Desventuras em Série, de Lemony Snicket (Livros e Filme)

|

Desventuras em Série 
Lemony Snicket



  Uma das séries de livros infanto-juvenil surpreendente pela exímia narrativa, divertida e incansável, de uma história recheada de desventuranças vividas pelos três irmãos órfãos Baudelaire, que caem nas mãos do terrível vilão-mor da história, Conde OLAF, tutor das crianças.
    “Desventuras em Séries” é uma série de livros com 13 volumes, escritas por Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquis. O primeiro livros foi lançado nos EUA em 1999. Aqui no Brasil, o livro chegou pela Editora Companhia das Letras em 2001.
    A vida dos irmãos Baudelarie - Violet, Klaus e Summy – mudam completamente após a morte de seus pais em um terrível e misterioso incêndio na mansão onde viviam. Estas crianças vão parar nas mãos do Conde Olaf, o terrível e incansável tutor que fará de tudo para por as mãos na herança dos órfãos. Em cada livro da série é narrado as diversas peripécias que os irmãos Baudelaire fazem para escapar do Conde Olaf, indo parar com curiosos e excêntricos tutores em cada livro.
     Essa série é uma das quais eu mais gosto, apesar de nem sempre agradar seu leitores. Como faz muito tempo que li os livros, atualmente estou os relendo. Apesar do sutil humor negro e ambiente sombrio, é uma história incansável, interessante e criativa, que prende o leitor em momentos inesperáveis.
     E para começar a falar um pouco sobre cada um dos livros dessa série, vamos logo para o primeiro livro.

O primeiro livro – Mau Começo 
I.S.B.N.: 8535900942
Autor: Snicket, Lemony
Editora: Cia das Letras
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Edição : 1 / 2001
Idioma : Português
Número de Paginas : 152
Volume : 1





Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire cuja história está aqui contada.Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero: Lamento ter que dizer isso a vocês, mas o enredo é assim, fazer o quê?”
     No primeiro capítulo do livro, Lemony Snicket tem a delicadeza de prenunciar o “desagradável” teor que narrará em seu livro ante o leitor que espera por uma história com um final feliz. Contudo, apesar de suas palavras, essa é uma história pela qual vale a pena se aventurar e se deliciar com os desventurados acontecimentos que assolam a vida dos órfãos Baudelaire.
     A história começa com o infeliz dia da morte dos pais de Violet, Klaus e Summy, em um incêndio que destruiu completamente com a mansão onde viviam, quando estavam em um passeio costumeiro. Quem lhes dá a terrível notícia é o Sr. Poe, um banqueiro que cuida dos interesses dos Baudelaire. Desolados, a princípio vão parar na casa do Sr. Poe, sem terem para onde ir. A temporada na casa do banqueiro não é fácil para os três irmãos.
      Um tempo depois, Sr. Poe encaminha a guarda legal dos órfãos para o Conde Olaf, o possível parente mais próximo e que eles nem conheciam, que mora em uma casa suja, desagradável e horrível. Contudo, este se mostra desde o início sádico, fingido e desagradável para as crianças. Uma figura excêntrica, maquiavélica e interesseira. Maus tratados na insalubre casa do Conde, dormindo em quartos e alimentados por comidas de darem nojo, obrigados a fazerem o serviços domésticos, as inventivas e inteligentes crianças vão criar diversas formas para se verem livres desse terrível destino. E é aqui que encontramos toda a graça da história.
     O Conde Olaf é o terrível vilão que perseguirá os Baudelaire por toda história. Seu maior objetivo é possuir a herança dos pobres irmãos órfãos, contudo, pelo testamento, está só será acessível após Violet completar a maioridade. Seus planos atrapalhados por essa pequena inconveniência, se verá obrigado a permanecer com as crianças. Ele será capaz das mais terríveis e surpreendentes artimanhas para conseguir permanecer com as crianças.
     Antes da morte de seus pais, as crianças viviam vidas normais e felizes como qualquer outra criança, contudo as três crianças não eram realmente normais. Violet Baudelaire, a mais velha com catorze ano, tinha uma mente inteligente, criativa e cheia de idéias com os mais diversos tipos de inventos. Era uma inventora eximia. Sempre que tinha uma nova idéia amarrava uma fita no cabelo para a franja não cair nos olhos e atrapalhar seus pensamentos. Klaus Baudelaire, com doze anos, um garoto com óculos e que gosta de refletir, era um amante dos livros e um leitor ávido. E Sunny Baudelaire, a caçula com quatro anos, era quase um bêbe e muito pequena para sua idade, mal sabia falar, contudo gostava de morder tudo com os seus quatro afiados dentinhos na frente.
     Para escapar das terríveis artimanhas de Olaf, eles vão recorrer a ajuda da agradável vizinha, a juíza Strauss, que nutre um carinho imenso pelas crianças. Contudo, ela não pode ter a guarda das crianças, pois o testamento não permite. Assim, as crianças são obrigadas a irem morar com algum outro possível guardião.
      O livro quase não tem momentos de alegria, mas nas escassas ocasiões de esperança para os pobres órfãos Baudelaire, nos motiva a torcer por eles. A história é demasiado imprevisível, pois você nunca sabe onde os artifícios de Olaf ou a criatividade das crianças vão levá-los. É um livro curto e rápido de se ler.
  *****
     A história deixa um mistério a ser solucionado: a verdade por trás da morte dos pais de Violet, Klaus e Summy. Mistérios e verdades, como a existência de uma Sociedade Secreta, que vão sendo descobertos no decorrer de cada volume da série. A trama vai se tornando mais complexa e instigante em cada livro. É uma magnífica série infanto-juvenil, que prende a atenção do início ao fim, que pode agradar os mais diversos tipos de leitores.
Classificação:









Os livros da série:


 Desventuras em Série - vol1 – Mau começo
 Desventuras em Série - vol2 – A sala dos repteis
 Desventuras em Série - vol3 – O lago das - sanguessugas
 Desventuras em Série - vol4 - Serraria Baixo-Astral
 Desventuras em Série - vol5 – Inferno no colégio
 Desventuras em Série - vol6 – O elevador Ersatz
 Desventuras em Série - vol7 - A cidade sinistra dos corvos
 Desventuras em Série - vol8 - O hospital hostil
 Desventuras em Série - vol9 O espetáculo carnívoro
 Desventuras em Série - vol10 – O escorregador de gelo
 Desventuras em Série - vol11 – A Gruta Gorgonea
 Desventuras em Série - vol12 – O Penúltimo Perigo
 Desventuras em Série - vol13 – O Fim


O filme
   
    Os três primeiros livros da série foram adaptados para em um único filme, que conta com uma bela produção e visual. No filme, a voz do narrador Lemony Snicket é interpretada por Jude Law. Os irmãos Baudelaire, Klaus (Liam Aiken), Violet (Emily Browning) e Sunny (Kara Hoffman e Shelby Hoffman), que ficam órfãos repentinamente, são abordados no filme de uma forma sensível, com ótimas atuações e falas. Uma das coisas que encanta nos livros e que é evidenciado no filmes é a forma como o universo das crianças é retratado: inteligentes, sem atitudes estúpidas e mantendo a inocência e a imaginação.
    A atuação de Jim Carrey como Conde Olaf, encarna de maneira engraçadíssima o vilão-mor da história. Contudo, achei bastante cansativa em alguns momentos, fazendo, talvez, a história perder um pouco do seu brilho.
   A produção dirigida por Brad Silberling, lançado em 2004 nos EUA, traz cenas magníficas e uma arte visual interessante. O filme retrata uma história cheia de infortúnios tristes para as três crianças, porém sem dramalhões e com uma pitada de humor inteligente e sensível, transpassando por ambiente ao mesmo tempo sombrio e delicado.
    O filme não alcançou sucesso, não agradando ao público em geral, e assim não teve o resto da série adaptada. Contudo, não deixa de ser um filme arte, interessante para aqueles que curtem um filme voltado para um público infantil bem elaborado (como História sem fim) e que gostam dos livros. Vale a pena conferir!


Ficha técnica: 

Título original: (Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events) 
Lançamento: 2004 (EUA)  
Direção: Brad Silberling  
Atores: Jim Carrey , Meryl Streep , Jude Law , Emily Browning , Liam Aiken  
Duração: 113 min 
Gênero: Comédia 
Estúdio:Paramount Pictures / DreamWorks SKG / Scott Rudin Productions / Nickelodeon Movies Distribuidora:Paramount Pictures / DreamWorks Distribution LLC / UIP 
Roteiro:Robert Gordon, baseado nos livros de Daniel Handler 
Produção:Laurie MacDonald e Walter F. Parkes Música:Thomas Newman 
Fotografia:Emmanuel Lubezki 
Direção de arte:John Dexter e Martin Whist 
Figurino:Colleen Atwood e Donna O'Neal 
Edição:Dylan Tichenor 
Efeitos especiais:Industrial Light & Magic


Sinopse:

 Após a morte de seus pais, três irmãos vão morar com um parente bem distante, o malvado Conde Olaf. Ele tenta, a todo custo, ficar com a fortuna que os jovens tem direito, mas ainda não podem administrar.


Trailer


A série de livros são fascinantes. A cada volume você se envolve cada vez mais com a história e com o seu universo incomum. Sem dúvidas, trata-se de uma história original e envolvente. Para os amantes de livros em série, esse não pode faltar na coleção.

Para mais informações: Aqui (Wikipédia)
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


12 comentários:

Naniedias disse... [Reply]

Desventuras em série é o máximo \o/ Eu AMO essa série! A história é o máximo, mas sinceramente, Lemony Snicket - o autor personagem - rouba todas as cenas ^^ E detalhe: NUNCA perca as dedicatórias do livro - são imperdíveis e impagáveis ^^ Eu gostei muito dessa série! Tem outros livros que "pertencem" a série, embora não diretamente. Eu estou ansiosamente esperando que publiquem todos... Um já foi publicado "A Autobiografia não autorizada" - só pelo título vc já morre de rir^^ É como eu digo, o autor (que na verdade é um heterônimo de Daniel Handler) rouba todas as cenas! Adoro Snicket!!!
O livro é muito engraçado, irônico e triste! A maneira de escrever do escritor é maravilhosa :) Eu adoro!!!


PS: A Nanda que indicou seu blog pelo twitter - eu entrei, adorei e já estou seguindo \o/
Quando tiver um tempinho, visita o meu também ^^ http://naniedias.blogspot.com

Nanda Meireles disse... [Reply]

Menina! Eu vi o filme e gostei, mesmo sendo meio esquisito rsrs. Tu já leu mesmo os livros? Fiquei com vontade de ler agora.
Isso é o que suas postagens fazem comigo, ainda vão me levar a falência! rsrs
Bj

Samantha disse... [Reply]

Ai gente, eu adorei o filme, porém são só os primeiro quatro livros senão me engano.
Eu gosto de metade dessa série, acho que depois de um tempo a história perde o ritmo e o nexo, sinceramente odiei o final, mas achei legal a série assim mesmo, boa pra passar o tempo. :o)

£ädÿ disse... [Reply]

eu simplesmente não gostei dessa série. muito deprimente o.o' não tive paciência pra ler os livros, mesmo tentando. por não gostar dos livros, acabei nem vendo o filme =P
beijocas!

Mellory Ferraz disse... [Reply]

Eu era muito fã da série. Mas confesso que acabei deixando ela de lado. Como quase todas as bibliotecas escoltes tem a série, esse ano quis continuar com a leitura dos livros no novo colégio em que entrei. Mas confesso que desisti de vez (mas ainda quero ler, pelo menos, o último, pois minha curiosidade é ENOOORME), pois acho a série MUITO cansativa. Não é por ser triste, deprimente ou cheia de azar, mas sim pelo fato de ser mesmo cansativa. Acho que todas essas coisas anteriores, em excesso, deixou a série bem boring mesmo. Agora só quero saber a história final. Você leu? Poderia me contar porque provavelmente eu não volte a ler a série? :)

Primeira vez que visito seu blog e adorei por aqui. E logo de cara já leio esse post sobre uma série que conheço desde pequena! Estou seguindo...

Bianca Briones disse... [Reply]

Essa série é o máximo!
Eu lia para os meus filhos há alguns anos. Nunca terminei. Preciso colocar na minha lista de livros.

Beijos.

Rosiane disse... [Reply]

Olá, eu não conhecia a série até ver que muitas pessoas usam a sigla (C.S.C) no nick do orkut ^^
Achei interessante, procurei o significado e acabei descobrindo mais ou menos o que se trata. Bom, pretendo ler futuramente (agora não dá =/). Agora, sobre o que foi comentado antes, acho que toda leitura, por melhor que seja, torna-se cansativa, principalmente pra mim que consigo dormir quando está na melhor parte do livro (¬¬). Então, isso não será um grande problema, rsrs

Em construção disse... [Reply]

Beli parabéns! Adorei sua crítica, muito bem atenta aos detalhes do enredo dos livros. Eu adoro o filme, e concordo com vc, a ambientalizazão foi muito bem simulada. Já conhecia a existência desses livros, mas só agora pude me aprofunda.
Seu blog foi estimulo mais do que o suficiente para eu começar a ler. Abração. Adorei.

marianne disse... [Reply]

esse filme é um maximo,tenho o filme e todos os livros podem comprar é muito legal muito mesmo
bj

Anônimo disse... [Reply]

aaammmoooo essa serie e a mais perfeita igual a death note . aaaaaaammmmmmooooooooo mmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuiiiittttttttoooooooo ^_~

Anônimo disse... [Reply]

Sempre amei o filme, mas ñ sabia q tinha a serie com os livros, agora quero ler todos (:

Manu disse... [Reply]

Eu adoro esse filme,é tão triste que não tenham feito outros :/
E sou doida para ler os livros hehe
Beijo

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP