Desafio Literário 2010:“O Mistério dos Sete Relógios” de Agatha Christie

|

Desafio Literário 2010 – Agosto
TEMA: Romance Polícial
O Mistério dos Sete Relógios, de Agatha Christie

O Desafio Literário do mês de Agosto consistiu na escolha de um Romance Policial. Tarefa um tanto difícil, pois a gama de bons livros e autores incríveis especializados nesse gênero literário é enorme. Contudo, logo que vi o tema, foi inevitável não pensar em Agatha Christie. Uma autora conhecida pelos seus excelentes romances policiais e que dificilmente decepciona.

Já li muitos romances de Agatha Christie, e como fazia muito tempo que não lia nada dela, optei por escolher um entre seus excelentes título. Eleger apenas um entre mais de 80 histórias escritas por ela foi o complicado. Acabei escolhendo O Mistério dos Sete Relógios, pois achei o nome interessante.

O livro:

Título original: The Seven Dials Mystery

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2002 - 12ª Edição

Nº de páginas: 272





SINOPSE:

Gerry Wade revelou-se um dorminhoco de primeira. Por isso, os outros hóspedes da casa resolveram pregar-lhe uma peça. Acertaram oito despertadores potentes para tocar, um após o outro, a partir das 6h30. Mas, ao amanhecer, um dos relógios tinha desaparecido. O tiro saíra pela culatra, com conseqüências trágicas. E para Jimmy Thesiger, em especial, as palavras "Seven Dials" passariam a ter um significado novo e apavorante. Um romance de muitas facetas: conspiração, assassinato, mistério, intriga, segredo, aventura e suspense.
 A sinopse simples não revela o verdadeiro pontencial do enredo, mas acerta quando indica que esse romance é cheio de facetas. Enigma, aventura e segredos são o que não falta nessa surpreendente história de Agatha Christie, que te prende em uma intricada rede de mistério que envolve assassinatos misteriosos e uma perigosa sociedade secreta. 

A história começa em Chimneys, casa de Lord Caterham alugada por Sir Oswald Coote e sua esposa Lady Coote, que também hospedava alguns jovens amigos. Em uma oportunidade de dar uma lição em Gerry Wade, que dorme além da conta, Jimmy Thesiger, Ronny Devereux, Bill Eversleigh e as garotas resolvem comprar uma série de despertadores barulhentos para atormentar seu sono. O grupo, contudo, ao perceber que Wade não acordava com os insuportáveis sons dos despertadores e as horas da manhã avançando, notam que há algo de errado.O que era para ser uma brincadeira, no entanto, acaba em um triste fim.

Wade estava morto, aparentemente por ter tomado uma dose alta de remédios para dormir. No quarto, oito relógios foram comprados e agora só havia sete, misteriosamente enfileirados. Um mistério se abre a partir daí, deixando, principalmente, Ronny desconfiado e Jimmy assustado. Ambos vão avisar a irmã mais nova do falecido, Loraine Wade. E pelo que parece, Gerry Wade também escondia um segredo terrível.

Um tempo depois, de volta à Chimneys, Lord Caterham e Lady Eileen Brent, chamada de Bundle por seus amigos, deparam com essa terrível história. Mais uma vez a mansão de Chimneys se vê como cenário de um crime (retratado anteriormente em O Segredo de Chimneys, que aqui também tem a participação de alguns de seus personagens). Bundle, uma moça impulsiva, forte, inteligente, astuta e que gosta de ficar parada, se mostra interessada nessa história. Tudo começa quando ela encontra uma misteriosa carta inacabada de Gerry Wade endereçada para sua irmã. Nesta carta, Wade quer avisar sua irmã de algo e cita "Seven Dials”.

Bundle procurando saber mais sobre essa história resolve procurar seu amigo Bill, que estava presente no dia da morte de Wade. O que Lady Brent não esperava é o quanto iria se ver envolvida nesse caso, após quase atropelar um homem no meio do caminho para Londres. Contudo, tal homem havia sido baleado e, antes de morrer, menciona "Seven Dials”.

A partir daqui, a história se desenvolve de uma forma dinâmica e emaranhada de segredos. Atuando como detetives amadores para descobrir o mistério de “Seven Dials”, junto de Bundle estão Jimmy, Loirane e Bill. Quem toma a frente das investigações é o Superintendente Battle, da Scotland Yard, personagem que aparece em vários romances de Agatha Christie, como em O Segredo de Chimneys e Cartas na Mesa (Ambos romances policias muito bons).

A história toma rumos imprecionantes e o final é realmente surpreendente. É impossivel de descobrir quem é o real cupado. Eu só comecei a desconfiar no finalzinho, mas mesmo assim me pegou de surpresa.

Escrito em 1929, O Mistério dos Sete Relógios é um bom romance polícial, mas, na minha opinião, não um dos melhores da autora. O enredo é bom, intrigante, supreendente e misterioso, cumprindo a sua função como um bom romance polícial. Contudo, com a exceção do Buttle e Bundle, achei os jovens personagens muito imaturos em comparação a outros já criados por Agatha Christhie. Apesar do mistério te prender atento, alguns acontecimentos importante são passados muito rápido, o que não permite um envolvimento maior com a trama. Deu-me a impressão de um conto mais logo.

Leitura rápida, fácil e agradável. Tem também bastante toques de humor. Para quem gosta do gênero, esta é uma boa recomendação!

Nota 1 a 5: 3

Um trecho de O Mistério dos Sete Relógios:

 

"O superintendente Battle era uma figura de certa importância. Trabalhava quase que exclusivamente em casos de delicada natureza política. Fora para investigar um caso assim que tinha estado em Chimneys quatro anos antes e Bundle tencionava francamente tirar partido desse fato.
Depois de esperar um pouco, foi conduzida através de vários corredores, até chegar à sala particular do superintendente. Battle era um sujeito de aspecto simpático, com uma fisionomia impenetrável. Não dava a menor impressão de ser inteligente, parecendo mais um diretor de repartição pública do que detetive.
Estava em pé, junto à janela, contemplando um bando de pardais, quando Bundle entrou.
— Boa tarde, Lady Eileen — disse. — Sente-se, por favor.
— Obrigada — disse Bundle. — Fiquei com medo de que talvez não se lembrasse mais de mim.
— Nunca me esqueço de ninguém — disse Battle. E acrescentou: Faz parte do meu trabalho."
Confira outras resenhas de blogs que participam do desafio: aqui
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


9 comentários:

DANY disse... [Reply]

Oi Beli,
Adorei sua resenha. Não conheço muito livros de romance policial, mas, com o desafio estou encontrado livros muito bons.Esse que voce leu parece ser um deles.

Patota disse... [Reply]

Eu adoro romance-policial, mas não sei pq, nunca li um livro da autora. Vejo muita gente falando, mas nunca tive muita curiosidade.
Um dia eu ainda pego um pra ler.


Bjim!

Lu disse... [Reply]

e acho que já li livros dela, mas não me lembro quais, hauhaau.
Parece ser legal, gosto de romances policiais com um bom mistério. ^^
beijos.

redomadecristal.com.br disse... [Reply]

Eu lia muito dela quando era mais nova. rs
Depois pendi para livros com romance, aí já vi. rsrs
BEIJOS.

Aline M. Gomes disse... [Reply]

AGatha é a banban, já li muitos dela, mas não esse, vou tentar desenterrar uns inéditos pra eu ler.
Valeu!

Vivi disse... [Reply]

Mesmo em face da popularidade da autora, li poucos livros dela. Até ameacei entrar no projeto de leitura de todos os livros dela, mas não deu.

Òtima participação.

Beijocas

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Esse livro é bom, mas faz tanto tempo que li q ja nem sei mais como q é a historia huehueheu.
A resenha me fez aquecer a mente XD

Laura Schwartz disse... [Reply]

Resenhei esse livro recentemente para o Projeto Agatha Christie, e concordo com você plenamente na parte que cita o humor do livro. Achei ele extremamente bem humorado se comparado com outros livros da Agatha que já li.

Nanda Meireles disse... [Reply]

Cara, eu me lembro de ver na estante da biblioteca da escola zilhões de livros dela. Não lembro se algum, acredita? Também, faz séculos, isso. kkkk
Qualquer hora paro e me aventuro.
Bjus

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP