O Alquimista, de Paulo Coelho

|

 O Alquimista 
Paulo Coelho


Eu considero como Velhas Leituras aqueles livros que nós lemos há muito tempo, e cujas histórias, agradando ou não, mantivemos na lembrança...

E “O Alquimista” de Paulo Coelho é um desses livros para mim. Eu o li quando tinha 15 anos e foi um dos primeiros livros que peguei para ler desse autor. Confesso que já li muitos livros de Paulo Coelho para poder conhecer melhor, contudo a maioria das histórias que ele escreveu realmente não me agradou. Paulo Coelho tem uma sólida fama de ser bruxo e místico, muito estranho, e em torno de suas obras giram diversas polêmicas.

Porém, a leitura de “O Alquimista” me trouxe uma experiência bem agradável, com uma história rica e bem interessante. É uma história que nos ensina a ter autoconhecimento, a ouvir nosso próprio coração e a buscar a realização dos nossos sonhos, não importando para onde ele nos leva. Fala das aspirações, sonhos, esperança, perseverança e determinação de um personagem que vai além de suas possibilidades para poder realizar aquilo que seu coração deseja. Esse livro reflete as buscas por uma vida mais realizada e feliz, desejos e sonhos que todos nós seres humanos possuímos, mas que poucos realmente têm a coragem de abandonar tudo e correr atrás para vê-los realizados. Ensina-nos também a dar mais atenção a detalhes e sinais mínimos da vida e que as realizações dos nossos desejos podem estar muito mais próximo do que imaginamos e ao alcance de nossas mãos.

Escrita na primeira pessoa e em uma narrativa agradável e envolvente, o livro aborda a história de um jovem pastor de ovelhas que mora na Andaluzia, Santiago, que tem repetidos e misteriosos sonhos sobre um tesouro escondido nas Pirâmides do Egito. No princípio Santiago não liga para o sonho, mas após ser aconselhado por um rei, resolve partir em uma jornada motivado por suas inspiração e “lenda pessoal”. Desfaz-se de tudo que possui e parte para o Egito. Em sua jornada vai encontrar personagens imprevisíveis e fantásticos, passará por experiência diferente de perdas e ganhos, se apaixonará e, quando chegar ao Oásis, vai ter a ajuda de um fantástico alquimista que o ensinará a chegar até seu tesouro, observando as coisas mais simples e surpreendentes da vida. O desfecho do livro é misteriosamente surpreendente e inacreditável. Vale a pena conferir.

Baseada na história do folclore inglês The Pedlar of Swaffham, é uma história que vale a pena ser lida e relida. É uma grande fábula cheia de mistérios e magia, que reflete aspectos importantes da vida e descreve a viagem interior e exterior que devemos fazer. No final, dentro da linguagem mística que Paulo Coelho aborda em suas histórias, nessa narrativa é mostrada que a verdadeira alquimia não é aquela que transforma o metal em ouro, da pedra filosofal ou faz o elixir da vida eterna, mas é aquela que se dirige ao coração, com um pouco de razão, e que reflete a alquimia (química e mistérios) da vida, da razão do nosso viver.
Não sou muito fã de Paulo Coelho, mas essa leitura eu recomendo!




• Editora: Planeta do Brasil
• Autor: PAULO COELHO
• Origem: Nacional
• Ano: 2006
• Edição: 1
• Número de páginas: 192
• Acabamento: Brochura
• Formato: Médio



Descrição:
Quando escrevi O Alquimista, tentava entender um pouco a razão de nossa existência. Ao invés de fazer um tratado filosófico, resolvi conversar com a criança que existia em minha alma. Para minha surpresa, esta criança ainda estava viva em milhões de pessoas no mundo inteiro ? o livro foi traduzido em 62 línguas e publicado em mais de 150 países. Com esta nova edição, quero compartilhar com mais leitores as perguntas que, justamente por não terem resposta, fazem da vida uma grande aventura.

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


3 comentários:

Cary disse... [Reply]

Olá!, primeiramente brigada pela ida la no meu blog :D

Do Paulo eu li alguns livros, mas os que amei mesmo foram Brida e A Bruxa de Portobello, falam muito do Alquimista, mas eu quero ler com calma um dia hehe.

tbm to seguindo o blog!
beijos!
;*

Kézia Lôbo disse... [Reply]

Li tres livros de Paulo Coelho e o que mais gostei foi Brida, nao sou muito fã, sei lá, mas quero ler esse livro!

Nanda disse... [Reply]

Ei Beli,

Retribuindo a visita e estou te seguindo :)

Ahh eu gostei de Brida e de Diário de um mago mas no geral não consigo gostar muito do autor.

O auquimista eu ja li mas tem tanto tempo que nem lembrava mais, foi bom ler de novo sobre ele rs

bjooo

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP