A Última Música – Nicholas Sparks

|

 A Última Música – Nicholas Sparks


Nome original: The Last Song
Autor: Sparks, Nicolas
 Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Edição : 1 / 2010
Idioma : Português
Número de Paginas : 400

“A Última Música” (The Last Song), como todas as outras obras do autor best-seller Nicholas Sparks (Um Amor para Recordar, Diário de uma Paixão e Querido John), traz uma história emocionante e comovente. Sparks realmente sabe como nos prender e envolver em um drama fascinante, com personagens inteligentes e marcantes, mexendo com as nossas emoções em cada virada de página. É impossível não se deleitar com “A Última Música”, um romance muito especial e, pessoalmente, a melhor história que autor já criou.

É uma história que envolve amor, família, união, amadurecimento, erros, perdão e superação. Não é apenas uma simples história de amor juvenil que acontece nas férias de verão, é muito mais que isso, é uma tocante história de amor e dedicação entre pais e filhos, de uma relação muito mais profunda e importante na vida de qualquer pessoa. De uma hora para outra você está com um sorriso no rosto, para na seguinte estar derramando lágrimas de tristeza.

Difícil é descrever o quanto um livro pode mexer com nossa mente e animo, e esse drama que nos pega de surpresa é excepcional. Confesso que essa história me surpreendeu, não que eu não esperasse pelas lágrimas, mas a história toda tem um refinamento dentro de uma linguagem simples, trata cada questão que é desenvolvida no livro de uma maneira delicada e refletida, com um desfecho comovente.

Cada personagem tem um brilho próprio que consegue nos encantar, envolver e intrigar. Personagens que de primeiro momento parecem simples, mas que ao longo da história vão ganhando traços muito mais profundos. O amadurecimento de cada personagem te leva a compreender a importância que cada uma delas adquire na vida e no cotidiano de uma para as outras.

“A vida, entendeu, era bem parecida com uma música.
No começo, há mistério, e no final confirmação, mas é meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena.
Pela primeira vez, em meses, não sentiu dor alguma; pela primeira vez em anos, obteve as respostas às suas perguntas.”

Steves – pág. 369

A história começa com Ronnie, apelido de Verônica Miller, resgatando as lembranças de todos aqueles acontecimentos que ocorreram no verão e que iriam marcar profundamente sua vida para sempre.

Uma adolescente de 17 anos, Ronnie foi, a contragosto, parar em sua férias de verão em Wrightsville, uma pequena cidade litorânea na Carolina do Norte, preferindo ficar em Nova York do que junto de se pai, com o qual não falava há três anos. Sua vida havia mudado nesse período, quando seus pais se separaram e seu pai, Steve Miller, tinha se mudado para sua cidade natal. Ronnie tinha magoas e ressentimentos com relação ao pai, pois culpava esse a ter abandonado a família.

Steve costumava dar aulas de piano em Julliard, uma escola de excelência, e ensina Ronnie desde pequena a tocar piano, que já mostrava um talento especial para a música. Contudo, Steve abandona as aulas para se dedicar a uma carreira de pianista, tocando em vários lugares em turnê. A experiência não tem sucesso, trazendo problemas para ele mesmo, para seu relacionamento com os filhos e para seu casamento. Ele e Kim (mãe de Ronnie) se separam, ela permanecendo em Nova York com os filhos e ele indo morar em Wrightsville, vivendo uma vida tranqüila nessa cidade. Ronnie parou de tocar piano desde o dia da separação de seus pais, tomando ódio pelo instrumento musical.

Ronnie e seu irmão menor Jonah (uma figurinha muito especial, que vamos descobrindo no decorrer da leitura) estão na casa de seu pai. Steve tenta de todas as formas se aproximar dos filhos e com ternura. Enquanto Jonah recebe bem e com entusiasmo a oportunidade de passar o verão com o seu pai, Ronnie rejeita qualquer atenção do pai, se mostrando hostil e fugindo para a praia. Ela estava odiando tudo aquilo.

Ronnie era uma figura esquisita nesse ambiente, vegetariana, vestida de preto e com mechas roxas no cabelo. Ela sofre um pequeno incidente no jogo de vôlei, se esbarrando rapidamente com Will (e lógico, o garoto que vai mudar toda essa situação de verão). Ela tem sua camiseta manchada de suco, e em meio a esse contratempo ela conhece Blazer, uma possível a amiga nesse lugar inóspito, e Marcus, um jovem mal-encarado, que faz malabarismo com fogo e namorado de Blazer. Marcus logo se mostra interessado em Ronnie, e será a maior pedra no sapato dela.

Ronnie desconfiada de Marcus, depois de uma série de eventos, resolve se afastar dessa turma. No entanto, Blazer, motivada pelos ciúmes, forja um roubo de CDs envolvendo Ronnie, que vai parar na polícia, encrencando com a vida. Receosa com a reação de seu pai frete a essa situação, se surpreende quando este reage com paciência e compreensão, falando que acredita na sua inocência. Reação muito diferente que sua mãe teria, com quem sempre brigava. A partir daí, Ronnie começa a se aproximar de seu pai e a descobrir quem é seu pai de verdade e a confiar nele.

Por causa de um ninho de tartarugas marinhas, Will finalmente consegue se aproximar de Ronnie e conhecê-la melhor. Ronnie também começa a conviver com Will, com o qual vai vivenciar experiências que vão marcar esse verão. Conforme Ronnie vai abrindo o seu coração para Will, ambos vão se apaixonando perdidamente um pelo outro.

No decorrer desse verão, muitas coisas vão acontecer que vai amadurecer o coração de Ronnie, balançando momentos de alegria e de dor, dando lhe uma lição de amor e perdão, transformando a sua vida para sempre. Como já mencionei, não é um simples romance juvenil, mas um comovente drama familiar que nos leva para um desfecho incrível.

Steve é um pai incrível, e que esconde um terrível segredo. Jonah é um irmãozinho muito bacana e inteligente. Will é um jovem mais belo e popular da cidade, educado, gentil e amável. Ronnie uma garota esperta e talentosa, que por baixo de sua atitude e aparência rebelde, esconde um coração responsável, sensível e fechado. São esses e outros personagens que vão nos encantar e nos envolver em uma agradável leitura.

Adaptado para o cinema recentemente, com a atuação de Miley Cyrus no papel de Ronnie e Greg Kinnear como Steve, não é menos emocionante. Estreou nos cinemas brasileiros dia 11 de junho, e logo sai em DVD. Mas acredite, ler o livro primeiro é muito mais tocante e envolvente. Uma história incrível, que nos arranca seguramente suspiros, sorrisos e lágrimas.

Nota 1 a 5: 5 (Quem gosta do gênero e gosta de Nicholas Sparks vai amar!!! Uma história que apesar de girar em torno do drama, é uma história simples e original.)

Um trechinho de A Última Música:


"- Está bravo comigo? - perguntou.
Era a primeira vez, desde que havia chegado, que falava sem raiva ou frustração.
- Não - disse. - Nem um pouco.
-Então, o que está fazendo aqui fora?
Ele mostrou o ninho.
- Uma tartaruga marinha botou seus ovos aqui na noite passada. Já viu uma?
 (Steve - pág. 107)

(...)

"Seu pai sorriu e em seguida bateram à porta novamente. Diante da insistência, ele deve ter percebido algo na expressão dela, pois abriu os braços.
Sem pensar, Ronnie aproximou-se de seu pai e deixou-se ser abraçada. Havia algo de terno e indulgente em seu abraço, algo do qual ela sentia falta há anos. Foi difícil conter as lágrimas que se afloraram..."
(Ronnie - pág. 155)
Site do livro: aqui
Twitter:
@aultimamusica

Trailer do filme: 
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


10 comentários:

viajenaleitura.com.br disse... [Reply]

Oi Beli!!!!!

Eu sou a última pessoa que poderia opinar sobre o livro...como descrever algo mágico e profundo? lendo este maravilhoso livro, é um das minhas últimas leituras e um que me comoveu e emocionou, precisei de lencinhos kkkkkkk


beijos;)

Aline Maziero disse... [Reply]

muita vontade de ler esse livro!!!!]
^^ deve ser excelente! adoro me emocionar com as histórias!

Lis disse... [Reply]

Menina, depois de todos esses seus comentários, impossível não querer ler! Eu estou esperando minhas cópias chegarem aqui em casa (sim, pq eu comprei em Inglês e estou esperando chega um em Portguês hehe)

Sumie disse... [Reply]

Oi Beli,estou fazendo o sorteio do livro Pobre Não Tem Sorte,lá no meu blog.
Até dia 23/08.Se quiser participar,será bem vinda.
http://fadadoslivros.blogspot.com/2010/07/sorteio-do-livro-pobre-nao-tem-sorte.html
Bjs!

redomadecristal.com.br disse... [Reply]

Eu estou desesperada para ler esse livro. Tenho ele aqui, no meu criado mudo e não posso ler! *desepero*
Tenho uma lista de livros que tenho que ler primeiro e não posso mudar de jeito nenhum. rs

Tenho certeza de que vou amar.

Beijos.

Carlinha disse... [Reply]

Olá Beli

Eu já não leiu nada deste escritor faz tempo mas adoro os seus livros, o que mais amei até agora foi "As Palavras que nunca te direi" este para mim é o melhor de todos que li até agora. Um outro que também gostei muito mesmo muito foi "O sorriso das estrelas".Este aqui está traduzido cá em Portugal com o título "A melodia do Adeus" tenho mas ainda não o li aquele que me anda a piscar o olho e que vai ser uma das minhas próximas leituras é "Juntos ao Luar".

Adorei o teu cantinho ...

Boas Atmosferas ;)

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Ainda não li, acho tão lindo mas tão triste ao mesmo tempo que tenho medo, sei que vou morrer de chorar rsrs

Ótima resenha :)

bjo

Carol D. disse... [Reply]

Esse livro é lindo mesmo! Eu amei :D Aliás fiz uma resenha dele hoje kkk bjos adorei o blog!

Lis disse... [Reply]

Oi oi!

Indiquei você para o Selo Deslumbrante!
http://daydream.outtamind.com/2010/07/selos/#more-510

Beijos

Rê Fofura disse... [Reply]

Esse livro é tão lindo! Tão emocionante, profundo e encantador! Chorei litros! Pena não ter assistido o filme!! :~
;**

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP