Filme: Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

|

 Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)

Quem já leu a história original escrita pelo inglês Lewis Carrol, sabe que o livro Alice no País das Maravilhas nos leva para um mundo encantado e fantasioso, um passeio mágico, repleto linguagens, símbolos e significados que nem sempre somos capazes de discernir. Trata-se de um verdadeiro clássico da literatura. É a história de uma pequena menina que cai na toca de um coelho e faz uma excursão por esse mundo de maravilhas, conhecendo cada um dos seus peculiares e fantásticos habitantes. Contudo, nessa versão cinematográfica de Tim Burton, diretor famoso por sua singularidade, elabora uma nova história baseada nesse clássico infantil, renovando seus já tão conhecidos personagens, os revigorando com novas facetas.

Alice(Mia Wasikowska) agora está com 19 anos, preste a ser pedida em casamento, mas não o desejando de fato. No fundo, é uma garota confusa, de ares até infantil, e sofre desde a infância com um sonho estranho e fantasioso. Em meio a festa, na hora em que está se realizando o pedido de casamento, Alice foge e se distrai com um coelho branco. No momento em que alcança o coelho, ela cai pelo buraco que a transporta novamente para o País das Maravilhas, dando início a uma verdadeira aventura.

Na verdade, Alice foi praticamente chamada para uma missão especial predestinada que apenas ela pode dar conta: matar um terrível dragão que pertence à Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter) e, assim, livrar o País das Maravilhas da tirania dessa cruel rainha e devolver a coroa a Rainha Branca (Anne Hathaway), trazendo a paz novamente. Um evento conhecido por Gloria Day. No entanto, esse lugar não passa de um sonho para Alice. E existe uma séria discussão questionando da identidade de Alice, pois seria está a “verdadeira” menininha que chegou naquele excêntrico lugar anos atrás.

Alice se aventura nesse mundo que para ela é um sonho, do qual ela quer acordar. Ela tem que recuperar a espada que será capaz de matar o dragão. Nessa jornada, estarão do seu lado o Coelho Branco, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Dormidongo, a Lagarta, o Gato Risonho, a Ranha Branca e o Chapeleiro Maluco para enfrentar a Rainha Vermelha. O Chapeleiro Maluco, personagem de Johnny Depp, tem um papel diferenciado, se interpondo como um maluco e um sábio ao mesmo tempo. Agora, tudo está nas mãos de Alice e de sua escolha para salvar o País das Maravilhas.

Quando assisti esse filme, sinceramente esperava mais dele. É inegável o espetáculo visual que esse oferece aos nossos olhos. Extravagância, aventura, lutas e efeitos especiais é o que não falta nesse longa. No entanto, é um filme que não emociona, com uma fantasia que não nos permite sonhar ou se envolver. É uma aventura previsível, onde você sabe por quais caminhos ele vai percorrer. Considerações essas muito referenciadas pela crítica.

A única personagem que ganha vivacidade é a Rainha Vermelha, interpretada pela atriz inglesa Helena Bonham Carter, papel bastante elogiado. Porém, na minha opinião, nenhum personagem brilhou como deveria. A Alice me pareceu muito avoada, apesar de ser visível o seu amadurecimento ao longo da trama. Mesmo Johnny Depp (ator que amo, amo, amo... XD) com seu Chapeleiro Maluco deixou muito a desejar, ficando apagado sua excelência como ator.

O filme começou a ser gravado em 2008, mas estreou em março de 2010 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil a estreia aconteceu em final de abril. Sucesso de bilheteria, no mundo Alice no País das Maravilhas superou a marca de 1 bilhão de dólares, segundo os estúdios Walt Disney.

Os efeitos especiais em 3D e toda extravagância original do cenário imprimido pela visão de Burton são imperdíveis. É um bom filme para se assistir de final de semana, pois não deixa de entreter e divertir com alguns toques de humor. No entanto, pode não satisfazer quem gosta de um bom filme de aventura e fantasia.

Ficha técnico:

Titulo original: (Alice in Wonderland)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Tim Burton
Atores: Mia Wasikowska , Johnny Depp , Helena Bonham Carter , Anne Hathaway , Crispin Glover
Duração: 108 min
Gênero: Aventura
Estúdio:Walt Disney Pictures / Tim Burton Productions / Roth Films / Team Todd / The Zanuck Company
Distribuidora:Buena Vista International
Roteiro:Linda Woolverton, baseado em romance de Lewis Carroll
Produção:Tim Burton, Joe Roth, Jennifer Todd, Suzanne Todd e Richard D. Zanuck
Música:Danny Elfman
Fotografia:Dariusz Wolski
Direção de arte:Tim Browning, Todd Cherniawsky, Andrew L. Jones, Mike Stassi e Christina Ann Wilson
Figurino:Colleen Atwood
Edição:Chris Lebenzon
Efeitos especiais:Sony Pictures Imageworks / Svengali Visual Effects / Plowman Craven & Associates / CafeFX / Matte World Digital

Trailer:

 

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


4 comentários:

Lariane disse... [Reply]

nunca fui muito afim de Alice... sei lá o porquê, até hoje nunca entendi a hist. direito XD

Fernanda disse... [Reply]

Eu gostei do filme, achei bem legal... mas vi muita gente que concordou com vc, que esperava mais. Mas, enfim! ;)

Bjs

Daiane Santo disse... [Reply]

Oi, Beli,já vi o filme e gostei muito. Ele foi o que exatamente esperava de uma obra de Tim Burton: estranho, diferente e obscuro e, como sou fão dele e dessa singularidade que ele carrega, tudo acaba por me agradar. Adorei a analise da resenha. Beijão!

João Lino disse... [Reply]

Gosto muito da história da Alice nos desenhos e tal, mas confesso que essa versão do Tim Burton não me agradou. Exagero de 3D e atuação de Johnny Depp estilo Willy Wonka travestido não dá né? O melhor do filme é mesmo a mulher do diretor (Rainha Vermelha) -- Cortem-lhe A CABEÇA!

Seu texto tá excelente.

Abs. João Linno
>>> mosaicultural.com

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP