Desafio Literário 2010: Coração de Tinta - Cornelia Funke (Livro e Filme)

|

Desafio Literário 2010 – Julho
TEMA: Adaptações Para o Cinema
Resenha: “Coração de Tinta” - Cornelia Funke

Mais um mês, mais um corrido Desafio Literário cumprido. E o tema da vez foi voltado para aqueles livros que sofreram adaptações para o cinema. Para o desafio escolhi “Coração de Tinta”, de Cornelia Funke, adaptado em um belo filme em 1998.

Esse era meu livro reserva na lista, contudo optei em deixar de lado “Anjos e Demônios”, de Dan Brown, que era minha primeira escolha, pois Coração de Tinta fazia muito tempo que eu tinha o livro e ainda não tinha lido. Preferi uma aventura mágica, cheia de fantasias e encantos. Então, vamos para o livro:



• Título: Coração de Tinta
• Título original: Inkheart
• Editora: Companhia das Letras
• Autor: CORNELIA FUNKE
• Ano: 2006
• Edição: 1
• Número de páginas: 456

Sinopse: 

Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros prediletos? Mo, além de exímio encadernador, tem uma habilidade insólita: ao ler em voz alta, da vida às palavras, e coisas e seres das historias surgem ao seu lado como que por mágica. Numa noite fatídica, quando sua filha Meggie ainda era praticamente um bebê, a língua encantada de Mo trouxe a vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de Tinta – e acabou mandando para lá sua mulher.
Meggie não conhece essa história, até que um estranho visitante aparece no meio da noite. Com roupas gastas como as de um artista de circo, os dedos cobertos de fuligem preta, e no ombro um estranho bicho de estimação com pequenos chifres pontudos, ele não é estranho para Mo, que o convida a passar a noite na casa – os dois têm muito a conversar.
Quando na manhã seguinte Mo avisa a filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem, ela entende que algo muito errado esta ocorrendo. É o começo de uma aventura perigosa, cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas, que vai mudar para sempre a idéia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias.
Veio, veio.
Veio uma palavra, veio,
Veio na noite,
Quis brilhar, quis brilhar.

Cinzas.
Cinzas, cinzas.
Noite.

Paul Celan, Estreto


É com esses versos que Cornelia Funke abre sua obra. A sinopse de contra-capa revela e resume bem o enredo dessa história incrível. Mo, a forma como sua própria filha Meggie lhe chama, abreviação para Mortimer Folchart, é praticamente um “Médico de Livros”, como sua filha o denomina. Nesse trabalho de metalínguagem incrível, somos apresentados a um livro muito especial, “Coração de Tinta”, sobre o qual Mo esconde um terrível segredo, principalmente de Meggie, e junto dele um poder  impressionante é revelado. Contudo, todo o esforço que Mo teve para manter seu segredo vai pelo ralo em uma noite, quando Dedos Empoeirados reaparece em sua vida.

Meggie, uma menina esperta, devoradora de livros (difícil não se encantar por ela), não consegue permanecer em seu quarto, intrigada em saber o que aquele visitante estranho quer com seu pai e que terrível segredo seu pai esconde. Mo esconde sua habilidade incontrolável: toda vez que lê um texto escrito, as palavras ganham vida, e tudo o que é descrito no texto surgem real neste mundo. Habilidade que lhe dá o nome de “Língua Encantada”. E Dedos Empoeirados, um malabarista de fogo, é justamente um dos personagens que Mo trouxe a vida em uma noite lendo “Coração de Tinta”, quando sua esposa Tereza foi sugada para dentro dos livro. Contudo, um terrível vilão e seus capangas veio para nesse mundo também, Capricórnio.

O engolidor de fogo veio justamente avisar Mo sobre Capricórnio: este está atrás de Mo e do livro “Coração de Tinta”, pois tem um terrível plano que pretende por em prática. Mo decidi, então, ir fugindo com sua filha para a casa de Elinor (pesornagem que nos surpreende ao longo da história), tia de Tereza, uma velha muito chata, que possui um amor irremediável por livros e uma biblioteca de nos dar inveja. Até que todos são sequestrados pelos capangas de Capricórnio. E a nossa aventura começa, de fato, em um mergulho delicioso pelo mundo literário que emergem da literatura infanto-juvenil.

Autora alemã de diversos livros infanto-juvenil, Cornelia Funke, nos apresenta um mundo magnífico e surpreendente através de Coração de Tinta. Um mundo que inundam nossas imaginações, cheios de histórias de contos de fada e, indo além, quando abre para nós o trabalho entrelinhas feito em cada obra literária. Ela nos apresenta e nos descreve em uma narrativa encantadora e acessível sobre a forma como é tecida cada história e cada personagem, a organização da escrita, o profundo mistério e o poder que existe em cada palavra, a magia que insurge da narração e o segredos que um escritor apenas divide com seus personagens e que leitor nenhum poderá conhecer. Fenoglio, um personagem único nesse livro, o autor de Coração de Tinta, traz tudo isso à tona, expondo descrito o ato de criação e narração de um personagem. Infelizmente, o filme não explora esse elemento tão essencial que há no livro.

O filme, estreado por Brendan Fraser como Mo e Eliza Bennett como Meggie, apresenta a história de uma maneira muito corrida, deixando de lado muitos detalhes que tornam a história no livro muito mais envolvente e mágica. O filme tem uma ótima adaptação, contudo não transmite as mesma expectativas que você tem lendo o livro.

Enfim, Coração de Tinta é um livro indiscritível. No começo de cada capítulo, a autora nos apresenta uma frase tirada de grandes obras da literatura fantástica, como as de Oscar Wilde, J. R.R. Tolkien, C. S. Lewis, James M. Barrie, entre outros.

Uma obra que nos mostra a excelência do trabalho de um escritor, a magia que se esconde por trás do ato da escrita e da narração nos meandros da criação. Ao ler essa obra, somos acolhidos em um mundo no qual as fronteiras do que é real e imaginário se confundem. Uma história cheia de riqueza, um clássico atual da literatura infanto-juvenil alemã. O livro tem uma continuação, "Sangue de Tinta", em uma série também conhecida como Mundo de Tinta. 

Para quem gosta de ler uma boa história infanto-juvenil, cheio de aventuras e fantasia, ou simplesmente ama livros, está é mais do que uma excelente leitura para qualquer idade!

Um trecho de Coração de Tinta:


“O livro que ela começou a ler estava debaixo do travesseiro. Cutucava o ouvido dela com a ponta da capa, como se quisesse chamá-la de volta de para as suas páginas. “Oh, deve ser mesmo muito confortável dormir com uma coisa dura e pontuda debaixo da cabeça”, dissera seu pai na primeira vez em que encontrara um volume sob o travesseiro dela. “Confesse, à noite ele sussurra histórias no seu ouvido.” “Ás vezes, sim!”, respondera Meggie. “Mas só funciona com crianças.” Em troca, Mo lhe dera um beliscão no nariz. Mo. Meggie nunca chamara o pai de outra maneira.” Pág. 11
“Alguns livros devem ser degustados,
Outros são devorados,
Apenas poucos são mastigados
E digeridos totalmente.”Pág. 16

O Filme:

Coração de Tinta - O Livro Mágico é uma co-produção norte-americana, alemã e britânica, diridido pelo inglês Iain Softley (A Chave Mestra), lançado em 2008. Para quem gosta do gênero aventura e fantasia, com certeza vai se deliciar com esse filme, que te prende em cada ação, pois ele é muito mais agitado e corrido. Os cenários e as paisagens panorâmicas são uma atração a parte, dando nos a impressão de um mundo medieval e fantasioso. Contudo, já alerto, não alcança a excelência do livro. Então, leiam Coração de Tinta!!!

Ficha Técnica:

Titulo original: Inkheart
Lançamento: 2008 (Alemanha) (EUA) (Inglaterra)
Direção: Iain Softley
Duração: 105 min
Gênero: Aventura/Fantasia
Estúdio:New Line Cinema / Internationale Filmproduktion Blackbird Dritte
Distribuidora:Warner Bros. Pictures / PlayArte
Roteiro:David Lindsay-Abaire, baseado em livro de Cornelia Funke
Produção:Cornelia Funke, Ileen Maisel, Diana Pokorny e Iain Softley
Música:Javier Navarrete
Fotografia:Roger Pratt
Direção de arte:Dimitri Capuani, Andrea Faini, Rod McLean e Stuart Rose
Figurino:Verity Hawkes
Edição:Martin Walsh
Efeitos especiais:Double Negative / Cinesite / Peerless Camera Company / Millennium FX / Rainmaker Animation & Visual Effects / The Senate Visual Effects / Rainmaker
Elenco: Brendan Fraser, Paul Bettany, Eliza Bennett, Andy Serkis, Helen Mirren, Sienna Guillory, Jim Broadbent, Jennifer Connelly

Trailer:
Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


10 comentários:

Lariane disse... [Reply]

linda resenha... alguma vezes quase comprei e infelizmente coloquei outros desejos na frente!

bJO

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Ótima resenha, fiquei doida para ler. E vc acredita que comprei este livro a tempos atrás e ainda não li.

bjoo

DANY disse... [Reply]

Oi,
Eu Vi o filme Coração de Tinta e adorei. Gosto muito desse tipo de história com aventura e fantasia, e quando isso está relacionado com livros então gosto ainda mais.
Parabéns pela resenha!

redomadecristal.com.br disse... [Reply]

Sou doida para ler esse livro.
Recentemente descobri que era uma série e me arrependi de não o ter comprado ainda.
Em breve o farei.
Ótima resenha.

Beijos.

Hérida Ruyz disse... [Reply]

OI Beli!
Adorei esse livro. Estou com Sangue de Tinta na Estante, mas ainda não li. Ótima resenha
BJs

Lis disse... [Reply]

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas o filme eu já achei brilhante!
Se você diz que o livro é ainda mais mágico, já vou acrescentá-lo a minha wishlist *-*
Adorei os comentários que fez sobre o livro, parabéns!

Lu disse... [Reply]

Adorei a resenha. ^^
estou dodia para ler esse livro e ver o filme também.
dEVE SER MARAVILHOSO. ^^
beijos.

Lia disse... [Reply]

Oi, Beli
Excelente resenha, parabéns. Adorei esse livro, principalmente por retratar pessoas tão apaixonadas por livros e leitura, assim como eu...rs
Comecei a assistir ao filme mas não terminei, então não sei se foi fiel ao livro ou não..vou terminar de assisti-lo para descobrir..bjs

Vivi disse... [Reply]

Lembro-me que quando assisti pela primeira vez o trailer do filme, fiquei louca para ler o livro. Quero assistir o filme também.

Bjs

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP