Desafio Literário 2010: O Livro dos Contos Enfeitiçados, de Martha Argel

|

TEMA: Escritoras Brasileiras
O Livro dos Contos Enfeitiçados
Martha Argel

ARGEL, Martha. O Livro dos Contos Enfeitiçados São Paulo: Landy Editora, 2006. (Coleção novos caminhos)

Descrição:
As páginas desse livro contêm magia em estado puro. Ao longo das sete histórias aqui reunidas, a magia surge sob as mais variadas formas. Ela pode estar nas palavras premonitórias de um sábio que habita a floreta Tropical. Ou adormecida no coração e uma pessoa aparentemente comum, só esperando o momento de se manifestar Ou ainda em alguém muito próximo a você, oculta apenas por sua própria relutância em reconhecê-la e aceitá-la.

      Para o Desafio Literário desse mês, o tema foi escolher um livro de alguma autora nacional. Minha escolhida foi Martha Argel e entre as obras de sua autoria O Livro dos Contos Enfeitiçados. Trata-se de uma obra composta por sete contos que trazem temas à respeito de acontecimentos sobrenaturais, magia e fantasias. Eu escolhi a autora por já ter ouvido recomendações de amigos e optei por O Livro dos Contos Enfeitiçados, dentre suas obras, pelo título curioso e por gostar do tema.
      Eu, particularmente, apesar de gostar de contos, sempre preferi ler livros de romances, por nos proporcionar um maior envolvimento e intimidade com a leitura, com a história e com os personagens. Os contos, por serem narrativas mais curtas, não nos permitem ter um envolvimento mais profundo com a história, contudo eles despertam curiosidade e oferece uma leitura rápida.
      Martha Argel usa de muita criatividade para escrever cada um dos contos, que possuem uma narrativa cativante, histórias curiosas, interessantes e surpreendentes sobre bruxas, feitiços e magias e mistérios sobrenaturais. São histórias que se ambientam no mundo contemporâneo, o inundando de fatos intrigantes e fantasiosos. É a fantasia ocupando espaço no nosso mundo atual, cheio de tecnologias e avanços científicos, mas que nem todos os fenômenos podem explicar. Fenômenos carregados de mistérios e eventos sobrenaturais.
       É um livro que pode ser lido em poucas horas, com uma narrativa fluida e bastante agradável. Contudo, por ser várias histórias com situações diferentes optei por fazer uma leitura mais pausada, lendo uma história por dia.

A autora:

      Martha Argel é bióloga com vários trabalhos científicos publicados, além de escritora de livros com contos e romances na literatura fantásticas. É tradutora de vários romances, incluindo Caçadora de Estrelas (Stargazer) e Noite Eterna (Evernight) de Claudia Gray. Doutora em Ecologia pela UNICAMP, tem atuação destacada como especialista em aves brasileiras e em atividades profissionais na área de Meio Ambiente. Publicações: O Livro dos Contos Enfeitiçados (2006), Olhos de gato (2005) O Vampiro de Cada Um (2003), Contos improváveis (1999), Lugar de mulher é na cozinha (2000), Relações de sangue (2002) e Amores Perigosos (aguardando publicação)

Twitter de Martha Argel
Blog da Martha
Site

Os contos:

       Por serem várias histórias e acontecimentos, personagens e ambientes diferentes, enquanto um conto é cheio de humor, outros causam emoções, surpresas e, às vezes, certos desagrados com alguns personagens. Cada conto conta um evento diferente, provocando cada um deles diversas sensações por sua vez. Alguns extremamente cativantes e emocionantes, mas outros mornos. Das sete histórias, duas foram as que mais me agradaram.

1 – Amarelo... Amarelo... : É uma história bastante interessante, sobre uma pintora, Valéria, que está começando a fazer sucesso com suas obras. Contudo, com a morte de seu irmão e cunhada, com os quais praticamente não tinha contato nenhum, se vê obrigada a ficar com a pequena sobrinha, que por sua vez gosta da cor amarelo. Coisas estranhas começa acontecer, e tudo o que a menina acha bonito, torna-se amarelo.

2 - Eu detesto futebol: Conta à respeito de um acontecimento nos anos 70, onde algumas mulheres feiticeiras com os nomes de flores, angustiadas e aborrecidas com os maridos que gostam de futebol, resolvem fazer uma magia para extinguir com o futebol. Contudo, as consequências dessa magia são imprevisíveis.

3 - O Verdadeiro poder: Esse foi um dos contos que mais gostei e que mais me emocionou. Conta a história de uma bruxa com grandes poderes, mas que vive uma vida vazia e sozinha. Até que ela encontra Heitor, um bruxo, que lhe pede ajuda para salvar a vida de sua mulher de uma entidade maligna. É uma linda história repleta de magia e amor.

4 - O Olho vermelho: Relata a história de um jovem que se mudou e aluga uma casinha de uma aparente simpática velhinha. Contudo, na casa, segundo a velhinha, há instalado um sistema de alarme, cuja luz vermelha no quarto acende e alerta a respeito de movimentos na casa. O jovem fica obcecado com a luz, tendo horríveis sensações. Até que coisas estranhas e misteriosas começam acontecer. Essa história me aborreceu um pouco no começo, mas é surpreendente no final.

5 - Final feliz: Esse conto é bem engraçado, até um pouco irônico, e mostra uma pequena lição no final. Conta a história de uma princesa solteira, não muito bonita que não consegue arranjar um casamento. Ela paga um grande mago, que vive no meio de uma floreta, para ajudá-la a encontrar uma solução para isso e encontrar um final feliz. Essa história vale a pena ler, com um desfecho muito bom.

6 - O Livro dos Contos Enfeitiçados: Esta é uma história curiosa à respeito de um livro misterioso que prende as pessoas, utilizando daquilo que mais as aterrorizam para atormentá-las. O livro se encontra escondido nas prateleiras da biblioteca de uma escola. Pedro, persuadido por sua amiga Melina, mesmo contra a sua vontade, consegue pegar o livro. Contudo, ele tem sensações ruins a respeito do livro e muito das consequências de sua leitura.

7 – Sofia: Esse é o conto mais longo, ocupando quase um terço do livro. É uma história envolvente e a que mais gostei. É uma história de amor, cheio de magia e desafios. Sofia é uma jovem de 25 anos, mas muito tímida. Ela está sozinha em seu aniversário, sentada em uma praça. Casualmente, ela encontra-se com um jovem, Fabrício, que a encanta. Contudo, após vários acontecimentos intrigantes, esse jovem revela para ela que ela é uma bruxa e que possui uma missão: salvar a humanidade das ambições de uma bruxa poderosa e perversa. Sofia vê sua vida transformada em uma tarde, com uma grande responsabilidade em suas mãos e nos braços do amor de sua vida. É uma história cativante e encantadora.
_____________________________________________

       Coloco aqui um trecho da Introdução, no qual a autora faz um importante comentário à respeito da fantasia, de seres fantástico e magia e o lugar eles ocupam no nosso imaginário. Contudo, eu concordo com ela quando ela fala que esse é um tema fascinante para se trabalhar na ficção. Eu adoro ler história com fantasia e elementos sobrenaturais. Eles despertam nosso fascínio, inundam nossa imaginação e nos diverte muito, com coisas que não são reais, mas que motivam a criatividade.


“Às vezes, o ser responsável pelo ato mágico vive entre nós, na face da Terra, tão humano como nós mesmos, porém dotado de poderes indizíveis. Não há mitologia onde não apareçam essas pessoas especiais, com poderes desconhecidos. São as bru-xas, as feiticeiras, os magos, os adivinhos, os xamãs, todos eles capazes de feitos assombrosos: encantamentos, feitiços, bruxedos, sortilégios, mágicas.
Detentores de conhecimentos secretos, que usam para o bem ou para o mal. Seres capazes de curar as doenças terríveis de seus semelhantes ou de infligir-lhes sofrimentos sem conta. Guardiões da espécie humana ou ameaça à comunidade. Não importa como sejam encarados. Eles nunca se enquadram perfeitamente na sociedade humana. São temidos, invejados, admirados ou odiados. Qualquer que seja o sentimento que despertem no próximo, o motivo é sempre o mesmo: o poder que não compartilham conosco, o resto da humanidade. A magia.
Um poder que está além da natureza. A capacidade de transgredir as regras da ciência, de tornar possíveis as impossibilidades.
Afinal, existe ou não a magia?
Há quem acredite. Há quem negue com veemência. E há quem diga que é como as bruxas: não interessa se cremos ou não, que ela existe, existe!
Quem pode saber se as bruxas, os feiticeiros e a magia são reais ou não? Talvez sejam frutos de nossa imaginação, cumprindo com eficiência o papel para o qual foram criados — explicar o que não tem explicação. Ou talvez estejam por aí incógnitos, protegidos por uma habilidade inata em ocultar sua real natureza. Quem sabe até estejam escancarados ao nosso redor, agindo às cla¬ras, muito mais protegidos pela descrença e pelo ceticismo do que por disfarces elaborados.
De qualquer forma, que tema fascinante para a ficção! Por sorte, para alguém que gosta de contar histórias, a realidade não é importante.
O importante é, justamente, enfeitiçar o seu público, fazer com que, por alguns instantes, as pessoas deixem de lado sua incredulidade, a hesitação em aceitar o fantástico. Enquanto durar essa suspensão da descrença, os contos enfeitiçados existirão em suas mentes. Será que são menos enfeitiçados por serem intangíveis? Ou será que justamente aí reside a sua magia?”


Assine o feed do blog ou receba os artigos por e-mail. Siga-me no Twitter para ficar por dentro das novidades que rola no Livros e Distrações!

Compartilhe este post:


3 comentários:

Nanda Meireles disse... [Reply]

Nossa, eu não fazia idéia desse livro e autora. Parece ser bem bacana.
Ficou ótima a postagem!
Bj

Vivi disse... [Reply]

O legal do desafio está na oportunidade de conhecermos leituras novas tais como essa. Obrigada pela indicação, Beli!

Bjs

Postar um comentário

- Os comentários é um espaço aberto, no entanto todos passam por um sistema de moderação antes de serem publicados.

- Não serão aprovados os comentários:
• Não relacionados ao tema do post;
• Para pedidos de parcerias, vocês pode até me avisar por aqui, mas entre em contato pelo e-mail que para mim é mais fácil organizar. =)
• Com propagandas (spam);
• Com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Do resto, comente a vontade!!! Deixe sua opinião, sugestões, dicas, etc!

Obrigada pelo comentário!^.^v

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Status

Conteúdo Protegido!!!

Livros e Distrações (2010). Tecnologia do Blogger.

  © Livros e Distrações 2010 - 2011

Back to TOP