Filme: O jardineiro fiel (The Constant Gardener)

|

Filme: O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener)

       Eu tive a oportunidade de rever e de me emocionar novamente com “O jardineiro fiel” recentemente, um filme espetacular.
    Uma verdadeira obra-prima cinematográfica, “O jardineiro fiel” é um filme que nos impressiona e nos arrebata pela trama forte, marcante e ágil, pela complexidade de cada personagem que vai florescendo ao logo da história e por abordar pesadas questões humanitárias, ética e humanas, principalmente, a respeito a atuação das poderosas indústrias farmacêuticas na África. Um filme que envolve fortes críticas com relação ética, política, econômica e social, mas que embala uma linda e triste história de amor. É um filme que não nos isenta da crítica, mas que produz profundas reflexões misturadas com momentos de pura emoção e anseios.
      Um drama dirigido pelo talentosíssimo Fernando Meirelles, que dispensa comentários, foi lançado em agosto de 2005 e uma co-produção entre Reino Unido, Quênia e Alemanha. “O jardineiro fiel” foi baseado em um romance de John Le Carré, publicado em 2001. Denúncia experiências extra-oficiais com cobaias humanas feitas na África por multinacionais farmacêuticas.
      A trama conta a história de Justin Quayle (Ralph Fiennes, que interpreta Lord Voldemort nos filmes de Harry Potter), um diplomata britânico, um homem tranqüilo, sereno e que gosta de exercer a jardinagem nos tempos livres. Vive sua profissão sem ter engajamento político nenhum, de maneira essencialmente burocrática. Seu profundo interesse pela jardinagem o recolhe em um mundo, onde pouco importa o que está a sua volta. Diferente de sua esposa, Tessa ( Rachel Weisz), uma mulher forte, ativista e que luta pelos seus ideais.
       Conhecendo Tessa em um palestra, se apaixona por ela após uma discussão de teor políticos, sendo Justin transferido para a África e se casando com ela. Pelo seu idealismo, Tessa é criticada pelos colegas de Justin, contudo, a natureza pacata de Justin o impede de conhecer realmente a esposa e saber dos seus verdadeiros envolvimentos, exigindo poucas explicações dela a respeito de algumas atitudes. São lindas as cenas de amor entre os dois, trazendo um aspecto lírico e lúdico ao filme e transferindo a impressão que os dois criam uma convivência sem grandes preocupações com o mundo cru e real.
       Em uma viagem de trabalho para o Quênia, Tessa é violentamente assassinada em condições misteriosas, onde o principal supeito é o médico e sócio que trabalhava junto dela, Arnold, e também suposto amante, que se encontra foragido. A morte de Tessa quebra com o ritmo pacato da vidinha de Justin e o leva a empreender uma viagem em busca da verdade por trás da morte de sua esposa, ainda suspeitando da sua infidelidade.
      Justin parte em viagem para a África para investigar a morte de Tessa, mesmo sofrendo forte pressão de ameaças, persiste nas investigações até descobrir qual é o verdadeiro trabalho de Tessa e sua vida paralela: uma ativista envolvida com um grupo que investigava secretamente e pretendia denúncia testes de medicamentos novos para tuberculose em cobaias humanas, contaminadas pela AIDS, distribuindo de forma gratuita e prometendo a estas vítimas a cura. Contudo, os efeitos colaterais poderiam ser fatais, manipulando-se, assim, os resultados. Um fato que envolve forte sistema de acordos entre poderosos governos e multinacionais do setor farmacêutico e o arrecadamento de grande volume de capital. Tessa e seu sócio eram um forte inconveniente para este esquema e foram mortos porque pretendiam denunciar o teste de medicamentos à opinião pública internacional .
      Justin percebe que não conhecia sua esposa, tomando uma postura de fidelidade a ela e a seus ideais, passa assumir a militância que ela levara até o fim, sua visão de mundo, com a intenção de compensar e resgatar toda a razão da vida de Tessa, e que poderiam ter vivido junto, e com a consciência de que realmente é possível fazer algo sobre todo o sofrimento que abate a África. 
      O filme começa com a morte de Tessa, contudo vamos conhecendo um pouco da vida dos dois junto conforme Justin resgata as lembranças sobre a esposa. As cenas do filme são lindas e ricas, paralelando magníficas paisagens africanas com a fome e a miséria humana.
     “O jardineiro fiel” é um filme que necessita da mais tranquila atenção para acompanhar e compreender o desenvolvimento da história, que pode ser um pouco confusa de imediato. Um filme que vale a pena assistir, pois ele nos arrebata do nosso conformismo de uma maneira muito sutil, nos colocando de frente a questões que são real no mundo. Nos emociona do começo ao fim, com um desfecho surpreendente.

 Ficha Técnica  

  • titulo original: (The Constant Gardener)
  • lançamento: 2005 (EUA)
  • direção: Fernando Meirelles
  • atores: Ralph Fiennes , Rachel Weisz , Daniele Harford , Danny Huston , Hubert Koundé
  • gênero:Drama
  • duração:02 hs 09 min
  • estúdio:Focus Features / Scion Films Limited / Potboiler Productions Ltd.
  • distribuidora:Focus Features / UIP
  • roteiro:Jeffrey Caine, baseado em roteiro de John Le Carré
  • produção:Simon Channing-Williams
  • música:Alberto Iglesias
  • direção de arte:Chris Lowe, Christian Schaefer e Denis Schnegg
  • figurino:Odile Dicks-Mireaux
  • edição:Claire Simpson

Sinopse

Após receber uma indicação ao Oscar de Melhor Direção e trazer ao cinema brasileiro um reconhecimento nunca visto até então com "Cidade de Deus", o diretor Fernando Meirelles faz a sua estréia em Hollywood com esse thriller repleto de mistérios. Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um funcionário do governo inglês que, ao lado de sua jovem esposa Tessa (Rachel Weizs). É transferido para o Quênia. Pouco tempo depois, ela é encontrada morta. Tudo aponta para um crime passional, cometido por um colega de trabalho. Os membros do Alto Comissariado Britânico, todos amigos do viúvo, crêem que ele deixará a investigação sob responsabilidade do departamento. Mas eles estavam enganados. Torturado pelo remorso e pela desconfiança, Quayle começa suas próprias investigações que o levarão ao lado mais sórdido da industria farmacêutica e sua presença na África. Embarcando na ilegalidade, ele não medirá esforços para limpar o nome de Tessa e possivelmente, assinar sua própria sentença de morte ao invadir os arquivos mais secretos do governo britânico.

Trailer:

Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


4 comentários:

Nanda Meireles disse... [Reply]

Oie! Sabe o que adoro quando você dá dicas sobre filme? Porque posso olhar por todos os ângulos, sinopse, trailer, sua opinião...
Amei!
Bj

Sumie disse... [Reply]

Apesar de não ser um genêro de filme que eu goste,achei interessante.
Bjs!

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP