensa e voraz. 
* 
Em Jogos Vorazes, o primeiro livro, a partir da narração em primeira pessoa, conhecemos um mundo futurístico, um país chamado Panem, que surge após o fim da América do Norte, e a dura realidade que envolve a forma de governo e controle estabelecidos nesse país através de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que vive no distrito 12.

Panem é dividido em 12 Distritos que vivem na carência, que são tiranamente e cruelmente comandado pela Capital, sede de poder, governo e privilégios para seus habitantes. Há 74 anos, uma insurreição levantada pelos Distritos contra os abusos de poder da Capital, afunda todos em uma guerra terrível, com muitas mortes com a vitória e o domínio mais ferrenho da Capital. Para mostrar seu domínio e castigar cruelmente os Distritos, os Jogos Vorazes são criados. Os Jogos consistem em um programa televisivo de reality show, no qual anualmente são escolhido um menino e uma menina entre 12 a 18 anos de cada Distrito e este são posto em uma arena e obrigados a lutar e matar para não morrer. Um programa de entretenimento para os moradores alienados da rica Capital e uma punição terrível contra os distritos que ousara desafiar a Capital uma vez.

Katniss que vive no Distrito mais miserável e ridicularizado, é uma garota forte e racional, que passou, apesar de da pouca idade, por terríveis sofrimento após perder o pai na minas de carvão, a mãe ficar em depressão e uma irmã mais nova e delicada, Prim, para cuidar. Desde 12 anos de idade, vivendo em uma área carente e para não morrer de fome, ela é obrigada a utilizar os conhecimentos que seu pai lhe ensinou como caçar e colher frutos comestíveis para sobreviver e alimentar sua família, quebrando varias leis contra a Capital ao se aventurar na floresta. Ela é uma excelente com arcos e flechas e caçadora. Na floresta ela conhece Gale, seu melhor amigo.

Os "Jogos Vorazes" é uma nuvem negra que pressiona cruelmente a vida das crianças nos Distritos. Quando chega o dia para do sorteio dos jogadores (tributos), surpreendentemente o nome de Prim é sorteado, e para evitar que sua irmã de 12 anos seja uma vítima dos Jogos, Katniss se voluntaria para ir em seu lugar. E o garoto escolhido é Peeta, de 16 anos e filho de padeiros, um jovem louro que vive em uma zona mais confortável no distrito. Assim, ambos vão para os "Jogos Vorazes". Katniss é uma sobrevivente em seu próprio meio e sabe como lidar com ambientes hostis. Ela vai para os "Jogos" determinada a vencer!

Vinte quatro tributos são jogados na Arena em uma corrida sanguinária para sobreviver e vencer. Quem vence ganha fama e enriquece, com benefícios para o Distrito. Não tem escolhas: é matar para sobreviver. Apenas um pode vencer. O mais hábil e inteligente vence. A partir daqui, somos levados em uma onda de acontecimentos que faz o coração acelerar e nos surpreender com cada virada de página. Jogos Vorazes prende você do começo ao fim.
 *
A trilogia The Hunger Game nos envolve em uma trama profunda e complexa. Apesar de ser uma ficção-científica, Jogos Vorazes vai além quando Suzanne Collins explora temas como o domínio tirano de poder político, a miséria social, guerra, a exploração da indústria cultural e a alienação na Capital e independência individual. Collins forjou essa história a partir de sua própria experiência com familiares que foram para a guerra, vendo a crianças que sofrem com a guerra e os programas que são sucesso de Reality Show. Jogos Vorazes é uma alusão a história do mito grego de Teseu e o Minoutaro.

Outra coisa que me marcou nessa série é a personagem principal, Katniss (Já decidi, minha filha terá esse nome XD). Ela tem uma personalidade muito complexa. Ela é uma garota adolescente, contudo ela é uma sobrevivente, que teve um amadurecimento duro e que a tornou diferente de outras garotas. Collins explorou de forma impressionante as complexidades humanas dessa personagens, pois sentimos seus momentos de dúvidas, de raiva, de confusão, de hesitação, de perplexidade, de questionamentos, de alegria, de fragilidade e de racionalidade e emoção. A dificuldade dela de administrar seu relacionamento com outras pessoas, de aceitar amor ou mesmo de demonstrar afeto para outras pessoas. Sua própria relação Peeta é ambígua. É uma personagem que possui uma convulsão de sentimentos dentro de si. Katniss é forte, inteligente, cativante, fascinante, complexa e inesquecível. Quem leu ou ler vai saber o que estou falando...

Peeta é um personagem mais fácil de lidar, porém intrigante. Adoro Peeta! É inteligente, surpreendente e protetor. Seus sentimentos são muito mais bem resolvidos, ao contrário dos de Katniss que passou por traumas maiores. Haymitch, o mentor do destrito 12, e Cinna, estilista de Katniss para os Jogos, são outro personagem que eu destacaria também.

Apesar do título invoca cenas fortes e sangrentas, na verdade, as descrições não são tão cruas. Todavia, mesmo assim, a própria idéia dos “Jogos Vorazes” e como ele é concebido já arrepia. São crianças se matando para entreter em um espetáculo. Mistura um leve romance e a violência.

Li Catching Fire, que me apertou o coração do começo ao fim, um mix de sensações de raiva, de medo, de alegria e de perda. Mockingjay é adrenalina pura, fechando a série com chave de ouro.

Uma narrativa dinâmica e envolvente, Jogos Vorazes é um livro surpreendente, com uma idéia chocante, intenso, fascinante e memorável. Você não vai consegui largar dele, não vai deixar de pensar e falar nele, você vai sonhar com Jogos Vorazes. Não é exagero! Leiam Jogos Vorazes!!! 

Um trecho de Jogos Vorazes:

 
Site oficial inglês: http://www.thehungergames.co.uk/
Teste para ver se você sobreviveria nos Jogos: http://www.thehungergames.co.uk/game




Em algum lugar distante, consigo ouvir a multidão murmurando com tristeza, como sempre acontece quando alguém de doze anos é escolhido, porque ninguém acha isso justo. E então eu a vejo, o rosto lívido, os punhos cerrados ao lado do corpo, caminhando com passos curtos e resolutos em direção ao palco. Ela passa por mim e vejo que a parte de trás da blusa escapou novamente da saia. É esse detalhe, a blusa para fora da saia formando um rabo de pato, que me traz de volta à realidade.
– Prim! – O grito estrangulado sai de minha boca e meus músculos começam novamente a se mexer. – Prim! – Eu não preciso abrir caminho em meio à multidão. Os outros garotos dão passagem imediatamente, permitindo que eu chegue rapidamente ao palco. Eu a alcanço quando ela está a ponto de pisar no primeiro degrau. Empurro-a para trás de mim com meu braço.
– Eu me ofereço! – digo eu, arquejando. – Eu me ofereço como tributo!




Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


6 comentários:

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Beli, sua resenha ficou MARAVILHOSA!! Parabéns! Fiquei até com vontade de reler o livro.
Realmente concordo com tudo oq vc disse sobre o livro que é realmente fantástico. Eu ameiii mtoooooooooooooo! rs.
Bjo.

MÔNICA disse... [Reply]

OI!
Adorei a resenha :D
Bom eu to louca para ler Jogos Vorazes,ta todo mundo falando tão bem.. E olha que da primeira cez que eu vi esse livro nem dei muita bola.. Agora eu to maluca,para ter ele aqui, e devorar ele todinho..

Bjus
http://lmfuteis.blogspot.com/

Viviane Freitas disse... [Reply]

Oi!
Obrigada pela visita ao meu blog : )
Eu preciso de Jogos Vorazes!!
A blogosfera está louca falando desse livro, eu quero !

Beijos*

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Ótima resenha! O meu chegou ontem, estava doida para ler este livro a um tempão ^^

bjoo

P.S: Vai rolar um amigo secreto entre os blogs, se tiver interesse me passa seu e-mail que te enviarão tudo direitinho.

Lu disse... [Reply]

ei Beli, eu não sinto aquela vontade de ler esse livro.
Sei lá, posso vim a ler e amar, mas pela sinopse eu não tenha muita vontade, mas gostei bastante da sua resenha e fiquei bem curiosa.
Acho que irei me render a ele. kkk.
beijos

Thais disse... [Reply]

Oi Beli!

Quero ler em breve JV, a série em que a maioria das opiniões é dez! Eu que não vou perder rsrs

Beijoooooooooooo

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP