Diários do Vampiro 01 – O Despertar, de L. J. Smith

|

 Diários do Vampiro 01
O Despertar
 L. J. Smith

Eu li o primeiro livro da série Diários do Vampiro (The Vampire Diares), O Despertar (The Awekening), de Lisa Jane Smith, já faz um tempo e agora que me animei de fazer uma resenha sobre ele. Nos EUA já foram lançados 6 volumes da série, sendo que tem mais um volume prevista para dezembro de 2010. A aqui no Brasil os direitos autorais da série pertencem a Galera Record, que já publicou quatro livros da série, sendo que o quarto volume, Reunião Sombria (Dark Reunion), acabou de ser lançado.

Os três primeiros livros originais da série foram lançados em 1991, bem antes da Saga Crepúsculo, e por pressão dos fãs, L. J. Smith resolveu lançar o quarto livro nesse mesmo ano dando um desfecho a série Com a explosão e o sucesso Crepúsculo, em 2009, depois de 16 anos, a autora anunciou a continuação da série, prevendo a publicação de mais três livros. (Esse quarto livro, de fato, conclui melhor essa primeira fase de publicações. O quinto volume, lançado anos mais tarde, inicia uma nova fase das aventuras de Elena Gilbert e seus amigos, com sutis mudanças na postura dos personagens e a citação de objetos e hábitos do século XIX, de coisas que não existiam em 1991 – curioso notar isso.)

Como eu sou uma fã desses romances vampirescos, assim que acabei de ler a Saga Crepúsculo na época parti para essa série. Apesar de Crepúsculo manter algumas semelhanças com Diários de Vampiros, por ser um romance teen e ter esse ar de mistérios e segredos que esconde o nosso “mocinho vampiro bonzinho e sensível”, considero essa série com uma história peculiar, com características bem diferentes. Elena Gilbert com certeza não tem nada de Bella, por ser a típica estudante bonita, loira, popular, que dita moda e todos a inveja.

A história se ambienta na pequena cidade de Fell’s Church. Elena Gilbert acabou de voltar de uma viagem de férias França e aulas estão para começaram. Ela ficou órfã recentemente, com a morte de seus pais em um acidente, e agora ela vive com a sua tia Judith e sua irmã pequena de quatro anos, Margaret, em uma casa nessa cidade. Elena tem o costume de escrever em um diário, uma forma de desabafar e expor seus sentimentos que no momento estão perdidos e confusos. E é assim que essa história começa, com Elena escrevendo em seu inseparável diário.


“Não sei por que estou escrevendo isso. É loucura. Não há motivos para eu estar aborrecida e todos os motivos para ficar feliz, mas...
Mas aqui estou eu, às cinco e meia da manhã, acordada e apavorada. Fico dizendo a mim mesma que é só porque estou totalmente confusa com a diferença de fuso horário entre a França e aqui. Mas isso não explica por que estou tão assustada. Porque estou tão perdida."
Diário de Elena 
É o primeiro dia de aula, Elena tem que enfrentar o pessoal de sua escola e seus amigos. Contudo, as coisas não vão bem para ela. Após a morte de seus pais, ela está diferente e sua vida não está mais a mesma. Sua vida perdeu o brilho que possuía antes de seus pais morrerem, pois era feliz, popular, se envolvia com garotos, ditava moda e era o centro das atenções, e gostava disso. Mas agora tudo esta diferente.

Mas, felizmente, apesar dos falatórios na escola e da sua inimizade com Caroline, uma garota muito chata, Elena conta com a fiel amizade de Bonnie e Meredith, que estão sempre por perto. Bonnie é uma garota ruivinha e baixinha, deslocada em alguns momentos, obcecada por druidas e com alguns poderes místicos que serão descobertos aos poucos; e Meredith é uma garota morena de cor, bonita, alta, esperta e age com muita inteligência. Além de Matt, um rapaz simpático, bonito e capitão do time da escola, que gosta de Elena e é um amigo igualmente fiel.

Enquanto Elena estava em meio da sua roda de amigos, eis que chega um super carrão, um Porsche, e dele sai um jovem misterioso e com ar estrangeiro, com um estilo rebelde, mas com uma beleza sobrenatural que para toda a escola, deixando todas as garotas paradas e de babando. Assim como as outras garotas, Elena se mostra curiosa com o novo estudante, mas se mantendo longe. Após observar um acontecimento curioso e sem explicação envolvendo o novo aluno e ele passando por ela, sem nem mesmo olhar para ela, ela começa a se sentir incomodada. Convencida por suas amigas e com a ajuda das mesmas, Elena vai fazer de tudo para descobrir que é esse misterioso jovem e tentar chamar a atenção dele. Contudo, mal sabe ela o que esconde esse misterioso jovem e o quanto seus destinos estão envolvidos.

Ao contrário do que Elena pensa, Stefan Salvatore foi ciente da presença de dela o tempo todo atraído por sua forte energia, porém foi uma surpresa para ele descobrir seu rosto e o retorno de lembranças sofridas do passado que ele gostaria de esquecer. Stefan, como todo mundo já percebeu, é o nosso vampiro lindo de morrer da vez. Apesar da sua aparência jovem, na verdade, ele é do século XIV e foi transformado nessa época em uma situação muito especial e traumática. Desde então, para não ter que tomar sangue humano, ele decidiu apenas se alimentar de animais pequenos (igual ao Edward, porém menos feroz). Stefan tem o coração fechado e sondado pela dor.

Elena fará de tudo para se aproximar de Stefan, que apesar de todo o seu mistério e inicial resistência dele por se afastado dela, alguns acontecimentos vão fazer que ambos se aproximem e se apaixonem. Apesar do medo que Stefan tem por envolver Elena em seu mundo, começará a descobrir que pode abrir seu coração para ela. Ele terá que lutar para manter seu segredo de Elena. E muita coisa acontece para atrapalhar esse romance.

Enquanto o romance dos dois se desenvolve, coisas estranhas começam acontecer na cidade, inclusive morte. Além disso, Elena sempre se depara com um corvo negro misterioso que parece olhar diretamente para ela, além de outras coisas sem explicação estar acontecendo com ela.

Uma figura muito charmosa, misteriosa, sombria e cheia de gracinha surge na história, Damon, o irmão mais velho de Stefan, que também arranca suspiros, e que parece estar interessado em Elena. Esse, ao contrário do seu irmão menor bonzinho, parece ser bem “malvado”(Apesar de gostar do Stefan, confesso que sou muito mais o Damon. XD)

A história possui uma narrativa simples e agradável, nos oferecendo um clima cheio de mistérios, um clima sombrio e bem estudantil, possuindo personagens clichês como as garotas lindas e populares, o moçinho lindo e perfeito que fica com a mocinha popular linda e perfeita, os conflitos adolescentes, etc. Apesar de que Elena supera sua superficialidade, amadurecendo ao longo da história. Não é uma história que te surpreende, pelo menos não nesse volume da série, mas é recomendável para quem gosta do gênero romance sobrenatural e juvenil.

Classificação:






 (Esse primeiro volume perde um pouco para os livros da série, que dão continuação a história de uma forma mais elaborada e mais surpreendente. Quando se chega no final desse volume, você percebe que está no meio da história e que tem muita coisa para acontecer.)


Trecho de “O Despertar”:


“Você está se divertindo?” Elena perguntou.
Agora eu estou. Stefan não disse, mas Elena sabia que era isso que ele estava pensando. Ela podia ver no jeito como ele a encarava. Ela nunca esteve tão certa de seu poder. Exceto que na verdade ele não parecia que estava se divertindo; ele parecia abatido, com dor, como se não pudesse suportar nem mais um minuto disso.
A banda estava começando, uma música lenta. Ele ainda estava encarando-a, absorvendo-a. Aqueles olhos verdes se escurecendo, ficando pretos com o desejo. Ela teve a repentina sensação de que ele poderia puxá-la para si e beijá-la duramente, sem ao menos dizer uma palavra.
“Você gostaria de dançar?”, ela disse suavemente. Estou brincando com fogo, com algo que não entendo, ela pensou repentinamente. E nesse instante ela percebeu que estava aterrorizada. Seu coração começou a bater violentamente. Era como se aqueles olhos verdes falassem com alguma parte dela que estava enterrada bem abaixo da superfície – e aquela parte estava gritando “perigo” para ela. Algum instinto mais velho que a civilização estava dizendo à ela para correr, para fugir.
Ela não se moveu."

Os livros da série The Vampire Diaries (Diários do Vampiro) - 1991

The Vampire Diaries 01 - “The Awekening” (“O Despertar”)
The Vampire Diaries 02 - “The Struggle” (“O Confronto”)
The Vampire Diaries 03 - “The Fury” (“A Fúria”)
The Vampire Diaries 04 - “Dark Reunion” (“Reunião Sombria”)

*The Vampire Diaries: The Return (Diários do Vampiro: O Retorno) - 2009

The Vampire Diaries 05: The Return - “Nightfall” (“Anoitecer”)
The Vampire Diaries 06: The Return - “Shadow Souls” (“Almas Sombrias”)
The Vampire Diaries 07: The Return - “Midnight” (“Meia-Noite”) -> 12/2010

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


10 comentários:

Hérida Ruyz disse... [Reply]

OI Beli!
Eu tbm daria note 3 p/ esse livro. Não li ainda os outros, mas esse não me encantou.
Parabéns pela resenha.
Bjs

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Eu adoro a série de tv, apesar de mudar bastante o que acontece nos livros acho bem legal.

Sobre os livros tbm acho este o mais fraquinho, bem introdutório e acaba meio pela metade, ainda não li reunião sombria mas o 3 termina e a gente fica morta de curiosidade.

bjo

viajenaleitura.com.br disse... [Reply]

Oi Beli!!!

Quero ler a Série toda! ainda mais agora com o lançamento de Reunião Sombria, mas tenho que começar daqui não é? rsrs

Beijos;)

Clarisse Cunha disse... [Reply]

Já li o primeiro tbm. Mas não quero ler os outros não. Eles até estão aqui há um tempão, emprestado de um amigo meu. Não que não tenha gostado do primeiro, é bom. Achei muito interessante, e gostei muito do Stefan... já o Damon não é um dos meus preferidos.
E uma coisa, parabéns!! Vc gosta mesmo de escrever... seu posts são enormes. Não que não seja bom. É ótimo, pq mostra que vc tem opinião!
XOXO, da Lisse

Grape Candy disse... [Reply]

Eu simplesmente adoro essa série. Ainda não li o quarto livro, na verdade eu nem sabia que iria ter continuação! xD
Mas uma coisa que eu acho super estranho foi que fizeram a série de tv e mudaram muuuito a história. Mas isso já virou normal. Todas as séries de TV baseadas em livros começam iguais e depois acabam fugindo do contexto e viram histórias totalmente diferentes.
Mas enfim, adorei o post!

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Eu li este primeiro livro, é fraquinho... Mas vou ler o restante, quem sabe melhora. Não gosto de Elena, e Stephan é meio sem graça, pena q Damon só aparece nas últimas páginas...
O livro é bem diferente da série - q já estou morrendo de saudade e louca pela segunda temporada!
Não sabia q autora lançou continuações em 2009, achava q toda a série era de 91.. Fiquei curiosa em ler o novos...rs.
Bj.

Daniela Tiemi disse... [Reply]

Eu li este primeiro livro, é fraquinho... Mas vou ler o restante, quem sabe melhora. Não gosto de Elena, e Stephan é meio sem graça, pena q Damon só aparece nas últimas páginas...
O livro é bem diferente da série - q já estou morrendo de saudade e louca pela segunda temporada!
Não sabia q autora lançou continuações em 2009, achava q toda a série era de 91.. Fiquei curiosa em ler o novos...rs.
Bj.

Anônimo disse... [Reply]

cara eu adoro essa serie,é muito firme...
vcs tbm podiam colocar alguns episodios,os que vcs mais gostaram

muito legal mesmo...

bjs

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP